Por que a palavra mel não tem acento mas o seu plural tem?
Perguntado por: Francisca Melo Matos | Última atualização: 22. Juni 2024Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Porque mel não tem acento?
As palavras "cor" e "mel" não recebem acento gráfico porque é apenas obrigatória a acentuação dos monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis. Já o pronome "que" é um monossílabo átono, portanto, não é acentuado.
Qual é o coletivo de mel?
Assim, de acordo com esta regra latina, o plural de mel é meles (mel + es), tal como acontece com a palavra mal, que no plural é males.
Porque a palavra anel não tem acento?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Qual é a regra do acento?
Regras gerais:
Oxítonas: acentuam-se as terminadas em: -a(s), -e(s), -o(s), -em, ens. Exemplos: cajá, café, paletó, também, parabéns. Paroxítonas: recebem acento quando terminadas em: -i (s), u(s), um, uns, l, r, x, n.
TEM ou TÊM - VEM ou VÊM: COMO USAR CORRETAMENTE? Acento diferencial - Profa. Pamba
Porque certas palavras não levam acento?
A grande maioria das paroxítonas não leva acento. Precisam de acento as que tem certas terminações que sem acento tornariam a palavra oxítona; e aquelas cujo i ou u tónico é precedido de outra vogal com a qual não forma ditongo (como gaúcho). Heroico não leva acento porque não está em nenhuma destas situações.
Porque o abacaxi não tem acento?
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
Por que a palavra cadáver tem acento?
No momento em que cadáver foi oficializado no idioma português, porém, ele recebeu o acento como todos os paroxítonos acabados em erre! Portanto, cadáver (e dezenas de outras expressões), mesmo tendo sido aportuguesado tal qual se escrevia em latim, deve levar acento.
Porque a palavra urubu não leva acento?
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Qual é o plural de arroz?
Qual o plural de 'arroz'?
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'.
Qual é o plural da palavra mel?
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Qual é o plural da palavra céu?
céus | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Qual é o certo pôr do sol ou pôr do sol?
O correto é “pôr do sol” (com acento e sem hífen).
Isso porque “por” (sem acento) é uma preposição, enquanto “pôr” (com acento) é um verbo substantivado.
Porque melancia não tem acento?
Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo. No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me-mó-ria), logo, tem acento.
Porque a palavra açúcar tem acento?
Tais vocábulos são acentuados porque o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990) define que as palavras paroxítonas terminadas em “L”, “R”, e “X” são acentuadas. Como exemplo temos: amável, dócil, açúcar, éter, córtex, tórax. Em função disso, os paroxítonos terminados em - ENS não devem ser acentuadas.
Porque a palavra água tem acento?
Do ponto de vista ortográfico, a palavra água é considerada uma palavra esdrúxula ou proparoxítona, pois a sílaba tónica é seguida de um ditongo crescente (isto é, semivogal seguida de vogal, água), que, ortograficamente, não constitui uma só sílaba mas duas.
Porque a palavra Dólar tem acento?
dólar (L. 05) é acentuada porque se trata de uma palavra emprestada do inglês.
Por que rosas não tem acento?
Segundo a nova ortografia, paroxítonas que tragam ditongos abertos não serão mais acentuadas.
Por que juiz não tem acento?
Como se escreve juiz? Vamos direto ao assunto: juiz não tem acento e o motivo é simples: nenhuma palavra terminada com a letra Z leva acento ortográfico. Além disso, as letras “ui” formam hiato e quando acompanhadas de Z não são acentuadas. Então, você já pode riscar essa dúvida da cabeça.
Porque a palavra caju não tem acento?
3ª) CAJU ou CAJÚ? O certo é CAJU. As palavras oxítonas terminadas em “u” não têm acento agudo.
Porque a palavra Beija-flor tem hífen?
O Hífen ( - ) é um sinal usado para ligar os elementos de palavras compostas, para unir pronomes átonos a verbos e para, no fim da linha (translineação), separar uma palavra em duas partes. Exs: couve-flor, beija-flor, chamaram-me, vê-lo-ei.
Porque a palavra nuvem não é acentuada?
As palavras paroxítonas terminadas em “em” ou “ens” não recebem acento gráfico: jovem, jovens; ordem, ordens; nuvem, nuvens; homem, homens; modem, modens; item, itens; polens, abdomens, liquens, hifens... O PLURAL DE BRASIL É BRASIS? É isso mesmo.
Porque a palavra chapéu tem acento?
As oxítonas que terminam com os ditongos tônicos abertos éi, éu, ói recebem acento agudo: papéis, chapéu, Ilhéus, rouxinóis.
Como ficou aposentadoria por deficiência?
Quais são os requisitos da petição inicial da ação rescisória?