Pode transferir funcionário de uma empresa para outra com CNPJ diferente?

Perguntado por: Diogo Lucas Nunes  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)

O empregador pode transferir o empregado para outra empresa? Sim, desde que haja comum acordo entre as partes. ... Também devem ser inclusos cargo, departamento, local de trabalho e data de contratação do funcionário, e a sua assinatura ou do setor de RH da empresa.

Quando posso transferir um funcionário para outro CNPJ?

De acordo com o artigo 2º da CLT, entende-se que a transferência de empregados somente será possível entre empresas, quando envolver matriz e filiais ou entre duas filiais, em casos de sucessão de empresas (incorporação, cisão ou fusão, por exemplo) ou quando as empresas envolvidas formam um grupo econômico.

O que diz a CLT sobre transferência de funcionário para outro CNPJ?

De acordo com o artigo 469 da CLT, o empregador somente efetuará a transferência do empregado nos seguintes casos: - Empregados que exerçam cargos de confiança: conforme necessidade do empregador. ... - Extinção do estabelecimento: o próprio fato cria a necessidade da transferência.

É possível transferir funcionários de uma empresa para outra?

Sim, é possível fazer a transferência de empregados entre uma e outra empresa, sem a necessidade de efetuar a rescisão e readmissão. A observação a ser feita é que a transferência não implique em qualquer prejuízo ou supressão de direitos ao colaborador/empregado.

Sou registrado em um CNPJ mas trabalho para outra?

4) Grupo Econômico – ocorre quando o empregado foi registrado por um empresa, mas trabalha para outra empresa que está sob a mesma administração daquela que o registrou. ... Situação ilegal, aquele que usufrui dos serviços do trabalhador deve se responsabilizar pelo contrato de trabalho.

TRANSFERÊNCIA DO EMPREGADO | ADV PRÁTICA

23 questões relacionadas encontradas

Pode ter dois contratos de trabalho na mesma empresa?

Sim, é lícito. Desde que não haja conflitos de interesses e sejam respeitadas as jornadas de trabalho de ambos os contratos, nada impede de um trabalhador possuir contratos de trabalhos simultâneos. Assim, deve ser observado o contrato de trabalho com cada uma das empresas.

Pode assinar a carteira duas vezes na mesma empresa?

A resposta é SIM. Não há nenhuma lei trabalhista que impeça que o trabalhador possua dois ou mais vínculos de emprego. ... O artigo da CLT dispõe que não é permitido manter dois empregados simultâneos quando o empregado faz concorrência com um de seus empregadores.

Sou obrigado a ser transferido de empresa?

EM REGRA, SIM. As transferências de locais de trabalho que não provoquem a mudança na residência do empregado são, na maioria dos casos, legais e, portanto, o trabalhador é obrigado a aceita-las.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Quando a empresa muda de dono o que acontece com os funcionários?

Art. 448 – A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados. Conforme previsto nos artigos 10 e 448 da CLT, a mudança na propriedade ou na estrutura da empresa não afeta os contrato de trabalho dos empregados.

O que diz o artigo 469 da CLT?

O que diz o artigo 469 da CLT

“Art. 469. Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.”

O que acontece quando a empresa troca de CNPJ?

Será necessário que a empresa “demita” todos os funcionários do CNPJ antigo e os readmita pelo novo. ... A mudança não fará seu pai perder o FGTS ou qualquer outro benefício já depositado pela empresa. O FGTS é depositado diretamente ao funcionário. A empresa apenas continuará a depositá-lo por outro CNPJ depois da troca.

Como funciona a transferência de CNPJ?

Como funciona a transferência de CNPJ

A transferência de CNPJ é uma das maneiras de passar sua empresa para outra pessoa. Para isso, é preciso assinar e protocolar na Junta Comercial local uma carta de cessão de direitos sobre a empresa.

Como anotar na CTPS mudança de CNPJ?

Informamos que ocorrendo alteração na Razão Social deverá ser anotado, no registro de empregados (livro/ficha de registro) e na parte de “Anotações Gerais” da CTPS, a nova Razão Social.

O que é alteração unilateral do contrato de trabalho?

Alteração Contratual Unilateral – Unilateral é a alteração feita somente por uma das partes, o empregador. Ao determinar o art. 468 como regra geral serem válidas somente as alterações feitas por mútuo consentimento (bilateral), vedou as alterações feitas por vontade única (unilateral) do empregador.

O que diz o artigo 459 da CLT?

- O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

Quais atestados médicos são válidos?

A verdade é que não existe um limite. O que há é um tempo máximo de atestado médico de 15 dias consecutivos de faltas justificadas.

O que a empresa não pode exigir do funcionário?

Impor horários injustificados. Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo. Forçar a demissão do empregado. Tirar seus instrumentos de trabalho, como telefone, computador ou mesa, para gerar constrangimento.

É possível ter dois contratos de trabalho?

A boa notícia é que não existe nenhuma lei que proíba você de ter dois empregos ao mesmo tempo. Apesar disso, dependendo do seu contrato de trabalho, existem condições que te impedem de prestar serviços em outros lugares.

Quanto custa para transferir uma empresa para outra pessoa?

O valor de alteração não inclui as taxas oficiais, cujos custos variam para cada Estado. Em São Paulo, a taxa para alteração de firma individual é de R$ 66,26 e para sociedades ou Eireli, R$ 151,86.

Como faço para transferir o MEI para outra pessoa?

A resposta é não. Não é possível mudar o nome do titular de um Microempreendedor Individual. Recomendamos ao Sr Josenildo que observasse também se seria vantajosa a baixa da empresa e abertura de um novo empreendimento em nome de outra pessoa. Com a baixa da empresa, todo o seu histórico será extinto.

O que acontece quando a empresa muda a razão social?

Alteração contratual: mudança de Razão Social

Ou seja, será necessária a compra e criação de um novo certificado, mesmo que o prazo do antigo ainda esteja vigente. Além disso, também é preciso checar se o novo nome já existe, pois o registro de nomes iguais ou similares não é possível.

O que acontece se a empresa mudar de nome?

Mudança de nome

Uma empresa pode ter dois tipos de nomes, a razão social e o nome fantasia. ... Para quem deseja trocar de razão social, vale destacar que essa mudança invalida todos os certificados digitais da empresa, que devem ser obtidos novamente.

O que fazer se a empresa for vendida?

Nesse caso, chamamos de sucedida a empresa que foi vendida – a antiga empregadora – e de sucessora a nova dona do negócio, que terá direito a todos os créditos atuais e futuros e, em contrapartida, também deverá assumir todas as dívidas eventualmente pendentes.

Quando é devido o adicional de transferência e seu percentual?

O Adicional de transferência é o percentual de 25% pago ao funcionário (inclusive com cargo de confiança) sobre o seu salário para compensar o trabalho exercido fora da localidade onde habitualmente exerce a atividade. Ele é devido quando a transferência implicar em mudança de domicílio e for de caráter provisório.

Artigo anterior
O que gasta mais luz branca ou amarela?
Artigo seguinte
Em qual filme Naruto e Hinata se casaram?