Por que o cálculo do Índice de Massa Corporal IMC não é indicado como método avaliativo para crianças e adolescentes *?

Perguntado por: Raúl Matheus Lima de Lima  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)

No caso de crianças e adolescentes esse cálculo é um pouco mais complexo e difere dos adultos, pois leva em consideração a idade. No entanto, esse método apresenta limitações, pois muitos fatores influenciam no peso: características biológicas e fisiológicas, gênero, idade, etnia.

Por que o cálculo do Índice de Massa Corporal IMC não é indicado como método avaliativo para crianças e adolescentes?

Com a idade, a gordura corporal aumenta, mas a massa magra diminui. Quando avaliamos apenas o peso e a altura, não conseguimos verificar essa diferença das proporções, o que pode gerar um resultado errôneo.

Porque o IMC não é indicado para avaliar dados nutricionais?

Porém, o IMC não é um indicador considerado fidedigno na classificação do estado nutricional, por não fornecer dados relacionados à composição corporal, deste modo, o mesmo não diferencia tecido adiposo de massa muscular, o que pode resultar muitas vezes em uma classificação errônea, mascarando risco de problemas ...

Porque não podemos utilizar o IMC para avaliação de atletas fisiculturistas?

Conclui-se que o IMC não é um parâmetro adequado para avaliação da composição corporal de fisiculturistas, devido à elevada quantidade de massa magra.

Quando não é indicado calcular o IMC?

Vale lembrar que esse cálculo não é válido para idosos, crianças, atletas halterofilistas e grávidas, que têm condições específicas de massa corporal. Além disso, o IMC não é indicado para situações de desnutrição, edemas, ascite e doentes acamados.

ENEM 2011 Matemática #14 - Cálculo do IMC e IAC com Números Decimais

39 questões relacionadas encontradas

Quais as desvantagens do uso do cálculo do IMC?

Vantagens e desvantagens desta forma de medição

No que se refere a desvantagens, estas são as mais apontadas: - Não tem em consideração o género e as mulheres têm mais gordura corporal. - É de baixa precisão para as crianças. - Não tem em consideração o peso em massa muscular.

Quando o IMC é considerado perigoso?

Pessoas com IMC menor do que 18,5 são consideradas como abaixo do peso ideal; com IMC de 25 a 30, com sobrepeso; e com IMC acima de 30, como obesas. O IMC estipulado como adequado é de 18,5 a 25. No novo estudo, os pesquisadores revisaram 51 pesquisas que associaram o IMC e o risco de morte por qualquer causa.

Por que o IMC não é aconselhável para certos grupos de pessoas como atletas e gestantes?

"O cálculo do IMC não é indicado para pacientes oncológicos, gestantes e atletas. No caso dos esportistas, não é interessante, pois tais indivíduos possuem um peso maior por conta do ganho de massa muscular. Sendo assim, os parâmetros para desportistas são outros. No caso de crianças, há outros gráficos.

Qual IMC ideal para um atleta?

E um menor índice de massa corporal parece cada vez mais importante à medida que as distâncias das corridas aumentam: um estudo de 2004 descobriu que o IMC ideal para corredores masculinos de 800m foi entre 20 e 21, enquanto cai entre 19 e 20 para corredores de 10K e maratonistas.

Por que o IMC é falho?

Apesar de ser o índice mais utilizado, o IMC apresenta algumas falhas. O principal problema é que ele não indica a distribuição da gordura no corpo, um fator primordial para avaliar o sobrepeso. Além desse problema, o IMC não consegue indicar a relação entre massa gorda e magra.

Quando o resultado do IMC não é o ideal existem alguns cuidados principalmente com a alimentação justifique?

Para melhorar o Índice de Massa Corporal é preciso aprender a se alimentar melhor. Nada de restringir a alimentação por si, escolhendo sopas, shakes ou chás milagrosos. Nada de se restringir a comer somente proteínas e limitar os carboidratos.

Porque o IMC é utilizado por muitos profissionais de saúde?

INTRODUÇÃO: O índice de massa corporal (IMC) é amplamente utilizado por profissionais de saúde na avaliação do estado nutricional e do risco de mortalidade. No entanto, esse índice não fornece informações sobre a distribuição e a proporção da gordura corporal.

Por que o IMC é importante?

Além da circunferência da cintura, o Índice de Massa Corporal (IMC) também é um importante indicador de saúde. Ele é um padrão internacional para medir o grau de obesidade, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades, como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

Qual o método mais indicado para avaliar a composição corporal?

A Densitometria por emissão de raios x de dupla energia (DXA) é considerada o método padrão ouro para avaliação da composição corporal. É um exame rápido (dura entre 10 e 20 minutos) e com alta precisão.

Qual o melhor método para avaliação da composição corporal?

A antropometria é o método mais utilizado para a avaliação da composição corporal, por ser de baixo custo, não invasivo, universalmente aplicável, e com boa aceitação pela população (3).

Quais são os métodos de avaliação da composição corporal?

Existem várias técnicas para realizar a avaliação de composição corporal:
  1. Pesagem hidrostática;
  2. Raio-X;
  3. Condutividade elétrica corporal ou Bioimpedância;
  4. Ultrassom;
  5. Tomografia computadorizada;
  6. Plestimografia com ar;
  7. Entre outros.

Qual o peso ideal para um maratonista?

O corpo do corredor

Uma curiosidade, as corredoras de elite tem uma estatura em relação a média maior do que os corredores masculinos. E eles são leves, muito leves. O recordista mundial da maratona Haile Gebrselassie da Etiopia, pesa apenas 52kg e a recordista mundial dos 5.000m, Tirunesh Dibaba, pesa espantosos 43kg.

Qual é o peso ideal para um jogador de futebol?

O cálculo neste caso para uma jogadora que tenha 1,70 metros de altura, deveria ter um peso de aproximadamente 59 quilos. Esportista com contextura magra, deveria pesar uns 53 quilos, enquanto que uma jogadora com maior massa muscular deveria pesar 65 quilos como máximo.

Quais as limitações do uso do IMC para a avaliação da adiposidade corporal?

(1986) enumeraram três limitações para o uso do IMC: a correlação com a estatura (que apesar de baixa ainda é significativa), com a massa livre de gordura (principalmente nos homens) e com a proporcionalidade corporal (relação tamanho das pernas/tronco), o que, segundo os autores, poriam em risco a utilização do IMC ...

Como saber se meu IMC é maior que 40?

Classificação do IMC
  1. Abaixo do peso: IMC abaixo de 18,5.
  2. Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9.
  3. Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9.
  4. Obesidade Grau I: IMC entre 30 e 34,9.
  5. Obesidade Grau II: IMC entre 35 e 39,9.
  6. Obesidade Grau III: IMC acima de 40.

O que significa IMC 15?

IMC - Classificação do IMC:

16 a menor que 17 - Magreza moderada. 17 a menor que 18,5 - Magreza leve. 18,5 a menor que 25 - Saudável. 25 a menor que 30 - Sobrepeso.

Quais são as consequências da obesidade para a saúde?

Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos.

Qual a diferença entre o IMC e o IAC?

2. Qual a diferença entre o IAC e o IMC? Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), considerado um método prático, barato e geralmente utilizado para diagnóstico de gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso.

Artigo anterior
Onde o funk faz mais sucesso?
Artigo seguinte
Como diminuir o índice glicêmico do pão?