O que é uma aplicação endovenosa?

Perguntado por: Filipa Verónica Monteiro  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

Entende-se por pulsão venosa a aplicação de medicamentos através da via endovenosa (ou seja, o medicamento é inserido dentro da veia). Esse procedimento deve ser realizado por um profissional de enfermagem que tenha conhecimento prévio de toda a técnica de aplicação, materiais utilizados e dosagens.

O que significa aplicação endovenosa?

Intravenosa (IV) ou endovenosa (EV):A administração intravenosa ou endovenosa é efetuada introduzindo o medicamento diretamente na veia, na corrente sanguínea. Por estas vias se administram na maioria das vezes preparações aquosas, em menor caso as suspensões aquosas ou emulsões de óleo em água.

Como fazer uma aplicação endovenosa?

Administração de medicação por punção:
  1. Preparar a medicação conforme a técnica descrita antes;
  2. Levar a bandeja com a medicação, bolas de algodão com álcool 70%;
  3. Identificar o paciente pedindo que diga o nome completo;
  4. Expor a área e escolher a veia a ser puncionada;

Qual é a diferença de intravenosa e endovenosa?

As Diferenças são na gramática!

Os prefixos INTRA significa “no interior; parte interna” e ENDO denota situação interna e significa “dentro , interno”. Onde VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias (Ambos os procedimentos consistem na introdução de medicamentos diretamente na corrente sanguínea).

Para que serve a medicação endovenosa?

A via endovenosa é aquela em que o medicamento é administrado na veia do paciente ou em um acesso via diversos tipos de equipo. É indicada para situações emergenciais e aplicações de grandes volumes de substância, mas requer atenção aos sintomas do paciente.

Punção venosa para administração de soro | Sua Saúde na Rede

35 questões relacionadas encontradas

Qual a vantagem da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Para que serve a infusão intravenosa?

Hoje em dia, receber fluidos por via intravenosa é uma terapia estabelecida, um recurso comum para aliviar muitas condições. A técnica permite fornecer fluidos em volumes muito pequenos e em taxas precisamente programadas ou em intervalos automatizados.

Qual é a via intravenosa?

Na administração por via intravenosa, insere-se uma agulha diretamente na veia. Assim, a solução que contém o medicamento pode ser administrada em doses únicas ou por infusão contínua.

Onde aplicar injeção endovenosa?

Injeção Intravenosa (IV)

Via intravenosa direta: quando se injeta o produto diretamente na veia, ou através de um tubo nela inserido. Infusão intravenosa: quando se goteja o produto na veia.

Qual a forma correta de aplicar medicação na veia?

A intravenosa deve considerar a anatomia dos vasos e a distribuição das veias. Para se certificar basta puxar o êmbolo da injeção antes de aplicar o medicamento. Se isso provoca a mistura de sangue com o medicamento, indica que a agulha está dentro do vaso e o medicamento pode ser aplicado.

Qual o jeito certo de aplicar injeção?

Passar uma gaze com álcool na pele do local de aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega.

Quais são as complicações da via endovenosa?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.

Quais são os medicamentos endovenosa?

BulasMed - Referências completas de medicamentos
  • IMUNOGLOBULINA HUMANA ENDOVENOSA. ...
  • ZYLIUM Injetavel. ...
  • ACROSIN. ...
  • THIAMINOSE. ...
  • SOLUÇÃO DE GLICOSE 25% ...
  • FRUTOVENA. ...
  • ORNITARGIN Soro 300 ml. ...
  • TRENTAL Solução Injetável.

Quem pode aplicar medicação endovenosa?

Somente a aplicação de injetáveis poderão ser ministradas pelo farmacêutico ou por profissional habilitado com autorização expressa do farmacêutico responsável técnico pela farmácia ou drogaria, preenchidas as exigências legais.

São locais mais indicados para punção endovenosa periférica?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal; Escolher o cateter adequado ao calibre do vaso periférico; Prender o garrote acima do local escolhido (não colocá-lo sobre as articulações);

Quantos ml a via endovenosa suporta?

2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.

Qual é a injeção que mais dói?

À FLOR DA PELE
  • 1) INTRADÉRMICA. Exemplo de local de aplicação: antebraço. ...
  • 2) SUBCUTÂNEA. Exemplos de locais de aplicação: deltoides, coxa, abdômen e glúteos. ...
  • 3)INTRAVENOSA. Exemplos de locais de aplicação: antebraço e dorso da mão. ...
  • 4) INTRAMUSCULAR. ...
  • 5) INTRA-ARTICULAR. ...
  • 6) INTRAÓSSEA.

Quais são as 5 vias medicamentosas?

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:
  • Via oral. ...
  • Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via ocular. ...
  • Via otológica. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

Quais são as vias de administração parenteral?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Como é feita a infusão?

Como fazer infusão

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

Qual a diferença entre chá e infusão?

Quimicamente, uma infusão é a bebida que resulta da imersão de alguns ingredientes em água quente. No mundo dos chás, chamamos de infusões todas as bebidas que resultam deste processo e que não provêm da planta Camellia Sinensis - afinal, infusões de folhas da Camellia Sinensis são chamadas de chá.

Qual a velocidade de infusão de medicação intravenosa?

Infusão rápida: aqui, a aplicação do medicamento varia entre um e trinta minutos. Infusão lenta: nessa modalidade, a aplicação ocorre em um intervalo entre trinta e sessenta minutos. Infusão contínua: essa prática de aplicação de medicamento ocorre em tempo superior a sessenta minutos e sem interrupções.

Qual é a via de administração mais rápida?

1) Via Parenteral

A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.

Artigo anterior
Quem tem Jesus tem a vida eterna?
Artigo seguinte
Quanto tempo vive uma pessoa com miocardiopatia dilatada?