Como descrever uma competência?

Perguntado por: Luísa Andrade de Neves  |  Última atualização: 13. Juni 2024
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Outro modo de se descrever competências é “por complexidade”. Uma competência pode possuir diferentes graus de complexidade, de acordo com a necessidade de repertório de conhecimentos, habilidades, atitudes e experiência que necessitam ser mobilizados em um determinado espaço organizacional ou função (DUTRA, 2004).

Como descrever minhas competências?

Exemplos de habilidades para se colocar no currículo
  1. Comprometimento. ...
  2. Comunicação. ...
  3. Criatividade. ...
  4. Flexibilidade. ...
  5. Foco em resultados. ...
  6. Inovação. ...
  7. Inteligência emocional. ...
  8. Liderança.

O que colocar no resumo de competência?

Entre as habilidades essenciais em um currículo, podemos listar:
  • Relacionamento.
  • Pensamento criativo.
  • Autoconfiança.
  • Proatividade.
  • Trabalho em equipe.
  • Conhecimento técnico e aprendizado contínuo.
  • Liderança.
  • Foco em resultados.

O que é competência e exemplos?

As competências podem ser definidas como a “capacidade da pessoa de realizar apropriadamente determinado trabalho”. Se uma pessoa sabe jogar bola e desenvolve todos os aspectos necessários para se tornar um jogador de futebol profissional de alta qualidade, então além de habilidosa também é competente.

Quais são as 7 competências?

7 competências mais procuradas pelas empresas
  • Trabalho em equipe.
  • Flexibilidade.
  • Comunicação eficaz.
  • Desenvoltura para resolver problemas.
  • Aceitar feedback.
  • Autoconfiança.
  • Pensamento criativo.

TUDO o que Você precisa para DESENVOLVER UMA MENTE PROSPERA | Paulo Vieira

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Quais são as 12 competências?

Estas são as 12 competências para se destacar em qualquer...
  • Comunicação assertiva. ...
  • Habilidade para tomada de decisões. ...
  • Pensamento complexo para a resolução de problemas. ...
  • Aprendizado contínuo e adaptabilidade. ...
  • Pensamento crítico. ...
  • Criatividade. ...
  • Inteligência emocional. ...
  • Confiabilidade.

Quais são as 10 competências específicas?

Saiba quais são as 10 competências gerais da BNCC!
  • conhecimento;
  • pensamento científico, crítico e criativo;
  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • cultura digital;
  • trabalho e projeto de vida;
  • argumentação;
  • autoconhecimento e autocuidado;

O que seria competência de uma pessoa?

Uma competência é um conjunto de habilidades, comportamentos, atitudes e conhecimentos inter-relacionados, dos quais uma pessoa precisa para ser eficaz na maioria das ocupações profissionais e gerenciais. A competência é uma combinação de saber (conhecimento), saber ser, aptidões e traços de personalidade.

O que colocar em competências profissionais?

Confira abaixo quais são elas:
  1. Conhecimento de novas tecnologias e tendências. ...
  2. Aprendizado constante. ...
  3. Relacionamento e comunicação interpessoal. ...
  4. Trabalho em equipe. ...
  5. Visão global. ...
  6. Automotivação. ...
  7. Equilíbrio emocional. ...
  8. Capacidade de inovação.

O que são competências e habilidades?

As Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, que podem ser desenvolvidos por meio de treinamentos ou experiências, e possibilitam a atuação efetiva em um trabalho ou situação. Por outro lado, as Habilidades são qualidades que o profissional tem para realizar alguma atividade.

O que falar sobre minhas habilidades?

Seja específico: ao listar suas habilidades, seja o mais específico possível. Não basta dizer que você tem "habilidades de comunicação". Em vez disso, forneça exemplos concretos, como "comunicação eficaz por meio de apresentações, redação de relatórios e negociações comerciais". Isso ajuda a dar peso às suas alegações.

