Como a Constituição Brasileira de 1988 define o patrimônio?

Perguntado por: Hélder Ângelo Lima de Garcia  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

É, ainda, de se ressaltar que a Constituição Federal de 1988 no artigo 216, "caput" definiu em que se constitui o patrimônio cultural brasileiro, afirmando que dele fazem parte os bens de natureza material e imaterial, tomados de forma individual ou coletiva, que sejam portadores de referência à identidade, à nação, à ...

Como a Constituição de 1988 define o patrimônio cultural brasileiro?

Artigo 216: Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de ...

O que diz a Constituição Federal sobre o patrimônio no Brasil?

§ 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. ... § 4º Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.

Qual foi a Constituição que criou uma lei protegendo o patrimônio no Brasil?

Nesse cenário, a Constituição Brasileira de 1934 estabeleceu os alicerces constitucionais para a defesa do patrimônio cultural nacional, ao instituir a função social da propriedade como princípio (art. 133, inciso XVII) e ao dispor em seu art.

Que se considera como patrimônio cultural?

Na convenção, um Patrimônio Cultural fica definido como: “Os monumentos – Obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estrutura de caráter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos de valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência;”

ENTENDENDO A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ DE 1988

27 questões relacionadas encontradas

Quais os dois tipos de patrimônios culturais?

A Cultura Material e Imaterial representam os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo. A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas.

Quais são os patrimônios culturais no Brasil?

No Brasil, são 15 os patrimônios culturais listados pela Unesco.
  1. Cidade Histórica de Ouro Preto (MG) ...
  2. Centro Histórico de Salvador (BA) ...
  3. Centro Histórico de Olinda (PE) ...
  4. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG) ...
  5. Ruínas de São Miguel das Missões (RS) ...
  6. Brasília (DF) ...
  7. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Qual é a lei que protege o patrimônio cultural?

Del0025_37. DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937. Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional.

Quando surgiu o primeiro conceito de patrimônio nas leis brasileiras?

1937 na política do Brasil.

Qual Decreto-lei sobre o patrimônio público?

L9636. LEI Nº 9.636, DE 15 DE MAIO DE 1998. Dispõe sobre a regularização, administração, aforamento e alienação de bens imóveis de domínio da União, altera dispositivos dos Decretos-Leis nos 9.760, de 5 de setembro de 1946, e 2.398, de 21 de dezembro de 1987, regulamenta o § 2o do art.

Qual o artigo da Constituição Federal responsável por garantir a existência da preservação do patrimônio cultural e em que ano foi criado?

A promulgação da Constituição Federal de 1988, dentre uma série de reconhecimento de direitos, resultou, de maneira expressa, na valorização dos direitos culturais e os vinculando a realização do indivíduo. A partir do art. 215 e 216 desta, a cultura brasileira passou a usufruir de proteção jurídica avançada e moderna.

Qual artigo da Constituição Federal protege o patrimônio artístico indígena?

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Quais os artigos tratam diretamente da defesa do patrimônio cultural?

A proteção do patrimônio cultural é uma obrigação imposta ao poder público, com a colaboração da comunidade, por força do que dispõe a Constituição Federal em seus artigos 216, parágrafo 1º e 23, III e IV.

O que é patrimônio cultural e como ele está organizado?

O patrimônio cultural é todo objeto material (como prédios e monumentos) e imaterial (como festas religiosas e tradições culinárias) que faz parte da cultura de um povo. Ele é escolhido para que possa ser preservado. Em nosso país, a conservação dos patrimônios culturais é feita por uma instituição chamada Iphan.

Qual é o conceito de patrimônio Segundo o decreto baixado em 30 de novembro de 1937 no governo de Vargas?

Constitue o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interêsse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Como surgiu o patrimônio cultural?

QUANDO E COMO SURGIU A IDEIA DE PATRIMÔNIO CULTURAL? Enquanto o conceito de “maravilhas do mundo” já surgiu na Antiguidade, a ideia de bem cultural apareceu, pela primeira vez, durante a Revolução Francesa.

Onde surgiu a noção de patrimônio e a quem cabia decidir quais são esses fatos memoráveis?

Na França o marco institucionalizante da atividade de preservação pelo Estado se deu a partir de 1830, quando se cria a figura do Inspetor de Monumentos Históricos, a atividade deste agente era a de inventariar bens suscetíveis à preservação.

Qual lei e artigos protege o patrimônio cultural material e imaterial?

A Constituição Federal de 1988, em seus Artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural, reconhecendo a existência de bens culturais de natureza material e imaterial; e, estabelecendo, também, outras formas de preservação desses bens, tais como o Registro, Inventário e o Tombamento.

Quem deve preservar o patrimônio cultural?

Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

O que foi a Carta de Veneza 1964?

CARTA DE VENEZA - 1964

Este documento defende que a conservação exige uma manutenção constante, sendo sempre favorecida quando sua destinação é útil para a sociedade, mas vale ressaltar que não podem ocorrer mudanças de disposição ou decoração da construção.

Quais são os tipos de patrimônio?

Quais são os principais tipos de patrimônio?
  • Patrimônio bruto. Patrimônio bruto é um sinônimo de ativo. ...
  • Patrimônio líquido. Já o patrimônio líquido é o valor real, uma vez que, além de considerar os ativos, ele leva em conta os passivos (obrigações). ...
  • Patrimônio de afetação.

Quais os dois tipos de patrimônios culturais qual a diferença entre eles?

Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.

Quais são os tipos de patrimônio cultural material?

O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.

O que diz o artigo 215 da Constituição Federal?

215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Como se dá a defesa na ação popular?

2. A ação popular deve ser utilizada na defesa de interesses e direitos difusos, quais sejam, os transindividuais, de natureza individual, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.

Artigo anterior
Como calcular DSR jornada parcial?
Artigo seguinte
O que o cliente leva em conta na hora da compra?