Quais são os princípios de farmacodinâmica?
Perguntado por: Manuel Hugo de Neto | Última atualização: 24. März 2022Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)
Ou seja, a farmacodinâmica estuda a correlação existente entre o fármaco e o organismo, observando quais processos fisiológicos são afetados pelos fármacos, através dos seguintes fatores: Local e mecanismo de ação do fármaco; Relação entre concentração e proporção do efeito; ... Respostas do organismo.
Quais são as etapas da farmacodinâmica?
A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.
Quais os princípios da farmacocinética?
A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz com o fármaco, refere-se ao movimento do fármaco dentro, através e fora do corpo — o tempo de evolução de sua absorção. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções)...
Qual o principal objetivo da farmacodinâmica?
A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.
Quais as características da farmacodinâmica?
A farmacodinâmica é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral, enquanto que a farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
Princípios de Farmacodinâmica
Quais são os 4 processos da farmacocinética?
A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.
Quais os 4 processos envolvidos na farmacocinética explique como cada um funciona de forma breve?
A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. ... Com isso, uma porção da droga será eliminada do organismo, reduzindo assim seu efeito farmacológico.
O que a farmacodinâmica avalia?
Farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco, os efeitos desejáveis ou colaterais. ... Respostas do organismo.
Qual o objetivo do estudo da farmacologia?
Do grego, pharmakos, droga, e logos, estudo, a farmacologia estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Por isso, é fundamental para os futuros profissionais de saúde.
Em que consiste a farmacocinética?
A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz com o fármaco, refere-se ao movimento do fármaco dentro, através e fora do corpo — o tempo de evolução de sua absorção. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções)...
Quais são os tipos de doses?
- Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
- Dose de manutenção. ...
- Dose mínima. ...
- Dose máxima. ...
- Dose tóxica. ...
- Dose letal.
Quais os parâmetros que influenciam a farmacocinética?
Os parâmetros farmacocinéticos de maior relevância são: o pico plasmático, que representa a concentração máxima (Cmax); a meia-vida (t1/2), que é o tempo que uma droga leva para redu- zir sua concentração plasmática à metade, independe da dose administrada; e a área sob curva (AUC, do inglês area under the curve),(7) ...
Quais são as divisões da farmacologia?
- Farmacodinâmica: mecanismo de ação;
- Farmacocinética: destino do fármaco;
- Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos);
- Farmacologia clínica: eficácia e RAM do fármaco no homem (voluntário sadio; voluntário doente);
Quais são os tipos de ação dos medicamentos?
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).
Quais são os dois tipos distintos de mecanismo de ação dos medicamentos?
Contudo, a ação farmacológica pode ser classificada em dois grandes grupos, quanto ao seu mecanismo de ação, sendo estes os mecanismos inespecíficos e os específicos.
Quais os principais conceitos da farmacologia?
- Fármaco: substância química com ação terapêutica;
- Medicamento: produto tecnicamente elaborado contendo um ou mais fármacos. ...
- Remédio: O conceito de remédio é bem amplo. ...
- Dose: quantidade de fármaco capaz de provocar alterações no organismo;
O que são interações farmacodinâmicas?
Interações farmacodinâmicas ocorrem nos sítios de ação dos fármacos, envolvendo os mecanismos pelos quais os efeitos desejados se processam. O efeito resulta da ação dos fármacos envolvidos no mesmo receptor ou enzima.
O que é efeito farmacológico?
Diminuem ou inibem a atividade do sistema nervoso central, reduzindo a capacidade intelectual, de atenção, de concentração e a tensão emocional.
O que são substâncias Lipofilicas?
Os fármacos lipofílicos são mais absorvido, porque as membrana plasmáticas possuem bicamadas lipídicas. A maioria passa por difusão passiva (não gasta ATP), ocorre de maior concentração para menor concentração. ... Quando ocorre ionização o fármaco se tornar mais hidrofílico, e para ser absorvido tem quer ser lipofílico.
O que é o processo de absorção em farmacocinética?
A absorção é o processo que se inicia com a aplicação ou tomada do medicamento até a entrada para a circulação sanguínea. A análise dessa etapa é fundamental para que os efeitos da medicação sejam satisfatórios.
Quais são os fatores envolvidos na absorção?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Quais as principais vias de administração Conceitue cada uma delas?
A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.
Quais as vias principais de administração de fármacos?
- Oral;
- Parental;
- Subcutânea;
- Nasal;
- Retal;
- Intra-vesical;
- Nebulização;
- Ocular;
O que é metabolismo de fase 2?
As reações na fase II englobam a conjugação com alguma substância endógena (p. ex., ácido glucurônico, sulfato, glicina); essas reações são sintéticas.
Quais os 4 objetivos da farmacologia?
Principais objetivos da farmacologia:
- Absorção dos fármacos pelo organismo; - Ação dos fármacos no combate de determinadas doenças; - Efeitos das associações entre remédios diferentes; - Excreção dos remédios pelo organismo.
Quais são as dimensões do ser humano?
Qual é o nome da vegetação da África?