Porque a palavra pode tem acento?

Perguntado por: Alice Bianca de Pinto  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (21 avaliações)

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Pode e pode acento?

“Pôde” e “pode”: ambas são corretas

Assim sendo, “pôde” e “pode” existem na Língua Portuguesa, mas devem ser utilizados de maneiras diferentes. “Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.

Pode com acento?

Pode e pôde: Acordo Ortográfico

Já se escrevia assim e devemos continuar escrevendo dessa forma. Embora alguns acentos diferenciais tenham sido abolidos, o acento circunflexo existente na forma verbal pôde deverá ser mantido, para diferenciarmos a forma verbal pôde da forma verbal pode.

Qual é a diferença entre pôde e pode?

Pôde – “Pôde”, com acento circunflexo no “o”, indica que a ação foi tomada e concluída no passado. Trata-se da forma da 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo “poder”. ... Pode – A forma “pode”, sem acento circunflexo no “o”, indica que a ação ocorre no momento em que se fala.

Qual é a diferença entre POR e por?

E falando em verbo “pôr”, outra dúvida que sempre temos é quando usar por e pôr, com e sem acento circunflexo. ... Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.

Acentuação Como Usar - Novo Acordo Ortográfico - Regras de Acentuação Aula Grátis de Português

22 questões relacionadas encontradas

Qual o correto por ou por?

Resposta: de acordo com a Nova Ortografia (ou "Novo Acordo Ortográfico"), tanto por (sem acento) quanto pôr (com acento) estão corretos. A diferença é que "por" é uma preposição, enquanto que "pôr" é um verbo (com o mesmo sentido de "colocar").

Porque é por quê?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Fez o que pôde?

Presente do indicativo. Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Passado (ou pretérito) perfeito do indicativo. Embora a semântica deva ser considerada, a grafia precisa ser diferenciada: 'Hoje, ele faz o que pode'; 'Ontem, ele fez o que pôde'.

Qual a diferença entre poder e puder?

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder. ... Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado: - Vou acabar de estudar para depois poder sair.

Qual é o significado da palavra podem?

1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).

Como usar a palavra pode?

Quando usar 'pode'

A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

Pode-se com ou sem hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

Pode palavra?

Significado de Pode

substantivo deverbal Ação de poder, de ter capacidade, direito ou autoridade para conseguir ou para realizar alguma coisa: ele não pode fazer este trabalho; ele tem todas as condições necessárias e pode se candidatar ao emprego.

Pode ou Pode-se?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?

Qual a diferença entre forma e forma?

Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). ... Contudo, segundo o atual acordo ortográfico, o acento diferencial passou a ser facultativo, ou seja, podemos escrever fôrma ou forma (ô) para indicar um molde ou recipiente.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quem puder ou quem puder?

Puder é a forma do verbo no futuro do subjuntivo: quando eu puder; ... quem puder; assim que puder.

Quem puder ir?

As duas formas poder ir e puder ir estão corretas na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as construções “poder ir” e “puder ir” são válidas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. ... Se não puder ir, eu vou cancelar. Aconselho quem puder ir, que vá!

Qual a forma correta de se falar?

Como garantir a fala correta em qualquer situação
  1. Pense antes de falar. ...
  2. Estude a norma culta portuguesa. ...
  3. Leia livros de diversos gêneros. ...
  4. Pratique o discurso na frente do espelho. ...
  5. Faça exercícios vocais. ...
  6. Treine a escrita em situações cotidianas. ...
  7. Ouça com atenção. ...
  8. Concentre-se enquanto você fala.

Qual é o plural de crer?

Eles CRÊM ou CRÊEM ou CREEM? Segundo o novo acordo ortográfico certo é CREEM. Os verbos derivados do grupo CRÊ-DÊ-LÊ-VÊ seguem esta regra: eles descreem, releem, preveem...

Qual a diferença entre podia e poderia?

A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante. ... A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.

Porquê ou por quê pergunta?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Porquê ou por quê exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Quando se deve usar crase?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quando se usa o por?

Por ou pôr
  1. As palavras por e pôr, com e sem acento circunflexo, existem na língua portuguesa e estão corretas. ...
  2. Por é uma preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante,...
  3. Pôr é um verbo, sinônimo de: colocar, botar, inserir, fixar,...
  4. Exemplos com a preposição por:
  5. Exemplos com o verbo pôr:

Artigo anterior
O que é bom para aquecer o corpo no inverno?
Artigo seguinte
Como vestir um bebê de acordo com o clima?