Pode ser desligado os aparelhos de uma pessoa em coma?

Perguntado por: Bruna Luna Paiva  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

Foi publicada no dia 06 de dezembro, no Diário Oficial da União, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que dá respaldo legal e ético para o médico desligar os equipamentos de pacientes com morte encefálica.

Quando se deve desligar os aparelhos de um paciente?

A prática é chamada de ortotanásia, diferente da eutanásia. Segundo o Conselho, a eutanásia é o procedimento que antecipa uma morte inevitável. Isso, pelas leis brasileiras, é homicídio. No caso da ortotanásia, agora regulamentada pelo CFM, o médico desliga os aparelhos e a morte ocorre naturalmente, sem indução.

Em quais circunstâncias pode se desligar os aparelhos que mantêm a pessoa viva?

De acordo com o texto, aprovado por unanimidade, isso só pode ocorrer se for a vontade explícita do próprio doente ou de seus parentes. A prática é chamada de ortotanásia, mas essa palavra costuma ser evitada pelos médicos. Temem que seja confundida com a eutanásia.

Quanto tempo depois de desligar os aparelhos a pessoa morre?

Somados os períodos, a determinação da morte cerebral só poderá ocorrer após sete horas (seis horas de observação + uma hora de exames).

Seria lícito desligar aparelhos de paciente estável em estado vegetativo há anos?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou ontem uma resolução que permite que os médicos interrompam os tratamentos que prolongam a vida dos doentes quando eles estão em estado terminal e não têm chance de cura.

Morte Cerebral: Pode desligar os aparelhos?

20 questões relacionadas encontradas

Quando pode desligar os aparelhos no Brasil?

CFM autoriza desligamento de aparelhos de pacientes com morte encefálica. Foi publicada no dia 06 de dezembro, no Diário Oficial da União, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que dá respaldo legal e ético para o médico desligar os equipamentos de pacientes com morte encefálica.

Quanto tempo o coração funciona após a morte cerebral?

Com a intervenção de aparelhos, os órgãos continuam ativos por alguns dias, no máximo até uma semana. O quadro de morte encefálica só pode ser confirmado pelo médico após a realização de exames padronizados pela resolução 1.480/97, do Conselho Federal de Medicina.

Quais são os sinais de morte encefálica?

Checklist:
  • Coma aperceptivo;
  • Pupilas fixas e arreativas;
  • Ausência de reflexo;
  • Ausência de reflexos óculocefálicos;
  • Ausência de resposta às provas calóricas;
  • Ausência de reflexo de tosse;
  • Apneia.

É possível voltar após morte cerebral?

A morte encefálica é reversível? Não. A pessoa com morte cerebral é considerada legalmente morta, e os aparelhos que mantêm a respiração e os batimentos cardíacos serão desligados caso o paciente não seja doador.

Como fica o olho de uma pessoa com morte cerebral?

No paciente com morte encefálica, as pupilas devem estar midriáticas, com dilatação média ou completa (3 a 9 mm) e devem estar centradas na linha média. A forma da pupila não é importante para o diagnóstico de morte encefálica, mas sim a sua reatividade.

O que a Igreja diz sobre desligar os aparelhos?

Um deles, a Encíclica Evangelium Vitae, diz que, ''quando a morte se anuncia iminente e inevitável, pode-se em consciência renunciar a tratamentos que dariam somente um prolongamento precário e penoso da vida''. O papa João Paulo II, morto no ano passado, pediu que não se utilizassem aparelhos para prolongar sua vida.

O que é morte passiva?

Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento.

Quem tem morte cerebral pode escutar?

A morte cerebral, também conhecida como morte encefálica, é a perda irreversível de todas as funções do cérebro, incluindo o tronco cerebral, que é a região responsável por controlar a respiração, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além dos movimentos e audição.

É preciso desligar o celular à noite?

Além de economizar bateria, desligar o aparelho fecha todos os processos e aplicativos que estejam rodando até mesmo em segundo plano, além de limpar a memória e o cache acumulado. É indicado desligar o celular uma vez por dia, e se você puder fazer isto na hora de dormir, então estará preservando sua vida útil.

Onde desligar o aparelho?

Ao apertar os botões de aumentar volume e de energia simultaneamente, o sistema apresentará o menu de energia — depois disso, é só desligá-lo normalmente escolhendo a opção na tela.

Teve morte cerebral e sobrevive?

Scott Marr teve morte cerebral decretada após um AVC, mas se recuperou após os aparelhos de suporte de vida serem retirados. O americano T. Scott Marr vem sendo chamado de “homem milagroso” por ter acordado após os médicos terem decretado sua morte cerebral e desligado os aparelhos que supostamente o mantinham vivo.

Quem tem morte cerebral pode abrir os olhos?

Uma pontuação abaixo de 8 indica estado de coma. Para confirmação de morte encefálica, o score deve ser o mais baixo possível: 3. Isso significa que o paciente está em coma não perceptivo, ou seja, não abre os olhos, não consegue falar e não se movimenta.

Quais são os sintomas que ocorrem antes da morte?

Os sintomas podem geralmente ser antecipados e tratados.
  • Dor. A maioria das pessoas teme a dor na hora de enfrentar a morte. ...
  • Falta de ar. ...
  • Problemas do trato digestivo. ...
  • Incontinência. ...
  • Úlceras de pressão. ...
  • Fadiga. ...
  • Depressão e ansiedade. ...
  • Confusão e perda da consciência.

Como ocorre a morte encefálica?

O que significa “morte encefálica”? Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.

O que pode causar a morte encefálica?

A morte cerebral geralmente acontece devido à combinação de dois fatores: o aumento da pressão intracraniana, devido ao inchaço cerebral (edema), e o cessar da circulação sanguínea e de fluido encefalorraquidiano, são muitas as condições que podem causar o surgimento destes fatores.

Porque na morte cerebral o coração continua batendo?

Nos pacientes com morte encefálica, ainda existe o batimento cardíaco porque o corpo está ligado ao ventilador, o que garante a continuidade da respiração. O coração, portanto, continua a bater, pois está recebendo oxigênio de maneira artificial.

O que é reatividade Supraespinhal?

É um teste obrigatório que deve ser realizado por um dos médicos apenas uma vez em cada teste de diagnóstico. Possibilita a comprovação da ausência de movimentos respiratórios quando há uma hipercapnia, quadro em que o paciente apresenta uma PaCO2 acima de 55 mmHg.

O que é a distanásia?

Distanásia significa a obstinação terapêutica para adiar a morte iminente. Ortotanásia significa morte em seu processo natural, não prolongando o tratamento.

Quem tem morte cerebral se mexe?

Uma pessoa em morte encefálica não apresenta nenhum movimento voluntário, ou seja não é capaz de movimentar os próprios membros. No entanto, há possibilidade de surgirem alguns movimentos involuntários ou reflexos, sendo muito comum o reflexo de Lazaro, conforme já comentado pelo outro colega.

Artigo anterior
O que é o passe picado?
Artigo seguinte
Como fazer hidratação no cabelo com feno grego?