O que preciso fazer para entrar no FIES?

Perguntado por: Nuno Figueiredo de Machado  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

Além de cumprir o critério de renda, para concorrer ao FIES é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação. Vale apresentar a pontuação de qualquer Enem a partir de 2010.

O que é preciso para ser aprovado no Fies?

Para solicitar o financiamento, você deve ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Quem pode se candidatar ao Fies?

Podem se candidatar ao Fies os alunos regularmente matriculados em cursos superiores de graduação não gratuitos, oferecidos por instituições que tenham aderido ao processo seletivo e que tenham obtido avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Quem não pode ter o Fies?

Não poderão se candidatar ao processo seletivo do Fies os alunos: cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição; que já tenham sido beneficiados pelo Fies; que sejam responsáveis por inadimplência junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

Quem pode participar do Fies 2021?

Quem pode se inscrever no Fies

O estudante deve ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e precisa ter obtido média das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a redação e não ter feito o Enem na condição de treineiro.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FIES - Débora Aladim

21 questões relacionadas encontradas

Qual o valor da renda para ser aprovado no FIES?

Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P-Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de três salários mínimos até cinco salários mínimos.

O que é preciso para conseguir 100 no FIES?

até 100% (cem por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60% (sessenta por cento);

Qual a renda máxima para o FIES?

possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (para inscrição no Fies) ou de até cinco salários mínimos por pessoa (P-Fies).

O que colocar na renda individual do Fies?

Basta que você some a renda bruta de todos os integrantes de sua família que morem com você e divida o resultado pelo número total de pessoas.

Quanto é a parcela do Fies depois de formado?

Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

Como financiar 100% da faculdade?

Pelo Governo Federal, a possibilidade é se candidatar ao Fies ( Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), uma iniciativa pública do Ministério da Educação. Nele, o estudante pode financiar de 50% a 100% da graduação, com juros zero, iniciando o pagamento do saldo devedor no primeiro mês após a formatura.

Quem tem direito ao FIES 2022?

Os candidatos ao Fies precisam comprovar renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa (per capita). Além disso, estudantes que já tenham concluído algum curso superior também podem se inscrever, desde que não tenham nenhuma dívida de financiamento com o programa.

Como conseguir FIES para Medicina 2022?

De acordo com o edital, as pessoas que podem se inscrever no FIES para medicina 2022 são:
  1. Todos estudantes que participaram do ENEM a partir do ano de 2010.
  2. Todos estudantes que pontuaram mais que 450 pontos nas 4 áreas de conhecimento, e uma nota superior a zero na redação.

Como conseguir o Fies para Medicina?

Sim! Se cumprir os requisitos, você pode usar o FIES para pagar o curso de Medicina. Todos os cursos da área da Saúde, inclusive, são frequentemente considerados prioritários pelo Governo Federal e recebem atenção especial na hora de distribuir o orçamento para os financiamentos.

Quando abre inscrição para o Fies 2022?

O sistema ficará disponível para inscrição dos CANDIDATOS no período de 8 de março de 2022 até as 23h59min do dia 11 de março de 2022, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Vai ter Fies em 2022?

Inscrição FIES 2022

Para o ano de 2022, as inscrições Fies terão início no dia 19 e terminarão no dia 28 de fevereiro. Sendo assim, é necessário que todo o interessado em receber uma das vagas disponibilizadas por via deste programa prepare toda a sua documentação antes dessa data.

Qual banco financia faculdade?

O financiamento bancário

Mais uma opção de financiar sua faculdade é contratar o crédito universitário que alguns bancos oferecem. Por exemplo: o Bradesco possui uma linha de crédito para correntistas que permite o parcelamento do semestre em até 12 meses, com débito automático na conta-corrente do estudante.

Como faço para pagar metade da faculdade?

  1. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) O Fies é, atualmente, a forma mais popular de ingresso em um curso superior. ...
  2. Programa Universidade para Todos (Prouni) ...
  3. Bolsa de iniciação científica. ...
  4. Consórcio de pacote de educação.

Qual banco que financia a faculdade?

A seguir, você poderá conferir como funciona o financiamento estudantil dos principais bancos do Brasil:
  • FIES (na Caixa ou Banco do Brasil)
  • Crédito Universitário Bradesco.
  • Santander Universidades.
  • Financiamento Estudantil Banco do Brasil.
  • Crédito PRAVALE Itaú

Quantas parcelas do FIES faltam?

Em caso de dúvida, é só fazer uma consulta da dívida FIES no site da Caixa. Esse também é o caminho para saber quantas parcelas faltam do FIES até terminar a amortização.

Qual o desconto para quitar o FIES?

Desconto no saldo devedor

No caso dos contratos com atraso superior a 90 dias, quem quitar a dívida integralmente tem até 12% de desconto sobre o saldo dever. Outra possibilidade prevista é o parcelamento das dívidas em até 150 meses. Nos dois casos, há desconto e até isenção de juros e multas.

O que acontece com quem não paga o FIES depois de formado?

O que acontece caso não pague o FIES? Veja o que pode acontecer se você não quitar a dívida do FIES: Negativação do nome: o não pagamento da dívida implica na inclusão do CPF no cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, o que impossibilita o acesso ao crédito e compras a prazo.

O que acontece se dever o Fies?

Ao contrário de outros tipos de empréstimo, a dívida com o Fies não se prescreve facilmente depois de 5 anos. Então, após ficar 5 anos sem pagar o empréstimo, o nome do inadimplente continuará no Serasa e ele ainda corre o risco de ter bens apreendidos e bloqueados para saldar seu débito com o Governo Federal.

Como funciona o perdão do Fies?

Os alunos com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias na data da publicação da medida podem ter desconto de 12% no pagamento à vista, ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e das multas. Quando o débito passar de 360 dias, podem se aplicar os descontos de 86,5% e 92%.

Como saber quantas parcelas faltam para pagar o FIES?

Resposta: Faça o acesso no portal oficial do FIES. Ao realizar o login, uma nova página apenas sobre seu empréstimo será aberta. Nesse momento, verifique o extrato e também o saldo devedor. Ali é possível analisar sua situação e saber se precisa de ajuda com algo.

Artigo anterior
Qual o valor do Corolla 2010 manual?
Artigo seguinte
Quem o Hidan matou?