Porque ascendentes não podem adotar?

Perguntado por: Eduarda Ana de Matos  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)

Segundo a Turma, ascendentes são proibidos legalmente de adotar os descendentes, conforme art. 42, § 1º, do ECA, a fim de evitar confusão na estrutura familiar e problemas advindos de questões hereditárias. ... 42, § 1º, do ECA, estabelece que não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

Porque não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando?

Segundo a redação literal do artigo 42, § 1º, do ECA, não. § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.” ... Todavia, como sabemos, o Estatuto possui um princípio-matriz: o melhor interesse da criança ou do adolescente.

É permitida a adoção por ascendentes ou irmãos?

42, §1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que dispõe expressamente que “não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando” e, por outro lado, do princípio do melhor interesse da criança.

Porque irmão não pode adotar irmão?

Igualmente, o irmão não pode adotar o outro irmão. ... A lei garante aos parentes consanguíneos (avós, bisavós) ou os parentes colaterais (irmãos, primos, tios) o direito de requerer judicialmente a TUTELA desta criança. Portanto, o que pode ser deferido a estes parentes é a TUTELA e não a ADOÇÃO.

É possível adoção por avós?

STJ reafirma a possibilidade de adoção pelos avós em situação excepcional. ... Luis Felipe Salomão, Quarta Turma, por unanimidade, julgado em 10/03/2020, DJe 27/08/2020), o Superior Tribunal de Justiça reafirmou que, em casos excepcionais, é possível deferir a adoção de neto por avós.

ADOÇÃO: Explicada Artigo a Artigo - Atualizada - ECA

45 questões relacionadas encontradas

Como faço para adotar meu neto?

avós adotantes devem exercer com exclusividade as funções de mãe e pai do neto desde o seu nascimento. a parentalidade socioafetiva deve ser atestada por estudo psicossocial. o adotando deve reconhecer os adotantes como seus pais, e seus genitores como irmãos. ausência de conflito familiar a respeito da adoção.

É possível adotar um sobrinho?

É juridicamente possível a adoção do sobrinho pelo tio, haja vista não ser este considerado ascendente daquele, detendo apenas parentesco colateral. ... 1.624 do Código Civil em vigor, não há necessidade do consentimento do representante legal do adotando quando seus pais estão desaparecidos.

Pode separar irmãos na adoção?

Hoje há essa regra. A Lei 12.010/2009 introduziu esse texto expresso no §4º do artigo 28: ... Não devem ser separados os irmãos na adoção, e hoje isso é mais do que um princípio a seguir, é uma obrigação expressa na lei.

Quem é impedido de adotar?

Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando. Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família. O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

É possível adoção por irmãos?

Adoção conjunta pode ser deferida para irmãos, desde que constituam núcleo familiar estável. ... Em seu entendimento, a adoção póstuma intentada por irmãos é possível.

Quem são os ascendentes?

TIPOS DE PARENTESCO

Parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro(a) em linha reta: Ascendente: 1º grau: pai e mãe 2º grau: avô e avó 3º grau: bisavô e bisavó Descendente: 1º grau: filho e filha 2º grau: neto e neta 3º grau: bisneto e bisneta.

É permitido adoção por procuração?

A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa. É vedada a adoção por procuração.

Qual a diferença entre guarda tutela e adoção?

A guarda serve para regularizar a situação da criança e do adolescente, permitindo que a família substituta ou responsável, que esteja em processo de tutela ou adoção, pratique os atos necessários para cumprir sua obrigação de garantir assistência material, moral e educacional ao jovem. ...

O que é ascendentes descendentes?

Ascendente e Descendente

Este termo é muito usado para indicar os sucessores de uma linhagem familiar, como os filhos, netos, bisnetos, etc. Por outro lado, a palavra ascendente consiste em algo que se eleva, ou seja, que descende de baixo para cima.

Quais são os efeitos da adoção?

A adoção possui efeitos pessoais e patrimoniais. Os principais efeitos pessoais são a filiação legal e a transferência do pátrio poder. O adotado assume legalmente uma filiação legal e o adotante, a paternidade. ... No contraponto, o adotado se desliga de todos os vínculos com sua família de origem.

O que significa a palavra adotando?

Significado de Adotando

substantivo masculino Pessoa que vai ser adotada por outrem. Etimologia (origem da palavra adotando). De adotar.

Quem tem legitimidade para adotar e quem não tem?

O artigo 42 do Estatuto traz o seguinte: “Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil”. O adotante pode ser qualquer pessoa que possua idade superior aos 18 anos, não importando se é solteira, casada, divorciada, ou ainda, tenha união estável.

O que diz o ECA sobre adoção?

Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

Qual idade máxima para adoção?

Não. Embora a lei tenha fixado uma idade mínima (18 anos), não estabeleceu qualquer idade máxima para que uma pessoa possa adotar.

Qual idade é considerada adoção tardia?

Adoção tardia é o termo utilizado para indicar a adoção de crianças que já possuem um desenvolvimento parcial em relação a sua autonomia e interação com o mundo. Não há uma idade mínima formal para designar a adoção tardia: em geral refere-se a crianças maiores de 3 anos.

É difícil adotar gêmeos?

Resposta: Sim. Existem vários casos de adoção de gêmeos, por exemplo. Pessoas cadastradas no CNA recebem ligações conforme a lista de chamadas. Pode ocorrer de a pessoa ser informada de que dentro do perfil de criança idealizada, apareçam gêmeos ou irmãos.

Quanto custa um processo de adoção?

O processo de adoção custa caro? Não custa nada. Tanto o processo de habilitação à adoção quanto a adoção propriamente dita são isentos de custas judiciais. Além disso, não é preciso contratar advogado e os requerimentos podem ser formulados diretamente em cartório pelos interessados.

Como faço para adotar minha sobrinha?

Contrate um advogado. Na verdade você vai adotar sua sobrinha. Deve ser feita Ação de Adoção, uma vez que que não há oposição o mesmo advogado pode tratar dos procedimentos. É preciso ser judicial por envolver uma menor e o Ministério público tem que se manifestar.

Pode adotar a filha da minha irmã?

Boa Noite Alex, sim você pode adotar, mas se for o caso, seria melhor requerer a guarda definitiva da criança, ainda mais com a anuência da mãe, se houver.

Como conseguir tutela de sobrinho?

Para solicitar a guarda judicial de sobrinho é necessário que um advogado seja contratado. O primeiro passo está na avaliação do caso e verificação jurídica sobre a viabilidade do processo.

Artigo anterior
Como tá a lua hoje?
Artigo seguinte
Qual o limite de ruído em dB para 9 horas?