Como saber se o implante foi colocado corretamente?

Perguntado por: Lucas Ivo Garcia de Monteiro  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

Se ele foi colocado corretamente você deve sentir ele no seu braço. Nenhum exame adicional é necessário após a colocação. Se estiver tendo algum problema porém deve agendar consulta com um médico para avaliação.

Quais são os sinais de que um implante irá dar errado?

Inflamação no implante dentário.
  • Dor ou desconforto ao redor do implante;
  • Vermelhidão na gengiva ou ao redor do implante;
  • Sangramento espontâneo ao redor do implante;
  • Mau hálito persistente;
  • Dificuldade de falar ou mastigar;
  • Mobilidade do implante;
  • Sinais de supuração, fístula ou abcesso na região.

Como fica a gengiva após a colocação de um implante?

Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região. Isso porque o pino de titânio faz uma espécie de “sombra” sob a pele, o que dá a sensação de região escurecida e pouco agradável, esteticamente falando.

Como saber se o implante está Osseointegrado?

A ausência de dor e mobilidade sugerem um implante estável e osteointegrado. Exames radiográficos também auxiliam bastante nesta avaliação, pois podem comprovar a presença de radiolucidez em torno dos implantes, indicando algum problema mais grave.

Quando o implante fica mal posicionado?

Os implantes dentários podem ser posicionados erroneamente ao passo que muitas vezes não podem receber o componente protético direto de forma eficiente e, para reverter essa situação, um reposicionamento cirúrgico, utilização de componentes protéticos angulados e/ou confeccionados sob medida podem ser utilizados.

COMO SABER SE MEU IMPLANTE DEU CERTO?

29 questões relacionadas encontradas

Qual o posicionamento ideal do implante?

O implante deverá estar numa linha virtual entre as incisais dos dentes adjacentes. Caso o implante esteja muito palatinamente irá resultar numa coroa volumosa na face vestibular, prejudicando higienização e estética.

É normal sentir o implante dentário?

Em alguns casos, o desconforto ou a dor podem ser causados pelo processo de cicatrização após a cirurgia de implante dentário. Durante esse tempo, é normal que a área ao redor do implante esteja sensível. Contudo, essa sensibilidade deve diminuir conforme a área se encontrar já cicatrizada.

Quanto tempo demora para o implante fixar no osso?

Essa etapa envolve o pós-operatório e dura entre três e seis meses, período que pode variar de acordo com cada paciente. É nesse momento que o tecido ósseo começa a se regenerar e se aproxima do implante, fixando-o à base.

Quanto tempo demora para acostumar com implante dentário?

À medida que for se acostumando, a pessoa pode acrescentar alimentos mais duros e fibrosos, até retomar a dieta normal", diz a dentista. O tempo de adaptação é relativo e varia de uma pessoa para outra, mas podem ser necessárias desde duas semanas até, em alguns casos, alguns meses.

O que não posso fazer depois do implante dentário?

Evite alimentos quentes, duros ou ácidos

Alimentos em alta temperatura podem causar inflamações na área da operação. Os alimentos duros e crocantes também devem ser retirados da dieta por no mínimo 10 dias, pois o pino precisa se fixar muito bem e qualquer movimento pode comprometer esse implante dentário.

É normal o parafuso do implante ficar aparecendo?

Olá! Não é normal que os implantes estejam expostos, ou seja, com as espiras aparecendo. Pois, isso significa que as cabeças dos parafusos (implantes) estão acima do nível ósseo e isso vai possivelmente lhe causar problemas de acúmulo de placa bacteriana, perda óssea e inflamação dos tecidos ao redor dos implantes.

Como saber se o implante está sendo rejeitado?

Sinais de rejeição incluem dor persistente, inchaço, mobilidade do implante e infecções recorrentes. Consulte seu dentista imediatamente se notar esses sintomas.

Quanto tempo leva para gengiva cobrir o implante?

