Pode usar me no início da frase?

Perguntado por: Emanuel Amorim Teixeira  |  Última atualização: 9. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (15 avaliações)

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos).

É correto começar frase com me?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Quando eu posso usar o ME?

O “me” é um pronome pessoal do caso oblíquo átono (aqueles que têm a pronúncia mais fraca e fechada), empregado como objeto direto ou indireto e a sua principal característica é que ele sempre estará acompanhado de um verbo, por exemplo: “Ela me ama” e “Você me falou”.

Quando usar o ME é o se?

O pronome "se" é um pronome pessoal reflexivo ou recíproco. Dentre os pronomes pessoais, os únicos permitidos para figurarem em início de sentença são os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.). Os demais pronomes pessoais (os oblíquos: me, te, o, a e etc.

Qual é a função do pronome me?

Os pronomes oblíquos átonos (a saber: me, te, se, nos, vos) fazem a função sintática de objeto direto ou de objeto indireto. Veja a seguir: Eles te viram.

Quando usar “me” e “mim”. Com Professor Noslen!

27 questões relacionadas encontradas

Fez eu me ou me fez?

Resposta verificada por especialistas. Em relação ao uso dos pronomes, podem ser utilizadas as frases "Ele me fez." e "Ela fez eu lembrar." A sentença "Ele me fez" é adequada, pois a gramática aceita a próclise (pronome oblíquo antes do verbo) após um pronome pessoal do caso reto.

É correto dizer de mim mesmo?

«… de mim mesmo» ou «… de eu mesmo»? «Quero compartilhar fotos de eu mesmo cantando» ou «Quero compartilhar fotos de mim mesmo cantando»? À pergunta «qual das opções está correta», respondeu Pedro Mateus: é a segunda que mais se adequa às regras formais da língua portuguesa.

Faz ou faz me?

A forma faz-mepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de fazer] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de fazer] . Conjugação:irregular.

Estou mim ou me?

Quando devemos usar 'MIM' ou 'ME'

É o seguinte: o “MIM” sempre virá depois de uma preposição, como “para”, “a” ou “de”. Exemplo: “Ela mãe gosta muito de mim”. Já “ME” sempre estará junto a um verbo e não terá preposição antes. Exemplo: “Minha mãe me ama muito”.

Pode usar mim no final da frase?

Já o pronome mim é classificado como pronome pessoal oblíquo. Ele deve aparecer na frase com a função de objeto indireto no complemento. Está parecendo grego isso aqui, né? O que você tem que lembrar é que ele não realiza a ação, ele aparece na forma passiva e geralmente no final de frases.

É pra mim ou para mim?

Pra mim ou para mim? Neste caso, a expressão é a mesma e ambas estão corretas na língua portuguesa, o que muda é que a palavra 'para' foi abreviada para 'pra'. O 'pra' deve ser usado apenas de forma informal em uma conversa, ou no whatsapp com amigos, por exemplo.

É correto dizer eu me chamo?

Resposta verificada por especialistas

É correto dizer "me chamo" desde que não esteja no início da frase ou imediatamente após sinal de pontuação. Nessas circunstâncias, a norma-padrão recomenda o uso da ênclise, ou seja, emprego do pronome oblíquo após o verbo, assim: "chamo-me".

O que atrai o pronome oblíquo?

→ Preposições

As preposições também atraem o pronome oblíquo para perto de si.

Pode começar a frase com verbo?

Não há problema nenhum em se iniciar frases com um verbo no inifitivo, porque o verbo no infinitivo pode ser tratado como um substantivo: Ser ou não ser, eis a questão (William Shakespeare, em Hamlet)

É errado dizer eu amo ela?

Nunca devemos dizer "eu amo ela", "eu vi ela", e sim "eu a amo", "eu a vi". Isto vale para o verbo no infinitivo acompanhado de pronome pessoal.

O que pode substituir a palavra mim?

Forma oblíqua do pronome eu: 1 eu, me, a minha pessoa.

Tem a mim ou tem eu?

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

É errado iniciar uma frase com um pronome oblíquo?

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.

O que atrai o pronome?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Pode começar frase com ênclise?

Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia. Sente-se agora e coma! Rogério, ajude-o nos deveres da escola.

Como usar o pronome oblíquo me?

Pronomes oblíquos átonos
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Foi me passado ou me foi passado?

A forma foi-mepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] . Conjugação:irregular. Particípio:regular.

Quando a próclise é proibida?

Quando o verbo está abrindo um período, os pronomes átonos não podem ser colocados antes do verbo. Com isso, a próclise é proibida, será feito uso da mesóclise ou da ênclise.

Artigo anterior
Qual é melhor o Waze ou Google Maps?
Artigo seguinte
Quando o batimento cardíaco está alto?