Por que na resposta é separado?

Perguntado por: Gaspar Sérgio Lourenço Almeida Nascimento  |  Última atualização: 17. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Porque ou porquê ou por quê?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Qual a diferença entre os 4 Porquê?

Por que: Pergunta, Porque: Resposta, Por quê: Fim da frase e Porquê: Substantivo.

Porque no meio da frase de resposta?

“Porque”, escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele tem a função de uma conjunção coordenativa explicativa ou subordinativa causal. Pode ser substituído pelas expressões “para que” e “uma vez que” ou por palavras, como “pois”.

Qual o sentido do por que separado?

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

"Porque" ou "Por que"? Junto ou separado?

20 questões relacionadas encontradas

Por que exemplos?

Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?

Como por exemplo?

Quando se usa por exemplo? Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

Por quê ou por que sozinho?

A forma correta é sozinho.

Por que dê motivo?

Porque: usado para indicar o motivo, a razão de algo, geralmente em frases declarativas. É uma conjunção. Porquê: usado como sinônimo de “motivo”. É um substantivo.

Porque em uma frase?

Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos: Não viajei porque não tinha dinheiro.

Por que não Ou por que não?

O certo é/seria: ''E por que não?'' ou ''E porque não?'' ? - Quora. No português brasileiro, para além das orientações de "por que" para perguntas e "porque" para respostas, considere o seguinte: Sempre que puder substituir por por qual razão/motivo, será POR QUE — separado e sem acento.

Como saber se a frase está correta?

Como saber se a frase está correta
  1. Verifique a concordância verbal e nominal. A concordância verbal e nominal é um dos aspectos mais importantes da gramática. ...
  2. Analise a pontuação. ...
  3. Observe a estrutura da frase. ...
  4. Consulte um dicionário ou gramática. ...
  5. Peça a opinião de outra pessoa.

Como se acentua Porquê?

Usamos PORQUE (junto e sem acento circunflexo) quando introduzimos uma explicação e uma causa. Possui valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. Em suma: Usamos Por que e por quê em perguntas, o primeiro, no início e no meio e, o segundo, com acento, no final e sozinho.

Por que sozinho e com acento?

A forma correta é sozinho. É uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba. Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico, logo sozinho não é acentuada.

Qual a classe gramatical do por quê?

Sabe se que: O "porque" é uma conjunção causal; O "porquê" é um substantivo; E o "por que" um advérbio interrogativo de causa.

Por quê ou porquê atividade?

Porque é usado nas respostas. É sinônimo de pois, visto que, uma vez que. Por que é usado com intenção interrogativa, principalmente no início das perguntas. É sinônimo de por que motivo ou por que razão.

Vai vírgula após Porém?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Pode colocar vírgula depois de Porém?

"O encontro foi um desastre. Nada se pode concluir do ocorrido, porém.'' Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.

Tem vírgula em por exemplo?

Devem ser separadas por vírgulas expressões como: além disso, por exemplo, ou melhor, inclusive, isto é, ou seja, a saber, aliás, com efeito. Exemplo: Eu não gostaria de ir a casa dele porque ele me trata mal e, além disso, não vai poder nos ajudar!

Por que no início da frase?

Quando pensamos no por que interrogativo ele aparece no início da frase. Para facilitar o entendimento, ele pode ser substituído pelas seguintes expressões: por que motivo, por qual motivo, por que razão, por qual razão. Sendo assim, sempre que você conseguir fazer essa relação, deverá utilizar essa forma de escrever.

Como usar o que é o quê?

Quando se usa o “que”?
  1. No papel de advérbio, “que” intensifica o sentido do adjetivo ou do advérbio. ...
  2. No papel de conjunção, “que” pode relacionar tanto orações coordenadas (independentes) como orações subordinadas (dependentes). ...
  3. No papel de preposição, “que” liga dois verbos que compõem uma locução verbal.

Porque é um advérbio de?

A palavra porque também é advérbio interrogativo depois do advérbio eis em frases do tipo destas: «Eis porque havemos de ser tolerantes.» «Eis porque não concordo contigo.»

Porque interrogativo direto?

Usa-se por que (separado e sem acento): a) Nas frases interrogativas, diretas ou indiretas, no início ou meio da frase: Por que ela não veio? (interrogativa direta). Não sei por que ela não veio.

Onde se deve colocar a vírgula?

O uso da vírgula é muito comum na língua portuguesa, mas não está associado à respiração durante a leitura. Há regras específicas para seu uso, indicando leves pausas, mas também o destaque e a separação de algumas palavras ou de alguns termos entre as orações.

Artigo anterior
Porque o embolso esfarela?
Artigo seguinte
Tem problema malhar depois de fazer exame de sangue?