Porque a maioria dos códigos de barra começa com 789?

Perguntado por: Ariana Andreia Domingues Batista Monteiro  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

Quando os três primeiros dígitos da sequência de um código de barras são 789 (ou 790), é sinal que a mercadoria foi cadastrada em território nacional. Mesmo que não tenha sido fabricada aqui, foi no Brasil que ela ganhou seu RG – um conjunto de barras e espaços em branco acompanhado por 13 números.

Porque os códigos de barra começam com 789?

Dentro do sistema de normas GS1, a cada país membro é atribuído um prefixo constituído por três números. O prefixo conferido ao Brasil é 789 e, portanto, todos os produtos cuja marca é registrada em nosso país terão o seu código de barras iniciado por esse prefixo.

O que significa os três primeiros números do código de barras?

Os 3 primeiros dígitos representam a identificação do país, a licença de uma GS1 local.. No caso do Brasil, é utilizada a sequência 789 e 790. Assim, ele pode ser reconhecido em diversos países que utilizam esse padrão.

Porque todo código de barras começa com o número 7?

As barras e seus respectivos algarismos não ficam alinhados – por isso o número 7 vem antes das barras de sinalização. Os três primeiros números (789) indicam que o produto foi cadastrado no Brasil, apesar de não necessariamente ter sido fabricado aqui. Cada país tem uma combinação própria.

Qual a lógica do código de barras?

Os códigos de barra seguem a mesma lógica da computação em geral: utilizam código binário para formar dados.

Como os códigos de barras funcionam?

40 questões relacionadas encontradas

Como decodificar o código de barras?

Um laser varre uma determi- nada área e, quando aproximamos o código que desejamos, as barras pretas absorvem a luz e as brancas refletem. Dentro do leitor existem vários receptores. A partir da posição e da recepção (ou não) de luz em cada um deles, o leitor reconhece a disposição e a largura das barras.

Qual é a origem do código de barra?

A primeira patente de um código de barras foi atribuída em 1952 a Joseph Woodland e Bernard Silver. ... O código proposto foi formalmente aceito em maio de 1973, e passou a ser conhecido como código UPC (Universal Product Code) e foi adotado nos Estados Unidos e no Canadá.

Quais são os tipos de códigos de barras?

CÓDIGOS DE BARRAS: CONHEÇA OS 8 TIPOS EXISTENTES
  • EAN. Código de barras EAN. ...
  • Databar. Código de barras DataBar. ...
  • UPC. Código de barras UPC. ...
  • ITF-14. Código de barras ITF-14. ...
  • Código 128. Código de barras 128. ...
  • Código 25 intercalado. Código de barras 25 intercalado. ...
  • QR code. Código de barras QR code. ...
  • DataMatrix. Código de barras DataMatrix.

Quantos números tem o código de barra?

Como pode ser visto a partir da disposição do código de barras acima, o tipo padrão possui somente 12 dígitos, incluindo o dígito de verificação. Porém, na verdade representa 13 dígitos de dados.

Como identificar código de barra?

Na parte da esquerda os números de 0 a 9 são compostos por uma sequencia de barras brancas e barras pretas. Já na parte da direita, os números de 0 a 9 tem uma sequência diferente de barras pretas e brancas. Dessa forma, o software que faz a leitura consegue identificar o sentido da leitura.

Como entender o código de barras do boleto?

Para que serve o Código de Barras?
  1. Os três primeiros números servem para identificar o banco que emitiu o boleto. ...
  2. O quarto dígito identifica o tipo da moeda. ...
  3. Os vinte e cinco dígitos seguintes formam um espaço livre, para que os bancos emissores dos boletos insiram as informações que desejarem.

Como identificar um boleto pelo código de barras?

Em um boleto autêntico, o código de barras que aparece na região superior do documento deve ser o mesmo que aparece na parte inferior. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco emissor do documento — por exemplo, boletos do Bradesco sempre começam com 237, e os da Caixa, com 104.

