Quais os 5 certos da vacina?

Perguntado por: Raúl Marco Ramos  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

Os cinco “CERTOS” da vacinação
Momento Certo: analisar cuidadosamente a carteira de vacinação para ter certeza de que é o momento correto para administrar determinada vacina. Dose Certa: administrar a dose correta. O cuidado deve ser redobrado quando a apresentação da vacina for multidose.

Quais vacinas são subcutânea?

Subcutânea: a vacina é aplicada na camada subcutânea da pele, chamada hipoderme. Neste local, o volume máximo é de 1,5 mL. Exemplos de vacinas: sarampo (mais informações neste texto), caxumba, rubéola e a vacina da febre amarela (atenuada).

Porque não se aspira mais vacina?

Embora a aspiração seja defendida por alguns especialistas e, a maioria dos profissionais são ensinados a aspirar antes da injeção, não há evidências de que este procedimento seja necessário. A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.

Qual vacina é mais importante?

Febre amarela

A vacina, importante para quem quer garantir a saúde da família, só é contraindicada para gestantes, idosos, crianças com menos de 9 meses de idade e pessoas com grave alergia a ovo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas imunizadas com a dose fracionada estão protegidas por 8 anos.

Quais são as vacinas que podem ser congeladas?

Algumas vacinas podem congelar sem alteração do seu poder imunogênico como a Febre Amarela, Sabin e Triviral. Entretanto, algumas delas como a BCG, dupla adulto (dt), tríplice bacteriana (DPT), hepatite b, influenza, tetravalente, uma vez congeladas, podem perder potência comprometendo a sua proteção imunogênica(8).

5 CERTOS DA VACINAÇÃO

15 questões relacionadas encontradas

Que vacinas O idoso acima de 60 anos deve receber?

Vacina de Herpes zoster – Deve ser administrada uma única vez em pessoas acima de 60 anos; Vacina de Difteria e tétano – Deve ser tomada a cada 10 anos.

Quais são as vacinas mais importantes no Brasil?

São elas:
  • BCG.
  • HPV (vírus do papiloma humano)
  • Pneumocócica, contra pneumonia.
  • Meningocócica C, contra meningite.
  • Febre Amarela.
  • VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite)
  • Hepatite B.
  • Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B-recombinante, Haemophilus influenzae b – conjugada e pertussis)

Quais são as vacinas da Covid que precisam de reforço?

Segundo o Governo, os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser usados na nova estratégia vacinal. Para a dose de reforço será utilizado o imunizante que estiver disponível no posto de saúde: Pfizer, Coronavac e AstraZeneca.

Quais são as vacinas que precisam de reforço Covid?

O reforço para a população adulta que se vacinou, no esquema primário, com Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac deve ser feito com as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

Deve-se aspirar vacina?

A aspiração é necessária quando o produto injetável é irritante ou muito espesso (o que não é o caso das vacinas) e pode causar prejuízos à saúde se chegar à circulação. Assim, é preciso certeza de que a ponta da agulha não se encontra dentro de um vaso sanguíneo.

O que significa aspirar no momento da injeção?

Todos que já fizeram um curso de injetáveis aprenderam que na via intramuscular devemos aspirar (puxar o êmbolo da seringa) antes de injetar o medicamento, para verificar se foi atingido algum vaso sanguíneo (WYNADEN et al., 2005).

O que acontece quando não tira o ar da seringa?

“Embolia gasosa é quando existe entrada de ar dentro do aparelho cardiovascular. Essa bolha de ar pode trafegar pelas veias até chegar no coração, e quando esse sangue vai para a região do pulmão, entupir todo o sistema, podendo causar diversos problemas, inclusive a morte”, disse Gomes.

Onde é a via subcutânea?

A injeção subcutânea é aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme. Ela é utilizada para a administração de medicamentos e vacinas que não causam irritação nos tecidos do corpo e precisam de uma absorção lenta e gradual.

Qual a diferença entre vacina intramuscular e subcutânea?

A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.

Qual é a via de administração da vacina VIP?

5) ESQUEMA, DOSE, VOLUME E VIA DE ADMINISTRAÇÃO

Intramuscular (IM) profunda no vasto lateral da coxa em crianças menores de 2 anos; em crianças acima de 2 anos pode ser utilizada a região do músculo deltoide. O volume correspondente a uma dose é 0,5ml.

Quem tomou AstraZeneca pode tomar Pfizer?

Já para quem foi imunizado com a AstraZeneca, a dose adicional será feita com Pfizer. A vacinação está acontecendo em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Mega postos, postos drive-thru e postos volantes.

Qual a vacina de reforço para quem tomou AstraZeneca?

Terceira dose da vacina AstraZeneca reforça anticorpos contra variante Ômicron. Compartilhar: Uma terceira dose da vacina AstraZeneca aumenta significativamente os níveis de anticorpos neutralizantes contra a variante Ômicron (B. 1.1.529), indica um novo estudo.

Quem não pode tomar a vacina AstraZeneca?

A quem não é recomendada a vacina? As pessoas que tenham história de reação alérgica grave a qualquer componente da vacina não a devem tomar. A vacina não é recomendada a pessoas menores de 18 anos, enquanto não houver resultados de outros estudos.

Quais vacinas são mais importantes?

  • Varíola. A primeira vacina de que se tem registro surgiu no final do século 18, para combater a varíola. ...
  • Febre Amarela. ...
  • DTP (difteria, tétano e coqueluche) ...
  • Poliomielite. ...
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ...
  • Meningite. ...
  • BCG. ...
  • Influenza.

Quais são as vacinas mais comuns?

Conheça as principais vacinas que os adultos precisam tomar:
  • Vacina da hepatite B. ...
  • Vacina contra a pneumonia. ...
  • Vacina da febre amarela. ...
  • Vacina da gripe. ...
  • Vacina contra o HPV. ...
  • Vacina contra herpes-zóster (cobreiro) ...
  • Vacina tríplice viral: sarampo, caxumba e rubéola. ...
  • Vacina da dengue.

Quais vacinas foram criadas pelo Brasil?

O Instituto Butantan é um grande aliado da imunização em massa no Brasil. Produtor de oito tipos diferentes de vacinas (contra raiva, HPV, Hepatite A, Hepatite B, Influenza Trivalente, H1N1, DTPa e Covid-19), é hoje o maior produtor de soros e vacinas da América Latina.

São vacinas disponíveis para pessoas com 60 anos ou mais além da vacina anual contra a gripe?

Essas incluem a vacina para hepatite A, febre amarela, vacina meningocócica conjugada e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Além destas, a vacina da COVID-19 também deve ser feita por todos os idosos.

Quem tem 60 anos vai tomar a vacina quando?

Com uma nova distribuição de vacinas Covid-19, o Ministério da Saúde iniciou o envio de doses para reforçar a imunização de pessoas com mais de 60 anos. De acordo com a pasta, serão destinados 785 mil imunizantes somente para esse grupo nos próximos dias.

Quais vacinas idoso tem que tomar?

Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês.

Artigo anterior
Qual o valor de uma planta arquitetônica?
Artigo seguinte
Porque fazer um ensaio fotográfico profissional?