Como se classificam as alterações do contrato de trabalho?

Perguntado por: Sérgio Gil Domingues Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Em sua classificação segundo o objeto, as alterações contratuais são dividas em três tipos básicos de modificações: qualitativas, quantitativas e circunstanciais.

Quais são as modalidades de alteração do contrato de trabalho?

A CLT estabelece algumas condições lícitas em que o empregador poderá alterar o contrato de trabalho, a saber:
  • mudança do local de trabalho desde que não se caracterize a transferência, ou seja, desde que não haja a mudança de domicílio do empregado;
  • mudança de horário (de manhã para tarde ou de noturno para diurno);

Quais são as alterações objetivas do contrato de trabalho?

Alterações contratuais objetivas são aquelas que atingem as cláusulas do contrato (o conteúdo contratual), alterando tais cláusulas ao longo do desenvolvimento do pacto.

Quais as alterações no contrato de trabalho são permitidas por lei?

Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

O que é alteração de contrato?

A alteração contratual é um processo natural na vida de muitas empresas, pois é normal que ocorra alguma mudança importante no negócio após a sua abertura: ou de endereço da sede; inclusão ou exclusão de uma atividade exercida ou até mesmo a saída e entrada de sócios.

Alteração do Contrato de Trabalho - Responsabilidade Trabalhista

26 questões relacionadas encontradas

O que é alteração do contrato de trabalho?

Alterar o contrato de trabalho é promover a modificação das cláusulas e tudo que foi alinhado por ocasião da contratação, que pode consistir, por exemplo, na transferência do empregado para outra localidade e/ou filial ou, ainda, na alteração da jornada e horário de trabalho, dentre diversas outras hipóteses.

Como alterar um contrato?

É importante ressaltar que, os contratos só podem ser alterados por expressa vontade dos envolvidos, e, por isso, o termo aditivo deve ser assinado por ambas as partes. Além disso, só é possível aditar contratos vigentes. Sendo assim, nos casos em que o contrato já foi extinto é necessário elaborar um novo.

Quando é considerada válida a alteração do contrato de trabalho?

O artigo 468 da CLT dispõe que alterações do contrato de trabalho são lícitas quando há: – Mútuo consentimento, – Inexistência de prejuízo ao empregado – seja direto ou indireto; Logo, na prática o empregador deve consultar o empregado e verificar se a alteração gera prejuízo ao empregado.

Quando é admissível a alteração do contrato de trabalho?

Guia Trabalhista

Só é lícita as alterações das respectivas condições nos contratos individuais de trabalho, por mútuo consentimento, desde que não resultem direta ou indiretamente em prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Quais são as características de um contrato de trabalho?

Os elementos são: subordinação jurídica; pessoalidade; pessoa física; não-eventualidade e onerosidade. O contrato de trabalho é gerado pela vontade das partes. Tal vontade poderá ser tácita ou expressa.

O que é alteração unilateral do contrato de trabalho?

Alteração Contratual Unilateral – Unilateral é a alteração feita somente por uma das partes, o empregador. Ao determinar o art. 468 como regra geral serem válidas somente as alterações feitas por mútuo consentimento (bilateral), vedou as alterações feitas por vontade única (unilateral) do empregador.

Quais são os tipos de contratos de trabalho?

Para quem não conhece quais os tipos de contrato de trabalho, podemos citar os principais como sendo os seguintes:
  • contrato por tempo determinado;
  • contrato por tempo indeterminado;
  • contrato de trabalho eventual;
  • contrato de estágio;
  • contrato de experiência;
  • contrato de teletrabalho;
  • contrato intermitente;

Quais os casos de alteração dos contratos administrativos?

Os contratos administrativos poderão ser alterados unilateral ou bilateralmente. I. alteração unilateral: por força da prerrogativa da administração pública, que atua com supremacia, excepcionando a norma fundamental da imutabilidade dos contratos. Essa primazia vem disciplinada no artigo 58.

Como alterar contrato de trabalho no eSocial?

A alteração de informações contratuais de trabalhadores devem ser enviadas ao eSocial pelo leiaute S-2206 (alteração de contrato de trabalho) ou S-2306 (alteração de contrato de colaborador sem vínculo).

O que diz o artigo 443 da CLT?

O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

Como alterar contrato já assinado?

Caso esteja em uma situação como essa, você pode entrar em contato com o fornecedor para pedir a alteração, anulação ou revisão dos itens. Vale ressaltar que a anulação ou modificação de uma cláusula não invalida o contrato, exceto quando essa ação gerar um dever excessivo para qualquer uma das partes.

É possível alteração de função do empregado no curso do contrato de trabalho?

Segundo a legislação, nos contratos individuais de trabalho, a mudança (promoção) só é permitida quando houver consentimento mútuo entre as partes, empregador e trabalhador. Ou seja, não pode ser uma decisão unilateral, só por iniciativa do “chefe”.

É vedada como regra a alteração unilateral do contrato de trabalho?

é considerada alteração unilateral vedada por lei a determinação do empregador para que o empregado com mais de dez anos no exercício de função de confiança, reverta ao cargo efetivo anteriormente ocupado.

Quais os requisitos devem estar presentes para que se verifique uma alteração contratual válida?

Para que um contrato seja considerado válido devemos analisá-lo à luz do artigo 104 do Código Civil para verificar se há: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prevista ou não vedada em lei.

Como fazer um adendo ao contrato?

Como usar o aditivo contratual? Qualquer aditivo de contrato deve conter os dados das partes envolvidas e informações sobre o que está sendo ajustado. É obrigatório informar o número da cláusula que está sendo modificada, detalhar as alterações e ainda indicar que as demais cláusulas não serão mudadas.

Como aditar um contrato?

Para formalizar o aditamento de contrato são necessárias as mesmas formalidades legais atribuídas ao contrato original, ou seja, proceder ao registro nos órgãos competentes. Não é previsto que haja aditamento em contratos cujos prazos de vigência tenham expirado.

O que é mudança de função?

Entende-se por Mudança de Função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique em exposição do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança.

Como funciona a mudança de função?

A mudança de cargo é uma alteração do contrato de trabalho do colaborador, que terá que realizar funções diferentes da que foi contratado originalmente. Isso pode acontecer em diversas situações e é preciso realizar a nova anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), determinando todas as alterações.

Artigo anterior
Qual a importância do SAC 40?
Artigo seguinte
Quando fazer um Check-up vascular?