Como é feita a leitura de código de barras?

O número é dividido em 15 seções, em que três são os limites laterais e o centro do código. As 12 seções restantes, com sete dígitos cada, são agrupadas em duas partes, uma à esquerda e outra à direita. Fazendo isso, a máquina entende, por exemplo, quando o código está virado de cabeça para baixo.

Quando os números funcionam como códigos?

Números que não expressam quantidades, ordens ou medições são chamados de códigos de identificação. Esse tipo de número pode ter poucos ou muitos algarismos, não importa, e eles são criados de forma aleatória, com intuito apenas de identificar, de localizar.

Quantos números tem um código de barras de boleto?

A linha digitável do boleto é formada por 47 ou 48 dígitos separados em 5 campos, de acordo com a explicação descrita a seguir. Os três números iniciais indicam o código do banco emissor, de acordo com tabela da Febraban. O quarto número representa o tipo da moeda: 9 para o Real e 0 para outras moedas.

Qual o tamanho do código de barras?

A imagem padrão dos códigos de barras EAN-13 e UPC-A que funcionam no Brasil tem o tamanho de 37,3mm de largura x 25,9mm de altura. O tamanho mínimo recomendável é de 80% do tamanho padrão (alcançando 30mm de largura). O tamanho máximo recomendável é 200% maior do que o tamanho padrão (alcançando 74,6mm de largura).

Quais números do boleto digitar para pagar?

Os três primeiros dígitos são representados pelo número do banco e os últimos o valor a ser pago. Os outros números são determinadas por cada banco e por isso cada um tem um layout diferente. A linha digitável serve para o pagamento por meio da Internet e também nos casos em que o código de barras está danificado.

Quais são os tipos de códigos?

Conheça os 6 principais tipos de códigos de barras e suas...
  1. EAN/UPC. O EAN (European Article Numbering) e o UPC (Universal Product Code) são, atualmente, os tipos mais utilizados. ...
  2. GS1 DataBar. ...
  3. GS1-128. ...
  4. ITF-14. ...
  5. GS1 Data Matrix. ...
  6. GS1 QR Code.

Quais são todos os tipos de códigos?

Códigos Navajos, tipo de linguagem.
...
Código
  • Para sistemas de comunicação, ver codificação.
  • Para estatística, ver codificação estatística.
  • Para direito, ver codificação jurídica.
  • Código administrativo.
  • Código aeroportuário IATA.
  • Código aeroportuário IcAO.

Quais tipos de códigos?

Os códigos são um conjunto de símbolos, signos, elementos ou sinais utilizados para transmitir e receber mensagens entre seus entendedores. Eles podem ser de três tipos: oral, escrito ou verbal. A linguagem é um ótimo exemplo de código, pois apresenta toda a estrutura necessária para se caracterizar como tal.

Onde foi idealizado o código de barras?

O primeiro uso comercial de códigos de barras foi no dia 26 de junho 1974, numa pequena loja em Ohio, nos Estados Unidos. Mas, antes disso, no ano 1949, o primeiro sistema de codificação de produtos, um tipo de precursor de código de barras foi patenteado por Bernard Silver e Norman Joseph Woodland.

Quem trouxe o código de barras para o Brasil?

O surgimento desta tecnologia no Brasil foi em 1984 quando a empresa ABAC resolveu implantar o código Nacional de Produtos (código de Barras), este código é representado por uma numeração que viabiliza a captura automática de dados por leitura óptica.

Como consultar código de barras online?

Digitando o número de código de barras de um produto no GEPIR, o sistema confirma e informa o nome da empresa, CNPJ e endereço. Por ser uma ferramenta global, é possível encontrar dados de mercadorias de associados GS1 de outros países.

Artigo anterior
Como administrar ampola de glicose?
Artigo seguinte
Como imprimir un documento pdf?