Qual o tipo de circulação dos moluscos?

Perguntado por: Yasmin Yara de Morais  |  Última atualização: 28. November 2024
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

O sistema circulatório da maioria dos moluscos é do tipo aberto, com a hemolinfa circulando no interior de vasos e depois sendo lançada em lacunas presentes no corpo do animal. Em cefalópodes, no entanto, o sistema circulatório é do tipo fechado, com hemolinfa circulando exclusivamente no interior de vasos.

Qual o sistema dos moluscos?

A maior parte dos moluscos possui sistema circulatório aberto, embora alguns cefalópodes tenham o sistema circulatório fechado. Apresentam um coração dentro da cavidade pericárdica, que bombeia a hemolinfa (semelhante ao sangue) para transportar substâncias ao longo do corpo do organismo.

Por que o sistema circulatório dos moluscos e aberto?

O sistema circulatório desses animais é aberto, com exceção dos cefalópodes, que o possuem fechado. Isso significa que, na maioria dos moluscos, a hemolinfa flui em vasos e depois é lançada em lacunas presentes no corpo.

Qual é o tipo de respiração dos moluscos?

A respiração dos moluscos é diferente em cada grupo. Nas espécies aquáticas, a respiração por brânquias é observada. Nas terrestres, a cavidade do manto funciona como um pulmão rudimentar que garante as trocas gasosas. Em algumas espécies, a respiração cutânea é observada.

O que é a rádula do molusco?

A rádula (do latim radŭla-, «lima; raspador») é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos, os quais cobrem uma estrutura muscular lingual, existente no interior da faringe do molusco.

Sistema circulatório dos Moluscos - Zoologia - Biologia

38 questões relacionadas encontradas

Qual molusco tem rádula?

As lesmas são gastrópodes sem conchas. A rádula é geralmente empregada na alimentação desse grupo de moluscos, sendo usada, por exemplo, para raspar algas nas pedras e até mesmo perfurar conchas de outros moluscos. Em muitos gastrópodes, os olhos estão localizados na ponta dos seus tentáculos.

Qual é a classificação dos moluscos?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

Quantos corações tem um molusco?

Os moluscos possuem um coração situado na região dorsal do corpo.

Qual é a principal característica dos moluscos?

Moluscos: características

Esses animais são seres triblásticos, celomados, de simetria bilateral, além de um corpo composto por três partes distintas: cabeça, pé e saco visceral. Na região da cabeça, estão concentrados os órgão sensoriais.

Como é e como funciona o sistema circulatório de um molusco?

O sistema circulatório, apesar do desenvolvimento das ar- térias, veia e capilares, é sempre aberto, comunicando-se com lacunas sangüíneas situadas entre vários órgãos. Figura mostrando a cavidade celomática contendo o coração de um molusco.

Como ocorre a circulação nos anelídeos e moluscos?

O sistema circulatório dos anelídeos é diferente do encontrado nos moluscos. Nos moluscos, o sangue abandona os vasos e cai em lacunas dos tecidos, sendo por isso chamado sistema circulatório aberto. Nos anelídeos o sangue circula sempre dentro dos vasos, sendo um sistema circulatório fechado.

O que é o sistema circulatório aberto?

- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos.

Como funciona o sistema respiratório dos moluscos?

A respiração nos moluscos pode ser cutânea, branquial ou pulmonar. Na maioria desses animais, a membrana do manto é vascularizada e permite que ocorram trocas gasosas entre a corrente sanguínea e a água.

Como a Lula respira?

Começando pela respiração branquial, que seria a dos peixes, polvos e lulas. Estes animais respiram por meio de brânquias, também conhecidas como guelras. A água passa pela boca do animal e passa pelas brânquias, saindo pela abertura que existe em cada uma delas.

O que quer dizer o nome molusco?

Os moluscos (Filo Mollusca, do latim molluscus, mole) constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres.

Como é o sistema digestivo dos moluscos?

Os moluscos são animais que possuem o tubo digestivo completo. São protostômios, ou seja, durante o desenvolvimento embrionário originam primeiro a boca e depois o ânus. Possuem uma estrutura que serve para ralar ou raspar os alimentos, denominada rádula.

Qual é a função dos moluscos?

Eles podem ser encontrados em diversos habitats e tem diversos hábitos de vida e alimentares, porém os que vivem em terra são obrigatoriamente dependentes de ambientes úmidos. Alguns moluscos servem de alimento para os humanos, outros são pragas, alguns transmitem doenças e outros são usados para a produção de joias.

Qual é a função da concha dos moluscos?

As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.

Qual é o tempo de vida do molusco?

Nas águas frias do Ártico, os bivalves da espécie Arctica islandica podem viver até mais de 500 anos. Esses moluscos são comestíveis e são capturados para fins comerciais.

Qual é o nome do maior molusco do mundo?

As ostras-gigantes (nome científico: Tridacna gigas) são os maiores moluscos bivalves existentes do mundo, podendo chegar a ter 1,2 metro de comprimento e pesar mais de 200 quilogramas.

Como se formam as conchas dos moluscos?

A concha pode ser entendida como uma carapaça protetora de animais marinhos de corpo mole, como os moluscos. Ela é formada por nácar, uma mistura orgânica de camadas de bifes (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermediária de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio cristalizado.

Como é a excreção dos moluscos?

Os moluscos possuem estruturas excretoras que se abrem na cavidade celomática, os denominados nefrídeos. Pela abertura interna dessas estruturas, o nefróstoma, penetram substâncias encontradas na corrente sanguínea e no líquido celomático.

Qual é a origem dos moluscos?

Os moluscos mais antigos datam do período Cambriano, há 570 milhões de anos, e a maioria das espécies é aquática, mas existem espécies amplamente distribuídas em ambientes terrestres.

Qual a origem dos moluscos?

"Os moluscos estão entre os animais identificados mais cedo no registo fóssil, mas determinar como era o seu antepassado parecia difícil porque muitos dos grupos apareceram num pequeno espaço de tempo, fazendo com que seja difícil juntar as várias partes da sequência da evolução", disse o cientista.

Artigo anterior
Como fazer palmeira areca crescer rápido?
Artigo seguinte
Porque ansiedade causa zumbido no ouvido?