O objetivo é ter um canal de acesso ao implante e permitir que a gengiva se cicatrize antes de receber a prótese definitiva. O tempo de cicatrização é em torno de 10 dias. Após esse período, o dentista fará a moldagem para que a prótese dentária seja confeccionada de acordo com as características necessárias.

Como fica a boca depois do implante dentário?

Depois da cirurgia podem ocorrer rigidez muscular e dificuldade para mastigar e abrir a boca (trismo). São reações normais que tendem a melhorar de 5 a 10 dias; O objetivo é propiciar a cicatrização do tecido da gengiva.

Como fica um implante inflamado?

Podem ocorrer inflamações em um implante dentário, que se manifestam como dor, inchaço, dor ao mastigar, sangramento, e até a formação de pus no implante. Observe que em qualquer área da medicina em que se utilize uma peça artificial dentro do corpo humano pode haver uma reação adversa de rejeição.

É normal a tampa do implante aparecer em cima da gengiva?

Por que a gengiva é fechada sobre o implante por um tempo? É uma forma de preservar o implante enquanto ocorre a cicatrização óssea. Dessa maneira, diminui-se consideravelmente o risco de entrada de partículas e possíveis infecções em torno do implante.

Quando o implante fica latejando?

Um latejamento leve e suportável pode acontecer depois de enxerto ósseo dentário e implante. O pós operatório de implantes é controlado com os remédios receitados, entretanto se o incomodo for muito grande e que não cessa com os medicamentos, o paciente deve entrar em contato com o dentista o quanto antes.

Quais são os riscos de um implante dentário?

Abaixo, explicaremos os problemas que podem ocorrer e como evitá-los.
  • Quebra do implante dentário. Um dos riscos é a quebra do próprio implante de titânio. ...
  • Perda excessiva de osso. ...
  • Infecções. ...
  • Problemas com a osseointegração. ...
  • Descuido no pós-operatório.

Quanto tempo demora para fechar a gengiva?

O tempo médio para que o alvéolo se feche é em. torno de 3 a 4 meses.

Como acelerar a cicatrização do implante dentário?

Ajuda na cicatrização

Especialmente nas primeiras 48 horas após a intervenção, o paciente deve consumir alimentos frios, líquidos ou pastosos, acelerando a recuperação dos tecidos bucais e melhorando a integração do pino metálico em relação à parte óssea da boca.

O que acontece quando o osso rejeita o implante?

Não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feitos de titânio e esse material é inerte ao osso. Os insucessos (que são raros) podem ocorrer devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso ou problemas mecânicos relacionados à prótese, mas não por rejeição.

Porque o implante dentário dói tanto?

Ele acontece se a qualidade óssea for baixa, se houver dificuldades mecânicas em relação à prótese, complicações pós-operatórias ou contraindicações ao implante dentário. Esses são fatores que podem comprometer o sucesso do procedimento e, assim causar dor.

Qual a parte mais dolorida do implante dentário?

Um dos maiores receios de quem decide colocar uma prótese é saber se o implante dentário dói ou não. Por se tratar de uma cirurgia, é comum pensarem que esse processo é doloroso. Ainda mais por ser na região da boca, que pode ser mais sensível.

Pode mastigar em cima do implante?

Por isso a pergunta: Quem tem implante dentário pode comer de tudo? A resposta é: sim! Depois da finalização do tratamento com implantes dentários, você pode voltar a mastigar normalmente. A diferença básica entre as próteses totais e as retidas por implantes está na sua sustentação.

Pode dormir do lado do implante dentário?

deitar na posição correta ao dormir: a fim de evitar sangramentos noturnos, recomenda-se dormir com o travesseiro um pouco mais alto e evitar deitar-se sobre o lado operado da face; fazer a higiene bucal com cuidado: mesmo após a cirurgia, a higiene bucal precisa ser mantida e realizada corretamente.

Artigo anterior
O que é preciso para ligar um LED?
Artigo seguinte
O que é impressão offset e como funciona?