O que é NBR 10068?

Perguntado por: Bianca Maria Matos Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)

Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.

Quais normas são necessárias consultar para o emprego da NBR 10068?

malha deve ter mais de 25 mm e no máximo 75 mm, e deve ser executado com traços contínuos de 0,5 mm de largura no mínimo. letras maiúsculas ao longo de uma margem e os numerais ao longo de outra margem. à legenda no sentido da esquerda para direita e devem ser repetidos no lado correspondente (ver Figura 9).

O que é NBR 13142?

Esta Norma fixa as condições exigíveis para dobramentos de cópias de desenho técnico. As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma.

Qual a margem da Folha A1?

Os formatos mais utilizados para o desenho de arquitetura são: A0, A1, A2, A3 e A4. A margem esquerdadeve ser feita a 25 mmda borda. Já as demais variam de acordo com o formato. As cópias devem sempre ser dobradas para a apresentação na prefeitura e para arquivamento.

O que é NBR 10647?

Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico. Para os efeitos desta Norma são adotadas as defini- ções de 2.1 a 2.6.

Vídeo Aula 07 - Folha de desenho – Leiaute e dimensões – NBR 10068

31 questões relacionadas encontradas

O que significa NBR 10067?

Esta Norma fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. O símbolo deste método é representado na Figura 1. O símbolo deste método é representado na Figura 2. O desenho técnico é representado na cor preta.

Qual a diferença entre desenho projetivo e não projetivo?

DESENHO PROJETIVO – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas. DESENHO NÃO-PROJETIVO – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem os desenhos de gráficos, diagramas etc.

Quantas folhas A4 é necessária para forma uma folha A1?

O A1 é usado em geral, para impressão de cartazes, banners e materiais de divulgação. Mas também serve como chapa para aumentar a produtividade e ritmo de impressão, pois comporta mais folhas menores. Em uma folha A1 cabe uma folha A2, uma A3, uma A4 e duas A5.

Quais margens ABNT para folha A4?

A formatação das margens ABNT vai guiar toooodo restante do trabalho.
...
Seguindo as normas da ABNT, as margens de todos os trabalhos devem ser:
  • Esquerda: 3 cm.
  • Superior: 3 cm.
  • Direita: 2 cm.
  • Inferior: 2 cm.

Qual o tamanho da margem na norma ABNT?

- superior e esquerda: 3 cm - inferior e direita: 2 cm Parágrafo: 1,0cm a partir da margem esquerda de 3 cm.

Qual o objetivo da NBR 13142?

A NBR 13142 de 1999 substitui a de 1994. Elaborada com base na norma DIN 824:1981, esta tem como objetivo fixar diretrizes para o dobramento das folhas de projeto contendo os desenhos técnicos.

Qual o objetivo principal da norma NBR 8402?

A norma NBR 8402 apresenta ainda uma tabela com as proporções e dimensões dos caracteres. Esta norma fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos técnicos e documentos semelhantes.

Quais as principais normas de desenho técnico?

A norma geral do desenho técnico é a ABNT/NBR 10647. Ela determina as nomenclaturas utilizadas nesse trabalho, os tipos de desenhos, o grau de elaboração, o grau de especificação, o material utilizado e as técnicas de execução (à mão livre ou no computador).

Como fazer um trabalho de acordo com as normas da ABNT?

Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNT
  1. Defina as margens da ABNT e outros pontos. ...
  2. Formate a capa na ABNT (NBR 14724) ...
  3. Faça a paginação dos elementos na ABNT (NBR 14724) ...
  4. Crie o sumário na ABNT (NBR 6027) ...
  5. Organize as citações e referências na ABNT (NBR 6023)

Quais são os elementos da cota?

Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota. Os vários elementos da cotagem são mostrados nas Figuras 3 e 4. As linhas auxiliares e cotas são desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 3 e 4.

O que deve conter na folha do desenho técnico?

A folha para o desenho deve conter (ver Figuras 1 e 2): a) espaço para desenho; b) espaço para texto; e, c) espaço para legenda. vertical. à esquerda, no espaço para desenho. em consideração o dobramento das cópias do padrão de desenho, conforme formato A4.

Qual a medida de uma folha A4 e qual a medida da margem usada na folha A4 para o desenho técnico?

É considerado um módulo o formato “A4” com as dimensões 210 mm (x) por 297 mm (y) o qual representa o tamanho de uma folha papel ofício. Normalmente empregam-se as denominadas “pranchas” ou “folhas” de desenho utilizando-se de vários módulos “A4”, cujas áreas variam da normalização citada.

Qual o tamanho de uma folha A4?

O A4 possui 210 mm de largura e 297mm de altura. Hoje em dia é o papel mais usado por empresas e residências, enquanto a folha ofício é um pouco maior do que a folha A4 com a medida de 210mm de largura por 350mm de altura também chamado de Legal.

Qual é a medida da margem direita e esquerda respectivamente da folha A4?

A formatação geral de apresentação do trabalho acadêmico normalmente segue as seguintes margens: Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm); Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.

Quantas folhas A4 forma uma folha A0?

Da mesma forma, um A4 pode conter duas folhas A5 sem distorção ou desperdício. O tamanho do papel obedece o sistema métrico, uma folha A0 tem 1m² portanto para obter 1m² precisamos de duas folhas A1 ou quatro A2, oito A3, dezesseis A4, e assim por diante.

Quantas folhas A4 cabem em um metro?

Agora, sabendo que em 1 metro quadrado temos em média 14 folhas A4, vamos fazer uma continha simples, que é dividir R$6,00, que é o custo da folha 1 metro x 1 metro, por 14 folhas A4, que é a quantidade de folhas que cabem em 1 metro quadrado.

São exemplos de desenhos não projetivos?

Desenhos técnicos não projetivos são representações gráficas esquemáticas, que não seguem as projeções cilíndricas ortogonais. Diagramas, esquemas e fluxogramas são exemplos destes tipos de desenhos.

São exemplos de desenho projetivo?

São elas:
  • O esboço à mão livre, ou rough de memória ou de observação,
  • o desenho geométrico,
  • as projeções ortogonais do desenho técnico, advindas da Geometria Descritiva,
  • as ilustrações em perspectiva,
  • as normas técnicas, incluindo o dimensionamento (cotagem), que antecedem a fase de execução.

Qual a diferença do desenho artístico para o desenho técnico?

O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. Já o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas.

Artigo anterior
Como desbloquear o cartão solidário?
Artigo seguinte
O que é um patrimônio tombado?