Porque é perigoso jogar água em um incêndio elétrico?

Perguntado por: Paulo Sebastião Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

A água é um condutor natural de eletricidade e, se você jogar água em um incêndio elétrico, poderá levar um choque ou ser eletrocutado. Além disso, a água pode permitir que o fogo se espalhe conduzindo eletricidade por toda a casa e potencialmente inflamando materiais inflamáveis.

Por que é perigoso jogar água em um incêndio elétrico?

“[O volume de água] sempre vai fragilizar a estrutura, vai causar danos, mas se tiver algum efeito será no sentido de absorver calor, evitar ​​a propagação do fogo”, diz Berto.

O que acontece se jogar água na rede elétrica?

"Religar a energia com água nas tubulações é extremamente perigoso, podendo inclusive ocasionar choques graves. Por isso, se tiver dúvidas, procure por um eletricista de confiança”, explica Mollica.

Pode apagar fogo elétrico com água?

O primeiro impulso ao ver fogo é imediatamente jogar água para apagar, entretanto, em casos de incêndios elétricos, isso só vai piorar a situação e pode causar choques fatais. Para esse tipo de incêndio, o mais recomendado são os extintores secos, com dióxido de carbono, conhecidos como Tipo C.

Pode jogar água em eletricidade?

Quando um equipamento cai na água, ele pode sofrer uma pane elétrica, ocasionando um curto-circuito, um choque elétrico e, até mesmo a morte. Por isso, nunca devemos misturar água com eletricidade.

incêndio em rede elétrica não pode ser combatido com água.wmv

17 questões relacionadas encontradas

Pode jogar água na tomada?

Não, nunca se deve utilizar uma tomada molhada pois o risco de sofrer uma descarga elétrica é muito grande podendo inclusive levar à morte. Caso seja muito necessario aconselho seguir os seguintes passos: ... Desligue novamente o disjuntor e reinstale a tomada. Religue o disjuntor e pode usar a tomada.

O que acontece se o disjuntor molhar?

A presença de umidade pode aumentar rapidamente a corrente em um circuito, o que na maioria dos aparelhos modernos causará um curto circuito assim que o fusível for queimado. No entanto, caso um fusível não esteja presente, o fio aquecerá e um incêndio poderá ser iniciado.

Como apagar fogo de eletrônicos?

· Se o fogo se encontra concentrado apenas no aparelho, pode-se abafá-lo com uma manta ou toalha. O uso do água só deve ser feito se o aparelho já tiver sido desligado da rede de energia. Lembre-se que uma grande quantidade de água pode fazer mais estragos que o fogo.

Como apagar fogo ? por eletricidade?

Por outro lado, se cortar a energia não for o suficiente, use um extintor Classe C. Puxe o pino e aponte para a base do fogo, segurando a alavanca para baixo. Assim, à medida que as chamas forem diminuindo, aproxime-se da fonte e continue borrifando até apagar completamente o incêndio elétrico.

O que deve ser feito para apagar o fogo?

Use bicarbonato de sódio ou sal sobre chamas relacionadas com gordura.
  • Você também poderá usar um extintor de incêndio nessa situação. Ele funcionará especialmente bem. Fique a uma distância segura da gordura e acione o extintor.
  • Nunca utilize água ou farinha nesse caso. A farinha pode piorar o fogo.

Pode molhar fio?

A fiação elétrica na maioria das casas é projetada para ficar em ambientes secos. Apesar da proteção de plástico ao redor dos fios, em uma casa comum, não há proteção contra umidade, então o sistema elétrico não deve ficar molhado.

Porque os curtos circuitos são perigosos?

Ele é perigoso, pois, além de queimar aparelhos, provocar choques e queimaduras, deixar locais inteiros sem energia elétrica, pode ainda provocar incêndios.

Porque a água não pode ser utilizada em instalações energizadas ou equipamentos elétricos?