O que escrever sobre mim exemplos?

Exemplos práticos
  • Profissão;
  • Principal adjetivo de soft skill;
  • Seu tempo de experiência ou se busca a sua primeira oportunidade;
  • Atuação mais expressiva da sua carreira;
  • Alguma conquista na área ou até mesmo curso, idioma ou ação voluntária;
  • Como a sua contratação irá trazer benefícios para a empresa.

Como fazer um breve resumo pessoal?

Como escrever um bom resumo profissional
  1. Ser escrito em primeira pessoa. ...
  2. Ser curto e objetivo. ...
  3. Descrever suas principais qualidades e objetivos profissionais. ...
  4. Atender ao que a vaga pede. ...
  5. Ser um texto atraente, não uma simples lista de características. ...
  6. Antes de escrever. ...
  7. Depois de escrever.

O que responder em competências?

Inclusive, dependendo da resposta do candidato entrevistado, também é possível avaliar a competência que aparece entre colchetes [ ].
  • Adaptação. ...
  • Liderança. ...
  • Trabalho em equipe. ...
  • Dinamismo. ...
  • Tolerância à pressão. ...
  • Comunicação. ...
  • Capacidade de trabalho. ...
  • Habilidades de planejamento e organização.

Quais exemplos de competências?

Elas são mais abrangentes e podem envolver uma série de habilidades, conhecimentos e comportamentos relacionados a uma área de atuação específica. São exemplos de competências: gerenciamento de projetos, análise de dados, resolução de problemas, pensamento estratégico, capacidade de decisão, etc.

Quais são os principais tipos de competência?

Dentro disso, os principais tipos de competências a serem desenvolvidas são: técnicas, comportamentais e funcionais.

Quais são os três pilares da competência?

Conhecimentos, habilidades e atitudes sempre andam juntas. Esses 3 pilares da competência tornam os profissionais capazes de dominar um assunto, saber como colocar em prática e ter o hábito de tomar a iniciativa por conta própria.

Quais são os três elementos da competência?

De acordo com muitos teóricos de gestão e administração, a competência é a junção de três elementos básicos: o conhecimento, a habilidade e a atitude.

Quais são as três competências?

Isto posto, as três dimensões da competência seguem essa ordem: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes/Comportamentos.

Qual é a diferença entre competência e habilidade?

Como explica Sharlyn Lauby, norte-americana especialista em RH, competências são características que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiências. Ou seja, elas podem ser aprendidas. As habilidades, por outro lado, são qualidades que o profissional tem para fazer alguma coisa.

Quais são as cinco áreas de conhecimento?

Áreas do conhecimento, segundo o Enem
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

Qual a relação competência e saberes habilidades?

A competência é um conjunto de saberes e habilidade é um saber-fazer relacionado à prática do trabalho, mais do que mera ação motora.

Quais são as 4 competências?

Ela as enumera: cognitivo, social, afetivo, psicomotor e cultural. “Para que essas competências sejam alcançadas, é necessário desenvolver os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que vão capacitar o estudante para tal”, diz a gerente da BEĨ Educação.

Qual palavra pode substituir competência?

Capacidades ou aptidões: 1 capacidades, aptidões, habilidades, perícias, conhecimentos, know-how, capacitações, saberes, mestrias, maestrias, eficiências, níveis, qualificações, habilitações, suficiências, idoneidades, méritos, talentos, educações, culturas, erudições, sabedorias, destrezas, práticas.

Quais são as competências mais importantes de um líder?

10 principais habilidades e competências de um líder
  • Adaptabilidade. A adaptabilidade é a habilidade de se ajustar com sucesso a novas situações e cenários. ...
  • Capacidade de solucionar problemas complexos. ...
  • Relacionamento interpessoal. ...
  • Criatividade. ...
  • Empatia. ...
  • Boa comunicação. ...
  • Motivação. ...
  • Feedback eficaz.

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