Porque estudar o Evangelho Segundo o Espiritismo?

Perguntado por: Luísa Alves Costa  |  Última atualização: 19. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

5.1.1 – IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO EVANGELHO O Evangelho é o roteiro para a ascensão de todos os Espíritos em luta, o aprendizado na Terra para os planos superiores do ilimitado. De sua aplicação decorre a luz do Espírito.

Qual a importância do Evangelho Segundo o Espiritismo?

O Evangelho Segundo O Espiritismo nos oferece, em seu conjunto, os princípios que norteiam à justiça, a bondade e a misericórdia divina através da fé raciocinada, da reencarnação, dos fatos da vida presente em relação ao passado e futuro da Humanidade.

Porque é importante estudar o Espiritismo?

O conhecimento da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus promovem o entendimento da verdadeira caridade e a vivência destes princípios proporciona a sublimação da alma que exterioriza os sentimentos de compaixão em favor do semelhante.

Qual a forma correta de se ler o Evangelho Segundo o Espiritismo?

Leitura do Evangelho de Jesus

Utilizando “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, começar no Capítulo 1 e ir até o Capítulo 28 na Oração Dominical (Pai Nosso), lendo um item ou um pequeno trecho sempre em sequência. Se houver crianças ou adolescentes convidá-los para participar.

Qual é o principal objeto de estudo do Espiritismo?

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. Allan Kardec.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE REENCARNAÇÃO? I Mensagem Espírita Para Você

36 questões relacionadas encontradas

Qual o nome do Deus do espiritismo?

Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.

Quais A origem de Deus no espiritismo?

A existência de Deus

A Doutrina Espírita, para chegar à crença na existência de Deus, parte do pressuposto de que não existe efeito sem causa. Dessa forma, Deus é o criador de todas as coisas, a inteligência suprema, causa primária de todos os fenômenos, de todas as existências, de todos os efeitos.

O que a Bíblia fala sobre o espiritismo?

O Livro dos Espíritos.

Qual a função do Evangelho?

Como vimos, a palavra evangelho pode ser entendida, grosso modo, como “mensagem”, “proclamação” ou “anúncio”. Quais são as três funções do evangelho? Anunciar o perdão dos pecados, anunciar a libertação do poder do pecado e anunciar a glória de Deus.

Como se fala quando vai ler o Evangelho?

Como anunciar a leitura do Evangelho? Sacerdote: "O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios, para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." Diácono: "Amém."

O que significa estudar o Evangelho?

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Evangelizar é compreender as leis de Deus através dos ensinamentos de Jesus. As Leis de Deus, que correspondem aos 10 mandamentos, são imutáveis e não podem ser violadas, assim como não podemos violar as leis da Física.

Como explicar o que é o Espiritismo?

O Espiritismo é uma doutrina de cunho científico-filosófico, estabelecida no século XIX, por Denizard Hippolyte Leon Rivail, mais conhecido como Allan Kardec. Diferentemente do que se imagina, Kardec não foi algum tipo de místico ou excêntrico que sempre se dedicou ao mundo imaterial.

O que é ensinado no Espiritismo?

O Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humano. Deve ser estudado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: cientifico, filosófico, religioso, ético, moral educacional, social.

Qual é a principal mensagem do evangelho?

O evangelho nos diz que devemos nossa existência a Deus; que, para o bem ou para o mal, estamos em suas mãos e sob a sua supervisão; que fomos criados para adorar e servir a Deus, proclamar os seus louvores e viver para a sua glória.

Qual é o ponto central do evangelho?

O que é “comum” a todos esses textos do evangelho e esses sermões do evangelho em Atos é que eles todos estão focados em Jesus: quem ele foi/é, o que ele fez, o que ele realizou e o que ele realizará.

O que o evangelho oferece?

O Evangelho de Jesus Cristo oferece infinito amor ao povo de Deus, oferece perdão dos pecados, ajuda em tempos de necessidade, acesso direto ao trono da graça, libertação do Lago de Fogo e vida eterna na presença de Deus.

Como o espiritismo vê Jesus?

O espírita acredita que Deus é criador, e Jesus é criatura. O Cristo seria um espírito muito evoluído, responsável pelo planeta Terra e pelos espíritos que nele habitam diante de Deus. A figura do médium também faz parte da crença espírita.

Como Deus é visto no espiritismo?

Já o Livro dos Espíritos nos informa que Deus é a “inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas”, o que nos leva a examinar o que seja inteligência, o que seja causa.

Quem é do espiritismo acredita em Deus?

Os espíritas também acreditam em Deus como inteligência suprema, autor das leis da natureza e criador do universo. Na visão deles, Jesus Cristo não é filho de Deus, e sim um espírito evoluído.

Quem os espiritismo adoram?

Para o espiritismo, os santos são espíritos iluminados a serviço do mestre Jesus. O espiritismo é contra a adoração e a devoção desses espíritos da forma que a Igreja Católica impõe, porém, reconhece a luz de alguns chamados santos.

Quais são as provas da existência de Deus para a doutrina espírita?

3. Qual é o principal argumento apresentado pelo Espiritismo como prova da existência de Deus? R.: Segundo o ensino espírita, a prova de que Deus existe pode ser encontrada num axioma aplicável às ciências: não há efeito sem causa. Procuremos a causa de tudo o que não é obra do homem e a razão nos responderá.

Quantos espíritos existem no mundo?

No mês em que espíritas comemoram os 150 anos da morte, ou melhor, do "desencarne" de Allan Kardec, sua doutrina tem hoje, segundo dados do Pew Research Center de 2015, 13 milhões de adeptos no mundo inteiro. Só no Brasil, são 3,8 milhões.

Porque o espiritismo não é uma religião?

Estabelece também com clareza que entende o Cristianismo como sendo a sua referência maior de moral e religião. Ele complementa ainda, dizendo que o Espiritismo não é religião porque não possui cultos, templos, ritos ou ministros: O Espiritismo não é, pois, uma religião.

O que Jesus espera de nós espiritismo?

É o requisito da paz e da fraternidade, culminando na tríade que fundamentou a missão de Allan Kardec: Trabalho, solidariedade e tolerância. Integra o conceito de caridade, conforme a entendia Jesus, por meio do vocábulo indulgência.

Em que os espíritos acreditam?

Pela pesquisa que fizemos descobrimos que os espíritas acreditam na existência de um único Deus, na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos espíritos dos mortos (desencarnados); com os vivos (encarnados), na pluralidade das existências ou reencarnações e na pluralidade de mundos habitados.

Artigo anterior
Quem foi arrebatado em vida?
Artigo seguinte
Pode pintar o bambu?