Qual a mudança que ocorreu no novo acordo ortográfico em relação ao uso do trema?

Perguntado por: Enzo Eduardo Macedo Ribeiro  |  Última atualização: 23. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

4. Uso do trema. O trema foi eliminado da forma padrão da língua portuguesa segundo o novo acordo. Antes, o correto era utilizá-lo sobre a letra “u”, em palavras como linguiça, tranquilo, bilíngue, consequência, entre outras.

Como ficou o uso do trema com o novo acordo ortográfico?

Com isso, as palavras que levam o trema ficam assim: aguentar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, delinquente, equino, frequência, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, etc. A única exceção do uso do trema será para os nomes próprios estrangeiros e seus derivados, como Hübner, Müller, etc.

Como a reforma ortográfica afetou o trema?

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa.

O que mudou com o novo acordo ortográfico?

A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.

Quais foram as mudanças do novo acordo ortográfico?

Dentre as principais alterações, temos a retirada do trema e do acento diferencial em alguns casos, as mudanças de acentuação em ditongos, as mudanças no uso do hífen e o acréscimo das letras k, w e y ao alfabeto.

Novo Acordo Ortográfico | Parte 1 [Prof Noslen]

20 questões relacionadas encontradas

Quais palavras perderam o trema?

Todas sem trema: aguentar, arguir, arguição, averiguemos, apaziguemos, bilíngue, cinquenta, consequência, consequente, delinquência, delinquente, deságue, enxágue, frequência, frequente, linguiça, pinguim, quinquagésimo, quinquênio, quinquenal, sagui, sequência, sequestro, tranquilo.

Quando o trema saiu da língua portuguesa?

Em 29 de setembro de 2008, o Acordo Ortográfico de 1990 - e todas mudanças implementadas, dentre elas a abolição do trema - foi posto em vigor através do Decreto 6.583/2008, com a implementação de um prazo de transição de quatro anos, entre 1 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012.

O que é trema na língua portuguesa?

Lembremo-nos sempre de que o trema não é um acento e sim um sinal gráfico, apesar de estar na sequência da acentuação no acordo ortográfico. Este sinal é chamado de diérese, que significa a separação de duas vogais adjacentes em sílabas diferentes.

O que perdeu o acento?

Palavras que perderam o acento com o novo acordo ortográfico
  • Paroxítonas com os ditongos “oi” e “ei” ideia. ...
  • Paroxítonas com o “u” e “i” tônicos após ditongo. feiura. ...
  • Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)” voo. ...
  • Palavras que não possuem mais acento diferencial. pára (verbo) e para (preposição) ...
  • Presente do indicativo.

O que houve com a trema?

Com a última Reforma Ortográfica, o Trema não mais existe em palavras de origem portuguesa. Confesso: tenho saudade do sinalzinho! Com sua extinção, pode haver confusão, principalmente perante palavras pouco conhecidas, na distinção entre a letra U pronunciada e a letra U não pronunciada.

Quais as vantagens do novo acordo ortográfico?

Diplomaticamente, facilitará o trânsito de documentos nas embaixadas brasileiras e nos organismos internacionais, que sempre tiveram de ser redigidos em duas versões porque a língua portuguesa ainda tem duas ortografias (a brasileira e a lusitana).

Tem trema?

Com o novo acordo ortográfico o trema deixou de existir em todas as palavras da língua portuguesa. Se você se preocupava em escrever linguiça ou pinguim com os dois pontos em cima do u, esqueça.

Quem criou o trema?

No francês começou a ser usado no século XVI, e mantém-se até hoje. Aparece por exemplo em palavras como maïs ('milho), para indicar que o a e o i são pronunciados em duas sílabas (/ma.is/) e não num só som como em mais ('mas', pronunciado /mɛ/). (Tréma na Wikipedia em francês.)

Como colocar o trema?

Pressione a tecla Alt; Mantenha a tecla Alt pressionada e digite o código numérico correspondente ao caractere com trema. Por exemplo, para digitar a letra "ü", você deve pressionar Alt e digitar o código 0252; Após digitar o código numérico, solte a tecla Alt e o caractere com trema será inserido.

Qual é o objetivo da reforma ortográfica?

No último dia 1º de janeiro entrou em vigor no Brasil o novo acordo ortográfico, tendo como objetivo padronizar a ortografia e facilitar a comunicação entre os países que tenham como idioma oficial a língua portuguesa.

Quando cocô deixou de ter acento?

Esta distinção já não aparece no Vocabulário da Academia Brasileira de Letras de 1998. No futuro, o acordo de 1990 deixa o acento nesta palavra à opção.

Quais as mudanças que a língua portuguesa sofreu até os dias de hoje?

As principais mudanças na língua aconteceram na acentuação, no hífen, no trema e no alfabeto. Acentuação: - Os ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba) abertos éi, ói, e éu não são mais acentuados em paroxítonas (continuam acentuados em monossílabos e em oxítonas ).

Que mudanças ocorreram com as palavras após o uso dos prefixos?

Palavras derivadas com prefixo também levam hífen em situações específicas. Exemplos: anti-higiênico, co-herdeiro, pré-história, super-homem.

O que mudou para o português brasileiro a partir do novo acordo ortográfico da língua portuguesa que foi assinado em 1990?

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

Como se escreve enjoo no novo acordo ortográfico?

Como se escreve: enjôo ou enjoo? Antes das novas regras ortográficas, de fato, escrevia-se enjôo. Porém, depois da reforma, a regra dos hiatos terminados em –oo(s) e –eem acentuados foi abolida. Então, enjoo não tem mais acento.

Como se escreve Melancia na nova ortografia?

Como se escreve melancia? Quando bater aquela dúvida se melancia tem acento ou não, saiba que ela está livre do acento circunflexo. Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento.

Qual é o acordo ortográfico mais recente?

O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016. Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa.

Quanto ao sinal gráfico trema é correto afirmar que?

Resposta. O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.

Artigo anterior
Quais são os direitos do PcD?
Artigo seguinte
Como escrever palavras abreviadas?