Porque meu pé e torto?

Perguntado por: Igor Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

Chamamos de pé torto congênito (PTC) uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do que acontece ainda na gestação. Ainda não se sabe por que isso ocorre, mas é provável que influências genéticas e ambientais possam estar relacionadas a esse problema.

O que fazer para parar de pisar torto?

A escolha do tipo de calçado deve priorizar o equilíbrio nos desvios, a proteção do pé e o conforto. Em alguns casos, a troca por uma palmilha adequada já é o suficiente para minimizar o problema.

Como corrigir o pé torto?

O pé torto posicional pode ser corrigido mediante imobilização das articulações com gesso e uso de fisioterapia para esticar o pé e o tornozelo. O tratamento precoce com imobilização é benéfico no caso do pé torto verdadeiro, mas cirurgia, frequentemente complexa, também é geralmente necessária.

O que causa pé torto?

As causas do pé torto ainda são desconhecidas e bastante discutidas, no entanto alguns pesquisadores acreditam que essa condição é essencialmente genética e que ao longo do desenvolvimento do bebê houve ativação de genes responsáveis por essa deformidade.

Tem como corrigir a pisada?

Já em relação à dúvida maior, se é possível corrigir pisada torta, a resposta é sim, mas antes é necessário entender mais sobre o assunto e, claro, procurar um ortopedista especialista em pé e tornozelo para que o correto diagnóstico seja feito e o tratamento adequado seja iniciado.

Você pisa torto? Tem dores nos pés? Conheça a avaliação biomecânica

39 questões relacionadas encontradas

Como corrigir quem pisa para dentro?

A palmilha e os sapatos sob medida Pés Sem Dor têm o objetivo de corrigir e alinhar o desvio da pisada pronada. Para isso, a palmilha oferece um suporte e uma elevação maior na parte interna de forma que promove um alinhamento do pé e por consequência de todo o membro inferior.

Como ajustar a pisada?

Aos poucos, o paciente vai alinhando a pisada, livrando-se das dores e redesenhando o seu caminhar. Portanto, tanto os exercícios fisioterápicos quanto as palmilhas especializadas são tratamentos importantes para corrigir a pisada pronada.

Como corrigir pé torto em adulto?

Nesses casos existem opções de tratamento que vão desde palmilhas adaptativas, corretivas, até cirurgias ósseas (osteotomias, artrodeses) e/ou transferências tendinosas. Procure seu ortopedista para que ele possa lhe orientar em qual dessas situações seu caso se enquadra.

Quais as sequelas do pé torto congênito?

Como vimos, o resultados do tratamento do pé torto congênito são muito bons, mas se a doença não for tratada, a criança pode ter sequelas graves no decorrer do seu desenvolvimento, como a deformidade dos ossos do pé, o desenvolvimento de artrose, a preocupação com a autoimagem, a incapacidade de andar normalmente, o ...

Como identificar pé torto?

As crianças que possuem Pé Torto Congênito apresentam pés deformados para dentro, bem tortos e com pouca mobilidade nas articulações do pé e tornozelo. O que define a doença são as deformidades em Cavo, Varo, Aduto e Equino, associadas à rigidez do pé. O melhor tratamento para esta doença é dado pelo Método de Ponseti.

Como corrigir pés para fora?

O tratamento é cirúrgico. Pé torto congênito é uma doença que envolve malformação óssea, ligamentar, articular e muscular. O diagnóstico pode ser feito ainda na barriga da mãe, durante a gravidez, por meio do ultrassom, ou ao nascimento.

Quanto custa uma cirurgia de tenotomia?

Hoje, cada troca custa cerca de R$ 1.200.

Quanto tempo dura o tratamento do pé torto congênito?

Este período de tratamento, em que a criança fica engessada, dura em torno de 8 semanas, podendo variar para mais ou menos. Após o período de gesso, a Órtese de Abdução deve ser utilizada por 23 horas por dia durante os primeiros 3 meses, e 14 horas por dia até os 4 anos de idade.

O que uma pisada errada pode causar?

Entre os problemas de quem tem a pisada pronada estão o esporão de calcâneo, dores nos tornozelos, fascite plantar, dores na lombar e nos quadris.

Quem pisa para dentro é o quê?

- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. - Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé. - Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.

Quem tem pé torto congênito tem direito a aposentadoria?

Olá meu filho tem pé torto congênito ele tem direito ao benefício do INSS? Quando comprovado que esta disfunção compromete membro inferior (perna) e também a marcha, normalmente sim. Deve ser alegado que o benefício ajudará nas terapias necessárias se este for o caso.

Quais são os tipos de pé torto congênito?

As formas de pé torto congênito (PTC) encontradas na prática médica são: pé eqüinovaro, pé talo-valgo, pé talo-vertical e pé metatarso-varo.

Para que serve o médico ortopedista?

O ortopedista é o profissional especializado na prevenção, tratamento e cura de lesões e disfunções ligadas ao aparelho locomotor humano, que abrange cuidados aos ossos, articulações, músculos e ligamentos.

Tem cirurgia para pé torto?

Os métodos convencionais de tratamento cirúrgico dessa grave deformidade envolvem osteotomias corretivas, artrodese tríplice modelante ou talectomia. Essas cirurgias são tecnicamente difíceis devido ao fato de a deformidade do pé torto congênito ser multidirecional.

O que significa pé torto congênito?

O pé torto congênito é definido como uma deformidade caracterizada por mau alinhamento complexo do pé que envolve partes moles e ósseas, com deformidade em equino e varo do retropé, cavo e adução do médio e antepé, com incidência estimada de 1 a 2 para cada 1000 nascidos vivos.

Como aumentar a curvatura do pé?

Dicas para formar o arco do pé naturalmente
  1. Caminhar descalço na areia da praia durante 20 a 30 minutos diariamente;
  2. Andar de bicicleta;
  3. Usar sapatos semi-ortopédicos, desde a criança começar a andar;
  4. Colocar uma fita adesiva larga cobrindo a planta do pé.

Como identificar o tipo de pisada?

Como descobrir qual é a sua pisada? A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um médico ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, é necessário fazer testes com um fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.

É normal a criança pisar para dentro?

Pisar para dentro ou para fora pode ser totalmente normal entre o primeiro e o segundo ano de vida. Até o aniversário dos 3 anos, em geral tudo se acerta. No entanto, se você observar que seu filho pisa excessivamente para dentro ou para fora ou cai com muita frequência, recomendo que converse com seu pediatra.

Qual a posição mais comum do pé torto congênito?

Ao nascimento, observa-se que o pé se direciona para baixo e tem a parte da frente virada para dentro e para cima, apontando para a outra perna. (FIGURA 1). Também podemos perceber que a parte posterior da perna (panturrilha) é mais fina e o pé é um pouco menor.

Artigo anterior
Que horas tenho que dormir para acordar às 5?
Artigo seguinte
O que são indivíduos normotensos?