Por que as briófitas são plantas extremamente pequenas e não passam de 30 cm de comprimento?

Perguntado por: Liliana Filipa Miranda Valente  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

Questão 1. As briófitas são plantas que possuem pequeno porte. A característica que impede que essas plantas atinjam um tamanho maior é: a ausência de vasos condutores de seiva.

Por que as briófitas são plantas tão pequenas?

Essas plantas são consideradas de pequeno porte, pois a ausência de vasos condutores impossibilita o transporte de nutrientes a distâncias mais longas e, consequentemente, impossibilitando o seu desenvolvimento. Além disso, as briófitas possuem o corpo com muitas curvas, impedindo a sua sustentabilidade.

Por que as briófitas não podem atingir grandes tamanhos?

As briófitas são plantas que geralmente não atingem grandes alturas. ... As briófitas, por serem plantas avasculares, não possuem um transporte eficiente de substâncias, o que dificultaria a passagem de água e nutrientes caso a planta atingisse grandes alturas.

Por que as briófitas como os musgos e as hepáticas são sempre vegetais de pequeno porte?

Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.

Quais são as principais características das briófitas?

são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva; têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente); têm cauloide (análogo ao caule, é um eixo pequeno que serve para a fixação dos filoides);

BRIÓFITAS - BOTÂNICA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características das briófitas e pteridófitas?

Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.

O que é briófitas e exemplos?

As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes.

Por que os musgos são sempre vegetais de pequeno porte?

Por não apresentarem um sistema vascular, a água e outras substâncias (como os produtos da fotossíntese) passam de célula a célula até atingir a planta toda. Esse é um processo lento, por isso os musgos acabam sendo plantas de porte pequeno.

Como é feito o transporte de substâncias nas briófitas?

As briófitas são plantas avasculares de pequeno porte que possuem muitos e pequenos cloroplastos em suas células. ... O transporte de água ao longo do corpo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores e, portanto, é lento.

Como as briófitas se alimentam?

Esses vasos condutores transportam água e nutrientes para as demais partes do vegetal de forma eficiente, de forma que, sem a presença desses vasos, como é o caso das briófitas, o vegetal se hidrata e recebe nutrientes célula a célula, de forma mais lenta, através da difusão.

Por que as briófitas não podem ser encontradas em locais secos *?

Para atingir a oosfera, os anterozoides precisam nadar até ela, sendo, necessária, portanto a presença de uma película de água. Em virtude dessa necessidade, as briófitas, geralmente, são encontradas em ambientes úmidos.

Por que as briófitas não se libertaram completamente da água?

Um estudante afirmou que as briófitas não se libertaram completamente da água. ... O estudante provavelmente se referiu ao fato de que as briófitas dependem da água para que ocorre a fecundação por parte do anterozóide, que possui flagelos e nada até a oosfera.

É correto afirmar que as briófitas?

16, n. 91, junho de 1993 [adapt.] Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as Briófitas: vegetais que são parasitas somente quando as raízes se fixam nos hospedeiros arbustivo-arbóreos - são úteis como indicadores ecológicos da poluição, no controle da erosão e do assoreamento de rios.

Como é feito o transporte de nutrientes e água nas briófitas?

Como as briófitas não possuem sistema vascular, o transporte de água e nutrientes tem de ser feito célula a célula, através de, respectivamente, osmose e difusão.

Como ocorre o transporte de substâncias nas pteridófitas?

As pteridófitas possuem tecidos especializados no transporte de substâncias: O xilema e o floema. Xilema: responsável pela condução da seiva bruta, composta por água e minerais. É chamado também de vasos lenhosos, tecidos lenhosos ou apenas lenho. O transporte ocorre da raiz para as folhas.

Como as briófitas absorvem água?

As briófitas não tem raízes. Fixam-se ao solo por meio de filamentos chamados rizóides, que absorvem a água e os sais minerais de que o vegetal necessita. Também não possuem verdadeiro caule.

É correto afirmar que os musgos são seres com?

Os musgos são encontrados recobrindo o tronco de muitas árvores, em quase todas as partes do mundo, até mesmo em regiões congeladas. É CORRETO afirmar que os musgos são seres com: a) Células haploides na maior parte de suas vidas.

Quais as principais características de um musgo?

Os musgos constituem a maior parte das plantas briófitas. São plantas de pequeno porte e de estrutura simples, eles não apresentam vasos condutores, flores e sementes. Os musgos podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo, até mesmo nas regiões congeladas.

Qual é a importância dos musgos?

Importância ecológica e econômica

No ecossistema, os musgos desempenham importante papel na ciclagem de nutrientes, liberando substâncias necessárias ao desenvolvimento de plantas mais complexas. Além disso, ajudam a controlar a erosão e atuam na absorção de água, deixando o solo úmido e fértil.

Quais são os exemplos de briófitas?

As briófitas são plantas de pequeno porte que não apresentam tecidos de sustentação nem um sistema com vasos condutores, sendo denominadas de avasculares. Elas podem ser classificadas em três grupos, representados pelos filos Bryophyta (musgos), Hepatophyta (hepáticas) e Anthocerophyta (antóceros).

É um exemplo de Pteridófita?

Samambaias e avencas são exemplos de pteridófitas.

O que é Angiosperma exemplos?

As angiospermas são plantas que apresentam flores e frutos. As angiospermas são plantas que se caracterizam por apresentar flor e fruto. ... Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.

Quais são as principais características da pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.

Quais são as principais características das pteridófitas?

Pteridófitas são plantas que apresentam, como características mais marcantes, a presença de vasos condutores de seiva e a ausência de sementes.

Qual das alternativas abaixo caracteriza as briófitas?

Qual das alternativas abaixo caracteriza as Briófitas? Porte grande, caule, raiz e folhas. Porte variado, cauloide, rizoide e filoide.

Artigo anterior
Quando é o valor de um cirurgia lifting frontal?
Artigo seguinte
Que tipo de tumor é o condroma?