O que é ferritina baixa pode causar?

Perguntado por: Micael José Maia Macedo  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

A ferritina baixa pode provocar: Dores articulares, falta de energia, diminuição da libido, fadiga, fraqueza, dores abdominais, irritabilidade, sonolência e insuficiência cardíaca. Por isso é importante realizar o exame de hemograma completo e ferritina para avaliação.

Qual nível de ferritina é preocupante?

A presença de uma ferritina> 200 a 300 ng / mL em homens ou> 150 a 200 ng / mL em mulheres é sugestiva da presença de sobrecarga de ferro [4]. Ferritina sérica elevada em associação com saturação de transferrina alta é geralmente um sinal de sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose) 3.

Quando a ferritina é considerada baixa?

A ferritina é considerada o principal marcador de avaliação de deficiência de ferro sem anemia. Alguns autores referem que valores abaixo de 15 microgramas\L indicam depleção importante dos estoques.

Qual câncer baixa a ferritina?

É verdade que a baixa da ferritina no sangue pode vir a desenvolver a uma leucemia? Não há relação entre baixa de ferritina e leucemia mas você deve acompanhar para evitar anemia futura.

Que tipo de câncer causa anemia?

No caso dos cânceres sólidos, como de pulmão e mama, as células doentes podem “entrar” na medula e comprometer a produção dos elementos do sangue. Assim, prejudicando a fabricação dos glóbulos vermelhos, provocando a anemia.

Ferritina Baixa e suas complicações

29 questões relacionadas encontradas

Quem tem câncer tem anemia?

Anemia é uma complicação frequente no paciente com câncer. Até 70% destes pacientes apresentam anemia em algum momento da sua doença ou tratamento. A incidência e severidade da anemia depende do tipo de tumor, idade do paciente, estádio da doença, do tipo e intensidade do tratamento.

Qual o valor normal de ferritina no sangue?

As concentrações de ferritina sérica se correlacionam aos depósitos totais de ferro do corpo. A variação normal, na maioria dos laboratórios, é 30 a 300 ng/mL (67,4 a 674.1 pmol/L), e a média é 88 ng/mL (197,7 pmol/L) em homens e 49 ng/mL (110,1 pmol/L) i em mulheres.

Quanto de ferro é considerado anemia?

Introdução. O termo anemia refere-se à redução dos níveis de hemoglobina no sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define os seguintes valores para caracterizar anemia: hemoglobina de menos de 12 g/dL em mulheres e menos de 13 g/dL em homens.

Qual o valor que é considerado anemia?

Nos homens, define-se a anemia como hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L), hematócritos < 42% (<0,42) ou eritrócitos < 4,5 milhões/mcL (<4,5 × 10 12/L). Nas mulheres, considera-se hemoglobina < 12 g/dL (120 g/L), hematócrito < 37% (< 0,37) ou eritrócitos < 4 milhões/mcL (< 4 × 10 12/L) como anemia.

Qual o risco de ter ferritina alta?

O excesso de ferro no organismo pode se acumular em vários órgãos, resultando em complicações como, por exemplo, aumento da gordura no fígado, diabetes, artrite, cirrose, palpitações cardíacas, e mais.

Qual remédio para ferritina alta?

EXJADE contém uma substância ativa chamada deferasirox. É um agente quelante de ferro usado para remover o excesso de ferro do corpo (também chamado de sobrecarga de ferro). EXJADE se liga ao ferro em excesso, o qual é eliminado principalmente através das fezes. Por que este medicamento foi indicado?

O que é ferritina alterada?

A ferritina é uma proteína produzida no fígado e que atua no armazenamento de ferro no corpo, por isso, quando está alta, indica que há excesso do mineral. Sendo assim, a ferritina alta está relacionada ao aumento da presença de ferro na corrente sanguínea.

Como saber se estou com anemia no exame?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Quando é que a anemia é grave?

Anemia leve: entre 10 e 12 g/dl. Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl. Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.

Qual grau de anemia é grave?

Para identificar e confirmar o diagnóstico de anemia, o médico geralmente pede uma análise de sangue para avaliar a quantidade de hemoglobina, sendo considerado anemia quando o valor é menor que 12 g/dL em mulheres ou 13 g/dL em homens.

Quem tem ferritina baixa tem anemia?

Níveis baixos de ferritina caracterizam um quadro de anemia, ou seja, deficiência de ferro no organismo.

Quais são as doenças que podem causar anemia?

7 principais causas de anemia
  1. Carência de vitaminas. Para produzir adequadamente os glóbulos vermelhos do sangue, o organismo precisa de nutrientes essenciais. ...
  2. Defeitos na medula óssea. ...
  3. Hemorragias. ...
  4. Doenças genéticas. ...
  5. Doenças autoimunes. ...
  6. Doenças crônicas. ...
  7. Outras causas.

O que leva uma pessoa a ter anemia?

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).

Quando a anemia pode matar?

As anemias mais frequentes na população que é a ferropriva e a megaloblástica não levam à morte, por outro lado, a anemia aplástica, que é um tipo de anemia genética, pode colocar a vida da pessoa em risco se não for devidamente tratada, pois é comum que a pessoa apresente infecções recorrentes, comprometendo a ...

O que quer dizer Rdw no exame de sangue?

O RDW é um parâmetro da variabilidade de tamanho dos eritrócitos, traduzindo o grau de anisocitose numa amostra sanguínea. O mesmo proporciona informações complementares ao Volume Corpuscular Médio (VCM), que representa a média do tamanho dos eritrócitos.

O que é HCM no exame de sangue?

HCM ou HGM: a hemoglobina corpuscular média, também conhecida como hemoglobina globular média, é responsável por analisar o peso da hemoglobina presente nas hemácias.

O que é bom para diminuir a ferritina?

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

Qual câncer aumenta a ferritina?

Muitas doenças crônicas podem levar ao aumento da ferritina sérica , como as infecções crônicas , doenças inflamatórias crônicas ( por exemplo artrite reumatóide e doença renal ) e também neoplasias como linfomas , leucemias , câncer da mama .

Qual o médico que cuida de ferritina?

Nos casos de ferritina > 1000 ng/mL: encaminhar para especialista (hematologista ou gastroenterologista).

Artigo anterior
Quando ou quanto diferença?
Artigo seguinte
Quantas cabeças de gado tem no Brasil hoje?