Porque as criar um governo geral se já existiam as capitais hereditárias?

Perguntado por: Jéssica Carneiro  |  Última atualização: 3. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (72 avaliações)

Resposta. Resposta: Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.

Por que criar um Governo-Geral se já existia as capitanias hereditárias?

O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.

Qual foi o motivo da criação do Governo-Geral?

O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial. Sua implantação foi acompanhada de uma ordem para que uma capital fosse construída para a colônia.

Quais fatores explicam a criação do Governo-Geral?

Governo-Geral foi o modelo administrativo utilizado pela metrópole portuguesa para governar sua colônia na América após 1548. Os governos-gerais surgiram após o sistema de capitanias hereditárias mostrar-se incapaz de levar adiante a empresa açucareira que se iniciava no território onde hoje está o Brasil.

O que eram as capitais hereditárias e por que elas foram criadas?

Capitanias hereditárias foram a primeira tentativa da Coroa portuguesa de organizar a ocupação e colonização do Brasil. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania. Foram estabelecidas 14 capitanias hereditárias.

Capitanias Hereditárias em 3 minutos

35 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo do Governo-Geral?

O governo-geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o governo-geral.

O que foram as capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram implantadas a partir da década de 1530, na divisão da América Portuguesa em lotes de terra. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Cabral em 1500. Décadas depois implantaram as capitanias hereditárias.

Quem eram os donos das capitanias hereditárias?

Em geral, os donatários eram comerciantes ou pessoas que pertenciam à pequena nobreza de Portugal. A responsabilidade de desenvolver a capitania era exclusiva do donatário, que recebia o direito sobre o lote de terra a partir da Carta de Doação.

Por que o sistema de capitanias hereditárias não deu certo?

Resultado. Por vários motivos, as capitanias hereditárias duraram apenas 16 anos e fracassaram. O sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos e também com o abandono por parte de seus donatários. Os ataques indígenas também colaboraram para o fracasso, por que lutaram contra a invasão de suas terras.

Quais são as principais características do Governo-Geral?

Características do Governo-Geral

centralização administrativa; construção da primeira capital brasileira, Salvador; instalação dos primeiros engenhos de açúcar no litoral nordestino; criação dos primeiros cargos públicos, como capitão-mor, ouvidor-mor e provedor-mor.

Qual era a principal diferença entre o sistema de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias era um sistema de governo descentralizado, dividindo a região brasileira em 15 faixas de terra e o governo-geral foi um sistema centralizado de governo após o fracasso das capitanias e seus donatários.

Quando o Governo-Geral foi criado?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

Qual foi o objetivo da criação do Governo-Geral Assinale a alternativa correta?

Explicação: O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

Como foi feita a divisão das capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram uma forma de organização da colonização portuguesa no território brasileiro. O rei Dom João III dividiu o litoral brasileiro em capitanias e as doou a donatários que eram pequenos nobres portugueses.

Quais eram os direitos e deveres dos donatários das capitanias hereditárias?

Direitos e deveres

Tinham o dever de povoar, repartir as terras, entregar colonos, explorar economicamente recursos naturais, defender o seu território e manter ordem, aplicando justiça, sendo-lhes vedadas apenas as penas de talhamento de membros e de execução.

Que tipo de administração substitui as capitanias hereditárias?

Com o insucesso do sistema de capitanias hereditárias, o governo português se viu obrigado a reformular sua política de controle sob as possessões coloniais do Brasil. Em 1548, os governos gerais inauguraram uma nova forma de controle da metrópole portuguesa.

Qual foi a maior capitania hereditária do Brasil?

De todos os territórios Brasileiros que foram divididos em capitanias, o lugar onde se verificou maior desenvolvimento foi a região da Nova Lusitânia (correspondente aos atuais Estados de Pernambuco e Alagoas), seguido pela Capitania de São Vicente.

O que é o governador-geral?

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

Qual foi a primeira capital do Brasil é o primeiro governador-geral?

A primeira capital do Brasil, Salvador, foi assim estabelecida por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do país, sob ordens do rei de Portugal.

Quem foi o primeiro governador e quando a capitania passou a ser Estado?

Tomé de Sousa foi governador-geral do Brasil entre os anos de 1549 e 1553, sendo o primeiro a ser nomeado para essa função.

Quanto tempo durou o sistema de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias existiram até 1821. À medida que iam fracassando, voltavam às mãos da Coroa Portuguesa e eram redimensionadas, gerando novas estruturas de administração.

Artigo anterior
Qual a diferença entre sistema venoso profundo e superficial?
Artigo seguinte
Como tirar o som do teclado?