Porque o cimento é um aglomerante?

Perguntado por: Álvaro Rafael Anjos de Teixeira  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

O cimento é um pó fino com propriedades aglutinantes, que endurece sob ação da água, sendo, portanto, um aglomerante hidráulico. Depois de endurecido, mesmo sob ação da água, não se decompõe mais.

Que tipo de aglomerante e o cimento?

Os aglomerantes mais utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento Portland. Dentre os diferentes tipos de cimento Portland, os mais utilizados são o CPII e o CPV-ARI. O CPII é um cimento composto com alguma adição, escória, pozolana ou filler.

O que é um aglomerante?

Material ligante, geralmente pulverulento, que promove a união entre os grãos dos agregados. Os aglomerantes são utilizados na obtenção de pastas, argamassas, e concretos.

O que é aglomerante do cimento Portland?

Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, com a principal finalidade é forma uma pasta que promove a união entre ( grão de agregrados) que é utilizado na obtenção da argamassas e concretos. ...

Qual a finalidade dos aglomerantes?

Um aglomerante, aglutinante ou ligante é um material geralmente pulverulento que tem a finalidade de aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando, desta forma, a resistência do material resultante.

Aglomerantes: Cimento Portland

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características dos aglomerantes?

Os aglomerantes, aglutinantes ou ligantes são materiais geralmente pulverulentos, que têm a finalidade de aglutinação de outros materiais (agregados). Podem ser hidráulicos, aéreos ou poliméricos.

Como pode ser definido e quais os principais tipos de aglomerantes?

Classificação dos Aglomerantes Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em: aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea. ... Início de pega de um aglomerante hidráulico é o período inicial de solidificação da pasta.

Quais os tipos de cimento Portland?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

O que é um aglomerante inerte?

Aglomerantes ativos: seu endurecimento se dá por meio de reações químicas; é o caso da cal e do cimento. Aglomerantes inertes: seu endurecimento ocorre devido à secagem artificial do material; a argila é um exemplo de aglomerante inerte.

Como é feito o cimento Portland?

É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.

Quais são os tipos de aglomerantes?

Aglomerantes • Os quimicamente ativos se dividem em: aéreos e hidráulicos. Hidráulicos • Endurecem com a presença da água • Depois de endurecidos, resistem bem a água. O endurecimento dos aglomerantes hidráulicos se dá por ação exclusiva da água (reação de hidratação).

O que são agregados exemplos?

Os agregados costumam ser materiais minerais granulares. Eles são usados para concretos e podem ser britas, cascalhos, areias ou produtos industriais, por exemplo. ... É fundamental, por exemplo, que o agregado apresente grãos minerais resistentes para que a qualidade do cimento/concreto seja mantida.

Quais são os principais aglomerantes utilizados na construção civil?

Aglomerantes são materiais pulverulentos que, quando em contato com a água, se hidratam e formam uma pasta resistente capaz de aglutinar agregados, o que dá origem a argamassas e concretos. O gesso e a cal são os principais aglomerantes utilizados na construção civil.

Qual é a composição do cimento?

O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...

Qual é a função do cal?

Material garante o endurecimento e melhor desempenho da argamassa na hora de assentar ou revestir paredes e muros. A cal é um elemento consumido em larga escala pela construção civil, principalmente durante o preparo de argamassa para o assentamento ou revestimento de paredes e muros.

Quais as diferenças entre cal hidráulica e cimento?

Já a cal hidratada, como o próprio nome sugere, é uma combinação da cal virgem com água. Ou seja, CaO + H2O -> Ca(OH)2. Tem propriedades aglomerantes como o cimento, com a diferença de que o cimento, para endurecer, reage com a água e a cal com o ar.

Qual a diferença entre aglomerantes inertes e ativos?

1- Descreva quais são as principais diferenças entre os aglomerados inertes e aglomerados ativos. Inertes: Endurecem por simples secagem. Ativos: Endurecem por reações químicas.

Qual a classificação dos aglomerantes quimicamente?

De acordo com o mecanismo de endurecimento, os aglomerantes podem ser classificados em:. AGLOMERANTES QUIMICAMENTE INERTES: seu endurecimento ocorre devido à secagem do material. ... AGLOMERANTES QUIMICAMENTE ATIVOS: seu endurecimento se dá por meio de reações químicas.

Como os cales endurecem?

Nas argamassas, a cal funciona como um aglomerante aéreo, pois reage com o gás carbônico formando um produto sólido e rígido, processo conhecido como carbonatação.

O que é CP II F 32?

Assim como os demais cimentos portland compostos, o CP II F é um tipo de cimento para uso e aplicação em geral . O CP II F-32 tem adição de fíler calcário, em teor entre 6 e 10% e não é o mais indicado para aplicação em meios muito agressivos. ...

Qual a diferença do cimento CP II-e CP IV?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

O que significa CP II F 40?

Cimento de alta performance e qualidade superior.

O que são aglomerantes aéreos hidráulicos e inertes?

Obra24horas | Artigos Técnicos > Aglomerantes Hidráulicos. Aglomerantes são os materiais ligantes, em geral pulverulentos, que servem para solidarizar os grãos de agregados inertes. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.

O que é aglomerante orgânico?

Aglomerantes organicos: incluem colas, gomas, adesivos, de origem animal, vege- tal ou industrial, como, por exemplo, epoxis, latex, monômeros polimerizāveis solu- veis em água, betume ou asfalto, caseína e preparações oleaginosas.

Qual a importância da pega em cada um dos aglomerantes?

a) Pega: caracterização da perda de plasticidade das pastas, caldas, argamassas e concretos de cimento. b) Endurecimento: fase subsequente ao período de pega, na qual o aglomerante passa a oferecer resistência a esforços mecânicos. ... Aparentemente, a pega é causada pela hidratação seletiva dos compostos do cimento.

Artigo anterior
Como ligar para o Disque Denúncia?
Artigo seguinte
Qual a taxa de armadura máxima para pilares?