Porque as seguradoras não aceitam carros?

Perguntado por: Lourenço Simão de Coelho  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (14 avaliações)

Conheça os motivos que podem levar uma seguradora a se recusar fazer o seguro do seu carro. Chassi remarcado, documentação irregular, idade do carro, não aprovação na vistoria, segurado com carteira suspensa. Entenda quais são os principais motivos de recusa de Seguro Auto.

Porque seguradoras não aceitam carros de leilão?

O seguro não pode ser recusado simplesmente por uma seguradora, sem sequer passar por uma vistoria técnica para a verificação da estrutura do carro. Assim como também não é aceitável depreciar o veículo do segurado apenas por ele ser oriundo de leilão.

Porque as seguradoras não aceitam carros sinistrados?

Isso porque, as seguradoras entendem que esse tipo de carro não devem sofrer tantos sinistros provocados pelo dano anterior. Já os carros com sinistro com médias ou grandes montas são mais difíceis de serem aceitos. Um carro que sofreu uma grande batida antes, porém, tem mais chances de ter problemas mecânicos.

Quando o seguro pode negar?

Falta de cobertura

Se causar um acidente e isso envolver terceiros, caso você não tenha a cobertura especial para esse caso, saiba que a seguradora pode negar indenização ao terceiro. Por isso, é fundamental estar sempre atento a sua apólice para saber o que tem direito e o que pode ser negado.

Qual o problema de comprar carros de leilão?

Além de multas pendentes e IPVA em atraso – que normalmente são responsabilidade de quem arremata o veículo –, os carros de leilão também trazem na carona taxas administrativas.

? 5 MOTIVOS PRA A SEGURADORA NEGAR 0 SEGURO DO SEU CARRO.|Maria Goretti

28 questões relacionadas encontradas

Qual a desvalorização de um veículo de leilão?

Leilão. Carros com passagem em leilão podem somar até 60% de depreciação, não importa a origem. Alguns, inclusive, não são nem aceitos pelas propostas de seguro das seguradoras.

Tem como tirar passagem de leilão do documento?

MITO. O documento do carro não diz que ele foi comprado em leilão, embora essa informação possa aparecer em laudos de vistoria desses que são realizados para fazer a transferência do veículo.

Como faço para abrir um processo contra a seguradora?

Após receber as informações da seguradora de como se darão os procedimentos seguintes, caso a mesma se negue a atender o pedido, será necessário obter uma carta de negativa por escrito para poder ajuizar uma ação contra a seguradora no prazo de um a três anos contados da ciência da negativa de atendimento.

O que o seguro não cobre?

Os sinistros que o seguro pode não cobrir. A cobertura compreensiva (ou total) é para colisão, incêndio e roubo, além de danos materiais, físicos e morais causados a terceiros. Quanto mais coberturas no pacote, mais caro o seguro, por isso é possível contratar apenas coberturas contra incêndio e roubo.

Quando o segurado perde direito à indenização?

Entre as situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro, está a embriaguez ao volante. ... Se você sofrer um acidente e mesmo após recorrer contra a Lei Seca for comprovado que estava embriagado, ou que você estava praticando qualquer ato contra a lei, a recusa da indenização é certa.

É possível fazer seguro de veículo sinistrado?

É possível, sim, fazer seguro em veículos que sofreram sinistro. Porém, isso vai depender de alguns fatores como o tipo de seguradora, qual é a avaliação dos danos e também o tipo de perfil do dono. Além disso, depende do tipo de sinistro. ... Mas isso não é uma garantia de que o carro será aprovado pela seguradora.

Quando a seguradora recusa o sinistro?

A recusa só deve acontecer se não houver cobertura para o sinistro, os pagamentos não estiverem em dia ou se o segurado descumprir com alguma cláusula. Caso contrário, busque seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.

Tem como fazer seguro de carro sinistrado?

Como fazer seguro para carro recuperado de sinistro?
  1. Escolha uma corretora com parceria com diversas seguradoras;
  2. Peça orçamento com variação do percentual da FIPE, assim você aumenta a chance de aceitação;
  3. Solicite cotações para seguro com cobertura compreensiva (Seguro Total) e apenas para incêndio e roubo;

Porque carros com passagem por leilão são mais baratos?

Isso porque eles podem ter perdido muito o valor de mercado ou passaram por reparos que mudam a estrutura deles, o que, para essas instituições, não assegura a mesma qualidade oferecida pela montadora. Por exemplo, as seguradoras podem fazer reparos em carros que sofreram algum dano e que o condutor já não queira mais.

Como funciona leilão de seguradora?

Seguradoras. Esses leilões reúnem os veículos recolhidos pelas seguradoras, englobando os modelos recuperados de algum sinistro, como roubo ou furto. Por conta disso, podem existir danos pequenos ou grandes, dependendo exclusivamente da situação que levou esses carros ao pátio.

Como saber o que o seguro cobre?

Essa é uma pergunta bastante específica. Para saber o que o seguro cobre é necessário, primeiramente, ler a sua apólice atentamente. Caso ainda tenha restado dúvidas do que o seguro auto cobre ou não, entre em contato com a corretora ou seguradora com a qual você fechou o seguro.

O que um seguro completo cobre?

Seguro Completo ou Seguro Compreensivo

A cobertura compreensiva ou completa cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza. No entanto, há algumas coberturas que não são indenizadas, como acessórios, como rádio e rodas especiais.

O que o seguro de carro deve cobrir?

O serviço deve incluir a compensação financeira nos casos de roubo ou furto do veículo, para que você não fique na mão, especialmente se viver em cidades onde esse tipo de crime é recorrente. Além disso, o seguro deve cobrir acidentes que envolvam incêndio ou explosão do carro.

Quanto tempo demora um processo contra seguradora?

Em primeiro lugar, o processo de análise e liberação da indenização do seguro, não pode ultrapassar o prazo limite de 30 dias. A contagem inicia a partir da entrega de todos os documentos apresentados pelo segurado seguradora.

Estou sendo processado por uma seguradora?

A seguradora me processou, o que devo fazer? Se você for o responsável por um acidente como o mencionado neste artigo, o melhor caminho a seguir mediante a informação de que a “seguradora me processou” é procurar a empresa e entrar em um acordo.

Quando uma seguradora deve fazer a comunicação negativa?

Quando deve ser feita a comunicação negativa? Até até o último dia útil do mês de março deve ser comunicada a não ocorrência, no ano civil anterior, das transações ou propostas de transações passíveis de serem comunicadas, nos termos do art. 35 da Circular SUSEP nº 612/2020.

Como dar baixa no sinistro do documento?

BAIXA DE SINISTRO

No campo “obs” do CRV e do licenciamento deve constar a informação “veículo sinistrado/recuperado”. Antes de providenciar a documentação, serão necessários apenas a placa e o Renavam. O Despachante Express realiza baixa/exclusão de sinistro de veículos de forma rápida e segura.

Como retirar o sinistro do documento do veículo?

Para fazer o desbloqueio do sinistro de carro é preciso fazer o pedido no Detran de registro do veículo. Para isso, é necessário preencher o requerimento que fica disponível no portal do Detran.

Tem como tirar média monta do documento?

Já aqueles com sinistro de pequena ou média monta podem ser recuperados e regularizados normalmente. No entanto, o processo é diferente em cada caso.

Artigo anterior
O que deve conter no relatório final de pesquisa?
Artigo seguinte
Qual é o nome da estação das frutas?