Como resolver intimação da Receita Federal?

Perguntado por: Yara Leticia Lourenço de Borges  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

Nesse caso, você deve:
  1. Acessar o sistema e-Defesa, informar o seu CPF, o número do Termo de Intimação Fiscal e preencher o Termo de Atendimento da Intimação;
  2. Acessar o sistema e-Processo, no e-CAC, e selecionar a opção Solicitar Serviço via Processo Digital;
  3. Escolha a área de concentração: Malha Fiscal IRPF;

Como responder termo de intimação da Receita Federal?

Você também pode recorrer ao Atendimento de Intimação Fiscal IRPF: o contribuinte que recebeu uma intimação fiscal pode respondê-la preenchendo um formulário eletrônico disponível no e-Defesa.

Como responder ao Termo de intimação Fiscal?

Após reunir a documentação solicitada no Termo de Intimação Fiscal, acessar o Meu Imposto de Renda no e-CAC e clicar em “Responder Intimação”, conforme a figura abaixo. Preencher o formulário e gerar o Termo de Atendimento da Intimação.

Como contestar cobrança da Receita Federal?

O contribuinte que caiu na malha fina do Imposto de Renda pode contestar os valores lançados no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A defesa pode ser apresentada de maneira inteiramente virtual, sem a necessidade de comparecimento a uma unidade de atendimento do Fisco.

Como quitar débitos com a Receita Federal?

Para débitos no âmbito da Receita Federal: As microempresas e empresas de pequeno porte podem regularizar a totalidade dos seus débitos mediante pagamento à vista ou parcelamento ordinário em até 60 meses. As orientações para a regularização dos débitos podem ser consultadas na página de Serviços da Receita Federal.

Saiba o que fazer quando receber um Termo de Intimação Fiscal

33 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu não pagar a dívida com a Receita Federal?

Uma vez totalmente quitado, a dívida e a execução fiscal se extingam. Entretanto, o não pagamento devido das parcelas reaviva a dívida e a execução fiscal; Quanto ao parcelamento há de ser destacado que, além de interromper a contagem do prazo de prescrição, nos termos do art.

Como responder a malha fina da Receita Federal?

Desde o dia 07/01/2021 entrou em funcionamento mais um serviço do e-CAC. Agora, os contribuintes que caíram na malha fina podem contestar os valores de forma 100% online. Para solicitar a revisão, o contribuinte deve acessar a função e-Defesa e preencher o formulário de contestação.

Como responder malha fina Receita Federal?

Os contribuintes que caíram na malha fina do IPPF podem contestar os valores lançados no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A contestação é inteiramente virtual, ou seja, não é necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal.

O que é um termo de intimação fiscal?

A intimação fiscal é um documento que aponta problemas em relação às suas obrigações com o Fisco. Isso pode ser pagamento incorreto dos seus impostos, entrega inadequada de alguma responsabilidade acessória, desenquadramento do Simples Nacional ou qualquer outra ação realizada indevidamente.

Como retificar declaração com intimação?

Acesse o extrato de processamento, no sistema Meu Imposto de Renda. Se a sua declaração estiver em malha, clique em "Consultar pendências" para verificar os motivos. Se você ainda não recebeu o termo de intimação, você poderá retificar a declaração para corrigir as informações.

Como se dirigir a um delegado da Receita Federal?

Ilustríssimo Senhor Delegado da Receita Federal da Unidade de... Estado de......

O que é termo de intimação?

Termo de intimação fiscal

Esse tipo de notificação tem por objetivo dar a você a chance de comprovar que os dados colocados em dúvida não são falsos.

Quanto tempo a Receita leva para analisar os documentos?

"Não existe um prazo certo. Depende da análise de cada caso, que é feita de forma manual e leva tempo", afirmou Rocha. Mas o especialista em Direito Tributário, Raul Haidar, garantiu que existe um prazo máximo para a Receita analisar as restituições, que é de cinco anos.

Como saber se a declaração caiu na malha fina?

Para saber se a sua Declaração está em malha, acesse o e-CAC. Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha". Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

O que é o Termo de intimação per dcomp?

O Termo de Intimação do PER/DCOMP (emitido por via eletrônica) é um documento emitido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) que contém informações para que o contribuinte corrija as inconsistências detectadas pelos sistemas de controle e análise eletrônica ou forneça informações adicionais necessárias para ...

Como justificar malha fina?

Confira os motivos para cair na malha fina
  1. erros de digitação;
  2. apresentação incorreta ou ilegítima de valores;
  3. omissão de rendimento(s);
  4. erros ou ausência de informações de cadastro;
  5. inclusão irregular de dependentes da declaração ou omissão de seus rendimentos;
  6. incompatibilidade nas despesas médicas apresentadas; e.

Como sair da malha fina 2021?

A Receita Federal informou que mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda ainda estão na malha-fina aguardando a correção dos dados. Do total, 600 mil foram entregues em 2021. Fazer a declaração retificadora é a única forma de entrar na fila de restituições, caso tenha direito.

Como preencher Termo de atendimento Receita Federal?

Resumidamente, você deve:
  1. Acessar o sistema e-Defesa, informar o seu CPF, o número do Termo de Intimação Fiscal e preencher o Termo de Atendimento da Intimação;
  2. Acessar o sistema e-Processo, no e-CAC, e selecionar a opção Solicitar Serviço via Processo Digital;
  3. Escolha a área de concentração: Malha Fiscal IRPF;

Qual o prazo para responder à malha fina?

Contribuintes têm prazo de 30 dias para apresentar defesa após notificação da malha fina. A Receita Federal do Brasil (RFB) abriu, nesta terça-feira (24) a consulta ao quarto lote de restituições relativo ao ano-base de 2020. Quem não recebeu até aqui deve ficar atento à possibilidade de ter caído na malha fina.

O que pode acontecer com quem deve à Receita Federal?

Caso seja comprovada a sonegação de impostos, que nada mais é que burlar as leis para benefício próprio, o contribuinte deverá pagar uma multa de 150% a 300% mais a Selic. A depender do caso, o contribuinte pode ser enquadrado em crime fiscal e o caso será decidido em juízo, que pode levar à prisão.

Quais são as consequências de não pagar uma dívida?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Quanto anos a Receita Federal pode cobrar dívidas tributárias?

Para o Imposto de Renda pago por declaração (tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas), a inscrição na dívida ativa pode levar até sete anos. Somados aos cinco anos para a prescrição da dívida ativa, o contribuinte pode passar 12 anos devendo ao governo federal sem ser cobrado.

Quanto tempo demora pro CPF ficar regular?

Quanto tempo demora para efetivar a regularização? O processo para efetivar a regularização e modificar o “status” do seu CPF para Regular, depende de após o envio desta declaração à Receita ela fazer a recepção e processamento da mesma, o que geralmente leva em torno de 24 a 48 horas.

Quanto tempo demora para analisar o Imposto de Renda?

A retificação não possui um prazo de processamento, ou seja, a Receita Federal não estipula um prazo específico para análise. Normalmente, o Leão demora em torno de dois dias úteis para efetuar o processamento.

Quanto tempo a Receita demora para processar a declaração 2021?

O contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação com o Leão.

Artigo anterior
Quais as funções biológicas da mitose e da meiose?
Artigo seguinte
O que é descentralizado?