Por que não bater?

Perguntado por: Simão Miguel Almeida  |  Última atualização: 9. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)

Bater aumenta as chances de comportamentos graves no médio e longo prazo. Crianças que apanham têm mais chance de se tornarem adolescentes e adultos que utilizam drogas ilícitas, tentam ou cometem suicídio. Muitas vezes, pais e mães batem porque não conhecem outras formas de educar.

Por que bater não educa?

Bater pode ser uma experiência traumática para a criança não apenas pela dor física que impõe, mas principalmente porque coloca em risco a credibilidade depositada por ela nos pais, que é a base para sentir-se amparada e segura.

O que a Bíblia fala sobre bater?

"Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo" (Provérbios 13.24). Castigar com vara não é bater com raiva, não é descontar a frustração, não é sucumbir ao desespero. Castigar com vara não é dominar pelo medo, alimentado pelo grito ou pela violência física.

Por que não bater no meu filho?

Mas existem outros motivos pelos quais ninguém deveria pensar em bater em uma criança: Bater é uma forma física de violência (existem outras formas de violências emocionais). Quando se bate em um filho estamos ensinando a ele que ser agressivo quando algo foge ao nosso controle é normal.

É possível educar sem bater?

A boa notícia é que existem alternativas ao castigo físico e elas são verdadeiras benéficas para o desenvolvimento das crianças. De acordo um estudo americano, quando uma criança é criada sem violência, ela se desenvolve com melhor comportamento do que aquelas que sofreram algum tipo de agressão.

NÃO BATER: histórias sociais animadas!

40 questões relacionadas encontradas

Como criar sem bater?

Os pais precisam ser modelos para a criança e ensiná-la a agir sem violência. Para isso, é necessário agir com respeito, tranquilidade e transmitir bons valores por meio de seus atos. Além disso, “se a criança for provocada por algum colega, ensine-a a chamar um adulto e não a bater em quem a provocou”.

Qual o nome da educação sem bater?

Desse modo, a educação positiva tem foco na autonomia da criança, no afeto, na compreensão e no respeito.

O que a criança sente quando apanha?

A criança que apanha também pode ter dificuldades para respeitar autoridades e receber ordens, já que era controlada pela força física. Ela obedecia para não apanhar ou somente depois de levar uns tapas. Assim, na ausência do castigo físico, perde as referências de até onde pode ir.

O que a Bíblia fala sobre bater nos filhos?

Quem poupa a vara, odeia seu filho; e quem o ama, castiga-o na hora. precisa.

O que a psicologia diz sobre bater nos filhos?

A revisão, publicada na revista científica The Lancet, concluiu que punições físicas como palmadas são “prejudiciais ao desenvolvimento e ao bem-estar das crianças”, disse a autora Elizabeth Gershoff, professora de desenvolvimento humano e ciências da família na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

Como repreender sem bater?

Os 10 passos para educar as crianças sem bater nem humilhar
  1. Imitação. ...
  2. Ter limites na hora de impor normas às crianças. ...
  3. Explicar as consequências das condutas. ...
  4. Ouça o seu filho. ...
  5. Prestar atenção. ...
  6. Reforçar seus comportamentos positivos. ...
  7. Ignorar um mau comportamento. ...
  8. Estar preparado para o confronto.

O que Jesus fala sobre brigar?

Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele.

Qual a forma correta de repreender um filho?

Fale de forma firme olhando nos olhos do seu filho, dizendo o que ele fez de errado e, se necessário, aplique alguma consequência. Muito cuidado nesse momento para não parecerem agressivos e ofender ou ameaçar a criança! Nessas ocasiões, procure ser objetivo em sua orientação, sem dar espaço para bate-boca ou sermões.

Pode dar tapa no filho?

Bater em crianças: uma covardia oriunda de uma má interpretação bíblica. Temos, em nosso ordenamento jurídico, uma lei que proíbe que crianças apanhem. Trata-se da lei 13.010. Segundo essa lei, que alterou o ECA, a criança e o adolescente tem o direito de ser educados sem…

O que acontece quando a gente bate na criança?

Porque bater em crianças ensina-lhes que é aceitável bater nos mais pequenos e mais fracos. Quando adultos, aumenta a probabilidade de que batam também nos seus parceiros. As palmadas impedem o desenvolvimento moral, socioemocional e até cognitivo das crianças.

É crime dar chinelada no filho?

Muitas mães aqui defendendo bater, dar chinelada e castigar fisicamente os filhos. Isso, além de anti ético, imoral e assustador É CRIME!!!

O que significa castigar com vara na Bíblia?

Um dos fatores também a ser levado em conta com uso desse termo vara é que a correção (a disciplina) não é algo agradável, algumas vezes pode ser até doloroso, mas extremamente necessário para uma boa educação. A vara é um símbolo de castigo (Provérbios 22:15).

É bom corrigir e disciplinar a criança?

É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha. Quando os maus estão no poder, o crime aumenta; mas as pessoas honestas viverão o suficiente para ver a queda dos maus.

Como os pais devem corrigir os filhos segundo a Bíblia?

É importante lembrar que cada membro da família é um filho de Deus. Os pais devem tratar os filhos com amor e respeito, sendo firmes, mas bondosos com eles. Os pais devem entender que algumas vezes as crianças fazem escolhas erradas, mesmo depois de haverem sido ensinadas acerca da verdade.

O que fazer quando filho apanha?

O que fazer se seu filho está sofrendo bullying na escola?
  1. 1 – Converse com a criança ou adolescente. ...
  2. 2 – Procure a escola. ...
  3. 3 – Dê orientações para seu filho sobre como reagir. ...
  4. 4 – Procure a ajuda de um psicólogo ou psicopedagogo.

Como saber se a criança está com trauma?

Respostas comuns ao trauma entre crianças
  1. Apegar-se aos pais ou cuidadores.
  2. Chorar com frequência.
  3. Ter acessos de raiva e ser irritável.
  4. Queixar-se de problemas físicos, como dores de estômago ou de cabeça.
  5. De repente, voltar a ter comportamentos como urinar na cama e chupar o dedo.

Como saber se a criança tem algum trauma?

As crianças podem perder o interesse nas suas atividades habituais, afastar-se das pessoas e se preocupar com a possibilidade de morrer cedo. As crianças podem também se sentir culpadas por terem, por exemplo, sobrevivido quando outros não sobreviveram ou porque não fizeram nada para impedir o que aconteceu.

Como fazer a criança obedecer sem precisar gritar?

Como educar meu filho sem precisar gritar?
  1. Fale olhando nos olhos.
  2. Verifique se a criança compreendeu o seu pedido.
  3. Atente para a forma como você fala.
  4. Faça o pedido de forma positiva.
  5. Reflita antes de responder “NÃO”

Como impor limites aos filhos?

Obrigado.
  1. Crie uma rotina. Crie um horário semelhante todos os dias e seu filho se acostumará com a rotina. ...
  2. Explique a razão por trás de suas regras. ...
  3. Dê consequências. ...
  4. Dê forma ao comportamento um passo de cada vez. ...
  5. Elogie o bom comportamento. ...
  6. Ensine habilidades de resolução de problemas. ...
  7. Seja um modelo de autodisciplina.

Como educar sem colocar de castigo?

«Tente identificar a razão que está por detrás do comportamento, para depois atuar de forma positiva e efetiva. Mostre compreensão e, ao mesmo tempo, seja firme. Tente fazer com que a criança entenda que agiu de forma errada, levando-a a propor uma solução respeitosa para todos, para que a situação não se repita.»

Artigo anterior
Onde se originou a matemática?
Artigo seguinte
Tem eclipse na Lua hoje?