O que é uma boa argumentação?

Perguntado por: Yara Cristiana Simões Correia Machado  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela. Para que você faça uma boa argumentação, é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos.

O que é um bom argumento?

Porém, para o argumento ser bom é necessário algo mais. Além de conclusão e premissas, são indispensáveis mais três condições: As premissas do argumento devem ser verdadeiras ou pelo menos aceitáveis para uma pessoa razoável. As premissas devem oferecer informações relevantes para justificar a conclusão.

Como se faz uma boa argumentação?

Dicas para fazer uma boa argumentação
  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

Como começar a escrever um texto argumentativo?

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo
  1. O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  2. Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  3. Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  4. O objetivo é convencer o leitor.

O que é argumentação exemplos?

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

COMPETÊNCIA 3: ARGUMENTAÇÃO | Prof. Romulo Bolivar

33 questões relacionadas encontradas

Como eu sei se um argumento é bom ou ruim?

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

O que é um argumento em um texto?

Argumentação é um recurso da linguagem usado na defesa de um ponto de vista acerca de um assunto em situações de debate e discussão de ideias. Os debates formais, ou mesmo os informais, exigem uma ótima capacidade argumentativa por parte dos participantes.

Quais são os tipos de argumentos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Como classificar um argumento?

Os argumentos podem ser válidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser válidos, com premissas falsas e conclusão falsa. Os argumentos podem ser válidos com premissas falsas e conclusão verdadeira. Os argumentos podem ser inválidos com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira.

Como identificar os argumentos de um texto?

No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).

Como encontrar os argumentos de um texto?

O texto dissertativo-argumentativo é requisitado em diversas provas importantes, como o Enem. O texto dissertativo-argumentativo é um gênero discursivo muito comum em provas de vestibular, como a Fuvest, e no Enem. Em resumo, trata-se de uma produção em que um autor defende seu ponto de vista por meio de argumentos.

Quais são os tipos de argumentos e exemplos?

Tipos de argumentos
  1. Argumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ...
  2. Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ...
  3. Argumentação por comparação. ...
  4. Argumento por causa e consequência. ...
  5. Argumento por exemplificação. ...
  6. Argumento por enumeração.

O que são argumentos em uma redação?

Argumentar na redação é uma forma de validar a tese – ou seja, a ideia principal defendida pelo autor do texto. Sendo assim, existem algumas maneiras de construir esses argumentos de forma que eles contribuam para a validação da tese.

O que é um argumento ruim?

Um argumento é ruim quando suas premissas n˜ao s˜ao suficientes para garantir a conclus˜ao. Se admitimos que Sócrates é homem (o que é verdadeiro) e que se ele é homem, ent˜ao ele é mortal (o que é verdadeiro), n˜ao há outra possibilidade, temos que concluir que Sócrates é mortal (o que é verdadeiro).

Como dar um exemplo na redação?

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Como usar um exemplo em uma redação?

Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça que um ou dois exemplos já são mais suficientes para sua redação. Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá.

Como identificar a tese e os argumentos de um texto?

A tese refere-se à ideia principal do texto, que vai conduzir toda a argumentação e refletir o que vai ser defendido nele. Ela deve ser explícita e apresentar um ponto de vista, ou seja, o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto, porém sem marcar sua opinião de forma pessoal.

Quais textos são argumentativos?

Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha crítica, a carta de solicitação/de reclamação, a carta de leitor.

Como é a estrutura de um texto argumentativo?

A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem.

O que são argumentos dentro de um texto científico acadêmico?

O argumento, por sua vez, é a explicitação dessa conclusão, explicando as razões (justificativas) que guiaram o processo de inferência. Para leitores mais próximos à filosofia, percebem que estou chamando de justificativa o que normalmente chamamos de premissas.

Como saber se um argumento é válido ou inválido?

Verdade e validade

Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.

Quando um argumento é considerado válido?

Definição. Um argumento é válido se, e somente se, todas às vezes que suas premissas são verdadeiras, sua conclusão também o é. A partir dessa definição podemos estabelecer o seguinte método. (2) há um caso (linha da tabela-verdade) com premissas verdadeiras e conclusão falsa e, portanto, o argumento não é válido.

Qual a diferença entre um argumento válido é correto?

Um argumento é formado por um conjunto de proposições das quais uma é a conclusão e as demais são premissas. Um argumento é válido quando é possível justificar adequadamente a conclusão através das premissas e é correto quando, além de ser válido, também possui premissas verdadeiras.

Como saber a validade de um argumento?

Assim, para verificar se o argumento é válido, basta checar se sua forma condicional é uma tautologia (ou seja, verificar se a conclus˜ao é consequência lógica das premissas).

Artigo anterior
Quais são os direitos e deveres de uma recepcionista?
Artigo seguinte
É um sistema eletricamente neutro?