A água é uma boa condutora de eletricidade, além de ser nociva à conservação de elementos metálicos de uma instalação elétrica. Evitar que a água, e outros líquidos, alcance onde não deveria chegar é função da infraestrutura da instalação, que deve ser adequada a esse objetivo.

Porque a areia apaga o fogo?

A areia também abafaria o oxigênio, mas com menos eficiência do que o vapor d'água. Dá para dizer, então, que a água é quase quatro vezes mais eficiente em apagar fogo do que areia, Guta.

O que acontece se misturar eletricidade e fogo?

Eletricidade e fogo

Há mais de 200 anos sabe-se que a eletricidade pode afetar o formato das chamas, fazendo-as curvar, enrolar, virar e até mesmo desaparecer por completo. Entretanto, o fenômeno nunca foi estudado a fundo, sobretudo com vistas a uma utilização prática.

O que fazer quando o fio pega fogo?

Puxe o pino e aponte para a base do fogo, segurando a alavanca para baixo. Assim, à medida que as chamas forem diminuindo, aproxime-se da fonte e continue borrifando até apagar completamente o incêndio elétrico. Se não conseguir em 5 segundos, evacue o local e chame o Corpo de Bombeiros.

Qual extintor usar para incêndio elétrico?

Os extintores de pó químico seco do tipo ABC apaga a grande maioria dos incêndios. Eles podem ser utilizados em equipamentos elétricos, materiais sólidos e gases inflamáveis.

Como apagar um fogo na mata?

ABAFADOR: haste de madeira geralmente contendo tiras de mangueira ou até mesmo ramos vegetais verdes, usada para apagar fogo em mato. É também conhecida como “vassoura-de-bruxa”. ABAFAMENTO: ato de abafar o fogo; uma das três técnicas de extinção de incêndio.

Como apagar fogo no forno?

Alerta: cuidado com o cabelo. 2º PASSO – Pegue um pano de prato de algodão, molhe na água e torça. Com ele úmido, tome distância do fogão e jogue em cima da panela. Dessa forma, a labareda de fogo será apagada.

O que os bombeiros fazem para apagar um incêndio?

Espuma de combate a incêndio, ou espuma retardante de fogo, ou espuma de supressão ao fogo, é uma espuma usada para supressão de fogo. Seu papel é esfriar e cobrir o combustível, prevenindo seu contato com o oxigênio, resultando na supressão da combustão.

Quando disjuntor estraga?

Depois de tirar os equipamentos da tomada e ligar o disjuntor, o indicado é conferir todos os aparelhos e não ligar novamente o que estiver com problema. Cheiro de queimado e fios desencapados são alguns sinais que podem sinalizar um aparelho com defeito.

Quais são os erros mais comuns em instalações elétricas?

Principais erros em instalações elétricas:
  • Tentar economizar com materiais não qualificados. ...
  • Sobrecarga da instalação elétrica. ...
  • Fazer sozinho a instalação elétrica da casa. ...
  • Troca do chuveiro. ...
  • Não contratar um profissional. ...
  • Descuido com a fiação elétrica. ...
  • Tomadas perto da água. ...
  • Tentar apagar incêndios elétricos com água.

Quais as possíveis falhas que podemos ter em uma instalação elétrica?

Conheça os cinco erros mais comuns cometidos em instalações elétricas:
  1. 1 – Sobrecarga de disjuntores. ...
  2. 2 – Disjuntores incompatíveis aos cabos elétricos. ...
  3. 3 – Falta de instalação do DR (Diferencial Residual) ...
  4. 4 – Fios e cabos desbitolados. ...
  5. 5 – Contratação de profissionais sem qualificação.

Por que é perigoso trabalhar com aparelhos elétricos em pisos molhados?

A água facilita o caminho da corrente elétrica, tornando o choque muito mais forte e perigoso. Por isto, não vá mexer com eletricidade em lugares molhados ou úmidos, ou com pés ou mãos molhados.

Artigo anterior
Quais são os direitos dos jovens?
Artigo seguinte
O que é democracia racial Brainly?