Porque é que eu não consigo me concentrar?

Perguntado por: Ana Rita de Pinheiro  |  Última atualização: 14. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

Quais as causas da dificuldade de concentração? Pode acontecer por causa de diferentes motivos, incluindo anemia, deficiências hormonais, depressão, estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

O que fazer quando não está conseguindo se concentrar?

Caso perceba que está com dificuldade de concentração nas atividades diárias, saiba que é muito importante procurar um médico especializado. O diagnóstico de qualquer doença relacionada deve ser feito de modo preciso, para que o tratamento seja iniciado rapidamente.

O que pode causar dificuldade de concentração?

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.

O que fazer para conseguir se concentrar?

Como fazer seu cérebro se concentrar por mais tempo?
  1. Pratique exercícios físicos. A prática de atividades físicas é uma ótima maneira de eliminar as tensões — e não é diferente no caso dos estudos. ...
  2. Controlar a ansiedade. ...
  3. Desconecte-se por um tempo. ...
  4. Faça anotações à mão. ...
  5. Faça pausas periódicas. ...
  6. Crie um ambiente “ideal”

O que é bom para falta de concentração?

Alimentos que melhoram sua saúde e auxiliam na concentração e...
  • Menos salgadinho, mais frutas. ...
  • Ômega 3, Zinco, Colina e Vitaminas do Complexo B estão em alta. ...
  • Na dúvida, coma alface, utilize azeite de oliva e sálvia. ...
  • Hidrate-se.

Você tem distração, dificuldade para se concentrar, baixo rendimento? Pode ser TDAH

17 questões relacionadas encontradas

Quem tem TDAH pode se concentrar?

Atividades que envolvam novidade e desafio podem ser mais fáceis de manter a concentração. É um engano comum achar que pessoas com TDAH nunca conseguem se concentrar. Algumas podem apresentar o que chamamos de "hiperfoco".

Quais são os 18 sintomas de TDA?

Os 18 sinais do TDAH
  • Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido.
  • Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas, conversas e leituras.
  • Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
  • Não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos.

Como voltar a ter foco?

15 maneiras de melhorar sua concentração
  1. Elimine as distrações. ...
  2. Reduza a multitarefa. ...
  3. Pratique a atenção plena e a meditação. ...
  4. Durma mais . ...
  5. Escolha focar no momento. ...
  6. Faça uma pequena pausa. ...
  7. Conecte-se com a natureza. ...
  8. Treine seu cérebro.

Porque eu demoro para entender as coisas?

A dificuldade de concentração e foco pode dificultar o aprendizado, o que também pode acarretar diminuição da autoestima. O psicólogo pode ajudar a entender as motivações. Um neurologista ou neuropsicólogo pode fazer uma avaliação mais criteriosa para investigar se tem causa biológica .

Qual o médico que cuida do déficit de atenção?

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Qual vitamina causa falta de concentração?

De acordo com um estudo realizado em 2020, a falta de nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina D, magnésio e ômega 3, pode estar relacionada à problemas na produção de biomoléculas e neurotransmissores importantes para a saúde mental, podendo levar à déficit de memória, fadiga, falta de concentração e até ao ...

Como descobrir se a pessoa tem déficit de atenção?

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...

Por que eu não consigo prestar atenção em nada?

Pode acontecer por causa de diferentes motivos, incluindo anemia, deficiências hormonais, depressão, estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

Como se chama a pessoa que demora pra entender as coisas?

Atrasado, preguiçoso, distraído, desinteressado, manhoso são alguns adjetivos atribuídos a quem pode ter o DPAC, Distúrbio de Processamento Auditivo Central.

Qual o nome da pessoa que tem dificuldade de aprender?

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

O que aumenta o foco?

Exercite a mente

Por incrível que pareça, jogos de memória, xadrez, caça-palavras e outros semelhantes, são a principal forma de estimular as funções cognitivas¹. Diante disso, tirar um tempo do dia para praticar estes jogos pode melhorar a sua concentração e foco a curto e longo prazo.

O que faz a pessoa perder o foco?

As causas mais comuns para a falta de foco são as noites mal dormidas, a depressão e o uso incorreto do tempo. Quando a pessoa não consegue ter boas horas de sono, ela estará mais exposta ao mau humor e à irritação, o que pode fazer com que ela perca seus principais focos e sua produtividade.

Quais são os 4 tipos de TDAH?

Tipos de TDAH
  • 1) TDAH tipo desatento. A pessoa tem dificuldade para manter a concentração durante muito tempo em um assunto específico. ...
  • 2) TDAH tipo hiperativo/impulsivo. ...
  • 3) TDAH tipo combinado. ...
  • Genética e Hereditariedade. ...
  • Alterações cerebrais. ...
  • Fatores ambientais. ...
  • Orientação psicológica. ...
  • Uso de medicamentos.

Como saber se é TDAH ou ansiedade?

TDAH e ansiedade podem caminhar juntos

Ambos podem estar associados a falta de motivação e dificuldade em focar a atenção. Por outro lado, um padrão de atrasos, perda de prazos e esquecimento de compromissos devido ao TDAH pode levar à ansiedade e à sensação de fracasso.

O que é TDA leve?

O transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) envolve desatenção, hiperatividade/impulsividade, ou uma combinação; ele normalmente aparece antes dos 12 anos, inclusive na idade pré-escolar. A causa é desconhecida, mas há vários fatores de risco suspeitos.

Como são as crises de quem tem TDAH?

Com frequência remexem as mãos e os pés nervosamente. Com frequência abandonam seus lugares na sala de aula e outros lugares. Correm por aí ou escalam coisas de maneira excessiva. Têm dificuldades para brincar ou realizar atividades de lazer de maneira quieta.

Quais os 7 tipos de TDAH?

Outros tipos de TDAH do médico Daniel Amen
  1. Clássico TDAH (dependendo da fonte, os tipos de Amen podem ou não incluir o “H”) Isso envolve sintomas como desorganização, distração, impulsividade e, às vezes, hiperatividade.
  2. TDAH desatento. ...
  3. TDAH superfocado. ...
  4. Sistema límbico TDAH. ...
  5. TDAH do lobo temporal. ...
  6. Anel de fogo.

Quem tem TDAH pensa mais rápido?

Quem tem TDAH pensa mais rápido? Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.

Porque sou tão desatento?

As causas variam entre estresse, tensão, depressão, fadiga e podem ser também originárias da infância. Abaixo, você vai ver algumas razões para a dificuldade de concentração.

O que acontece quando não se trata o TDAH?

O tratamento inadequado ou não tratamento de uma criança com TDAH pode causar grande impacto em sua vida adulta. Estudos revelam que 79% dos adultos com TDAH não tratados na infância apresentam sintomas de ansiedade, depressão e doenças físicas, se comparados com 51% dos adultos isentos da distúrbio.

Artigo anterior
Quais são os silvos?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre SDRA e SARA?