Como ajudar seu filho a se adaptar na creche?

Perguntado por: Iara Andreia Ramos  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

Confira algumas dicas para tornar a adaptação do bebê na creche mais tranquila
  1. Prepare a criança para o período de ausência. ...
  2. Realize mudanças progressivas. ...
  3. Observe o comportamento do bebê em momentos de sua ausência. ...
  4. Leve a criança para conhecer o novo lugar. ...
  5. Permita que o bebê leve um objeto de apego.

O que fazer para a criança se adaptar na creche?

Prepare o bebê para o período de ausência.

Semanas antes de começar a frequentar a creche, é importante acostumar a criança à ausência dos pais por algumas horas. Organize dias para que o bebê fique com os avós, tios, ou outras pessoas de confiança, realizando atividades que ele gosta.

Quanto tempo a criança demora para se adaptar na creche?

O período de adaptação à creche varia de criança para criança, mas geralmente isso ocorre em três semanas. No início, seu tempo de permanência na creche pode ser reduzido e, aos poucos, vai aumentando até que fique o horário integral.

O que fazer se a criança não quer ficar na creche e chora?

Ajude a criança a reconhecer o sentimento.

Não aceitar um sentimento, desdenhá-lo ou ignorá-lo não fará com que ele vá embora. Pelo contrário: sem entender o que está sentindo, a criança fica ainda mais ansiosa. Então converse com ela, diga que ansiedade é normal, que todo mundo às vezes sente isso e que vai passar.

O que fazer quando a criança não se adapta à escola?

5 formas de facilitar a adaptação escolar
  1. Diálogo sobre a nova escola. ...
  2. Falar com o professor. ...
  3. Insira a criança no processo da mudança. ...
  4. A despedida pode ser diferente. ...
  5. Os pais devem investir em atividades para relaxar. ...
  6. Perguntas variadas à criança. ...
  7. Não associar a escola a castigo.

ADAPTAÇÃO NA ESCOLINHA OU CRECHE | Dicas e motivações

24 questões relacionadas encontradas

Como lidar com o choro na adaptação escolar?

Para contornar essa situação, tenha paciência e invista em uma boa e sincera conversa. Explique para a criança o motivo da mudança de uma forma que ela possa compreender a necessidade e como isso pode ser positivo para ela. Além disso, demostre companheirismo dando força para esse momento difícil.

Quanto tempo uma criança demora para se acostumar na escola?

É natural que alguns casos levem mais tempo do que outros, e a idade dos pequenos também pode influenciar. Por isso, tenha em mente que não existe uma regra, então pode ser que o seu filho leve de poucos dias a cerca de um mês para se acostumar com a ideia de ir para a escola todos os dias.

É normal a criança chorar na adaptação da creche?

Sim, é possível que o seu filho tenha ficado a chorar e isso é muito natural. Primeiro, coloquemo-nos na pele da criança para entendermos melhor os seus sentimentos: quem é este grupo de estranhos? Quem são estes meninos da minha idade?

O que trabalhar na semana de adaptação na creche?

4 atividades para Educação Infantil que promovem acolhimento e adaptação
  • Atividade 1: Explorar o ambiente da escola. ...
  • Atividade 2: Promova o convívio social das crianças da turma. ...
  • Atividade 3: Máscaras com enfeites de bichinhos. ...
  • Atividade 4: Contação de histórias.

Como saber se a criança está sendo maltratada na creche?

Temores noturnos, insônia. Excesso ou falta de apetite. Agressividade (reprodução das agressões). Irritabilidade ou apatia.

O que fazer na adaptação do berçário?

O período de adaptação varia de acordo com a necessidade de cada bebê. É único e individual; portanto faz-se necessário administrar esta fase, com tempo e tranquilidade. Cada berçário destina para adaptação prazos que variam de 10 a 14 dias. Os pais devem respeitar este período, não acelerando esta fase.

É bom colocar o bebê na creche?

Outra grande vantagem de colocar o seu pequeno na creche é que ela ajudará o seu filho no processo de preparação para a rotina escolar, tornando a transição muito mais simples. A creche, normalmente, é um ambiente bem mais tranquilo, em que a criança possui atividades prazerosas e que não exigem responsabilidades.

O que fazer na primeira semana de adaptação Educação Infantil?

Ajude as crianças a brincar com os brinquedos e espaços da sala. Para incentivar e trazer conforto, brinque junto com elas, pergunte sobre seus objetos de transição, converse sobre a escola, a rotina, possíveis brincadeiras e o uso e divisão dos brinquedos por elas e seus amigos.

Como se despedir do bebê na creche?

7 Conselhos para as despedidas na Creche e Jardim de Infância
  1. 7Estar preparado para demorar mais de 15 minutos. ...
  2. 6Não focar demasiado no seu filho. ...
  3. 5Tente manter uma atitude calma e positiva. ...
  4. 4Levar um brinquedo ou amiguinho. ...
  5. 3Criar uma rotina de despedida. ...
  6. 2Não voltar atrás.

Como é o primeiro dia na creche?

No primeiro dia, a criança permanecerá na creche por apenas uma hora. Nesse momento, a mãe ou o responsável pela criança acompanhará o processo de adaptação através de fotos e vídeos. Durante a primeira hora, a criança terá contato com as tias e professores responsáveis por cuidar dela.

Como lidar com o choro na Educação Infantil?

Uma forma de agir nesse momento é demonstrar empatia com o que a criança está sentindo, e explicar o motivo de precisar fazer algumas coisas, mesmo que ela não queira. Desta forma, a criança vai se sentir melhor e a tendência é que se acalme.

O que observar no período de adaptação na Educação Infantil?

A criança percebe quando os pais estão ansiosos ou inseguros, portanto, procure passar confiança para seus filhos, demonstrando que a escola é um lugar seguro onde eles passarão determinado tempo e que depois haverá o reencontro com a família.

Como fazer dinâmica de acolhimento?

Cada estudante deve compartilhar informações sobre si mesmo, como nome, idade, hobbies e também algo inusitado ou engraçado, caso queiram. Essa dinâmica incentiva a interação entre os alunos, possibilita que eles encontrem interesses em comum e quebram o gelo de forma leve e amigável.

Porque é que os bebês choram quando vão para a creche?

O motivo do choro foi considerado como ocorrendo por necessidades primárias quando os bebês apresentavam fome, sono, dor ou mal estar físico, frio ou calor. As educadoras também colocaram que algumas vezes não conseguem identificar a causa do choro.

Como saber se a criança está se adaptando à escola?

Os principais pontos de atenção para ter com uma criança que acabou de mudar de escola:
  1. Inventar motivos (como dor de barriga ou dor de cabeça) para não ir à escola;
  2. Perder a fome nos horários próximos da entrada ou da saída das aulas;
  3. Ficar mais em silêncio ou perder o ânimo em tarefas que antes animavam ela;

O que diz a lei sobre adaptação escolar?

Art. 1º - Ficam obrigadas as empresas privadas ou órgãos públicos a dispensar as funcionárias que tenham filhos menores em período de adaptação em creches ou escolas, maternal ou pré-escolar, pelo período mínimo de três dias até o máximo de cinco dias. Art.

O que é recusa escolar?

doi:10.1177/0145445503259263 definem recusa escolar como dificuldade da criança ou adolescente de permanecer total ou parcialmente no ambiente escolar, gerando angústia e sofrimento. Kearney e Albano (2004)

Quando o filho não quer ir para a escola?

Quando o meu filho não quer ir para a escola, a primeira etapa é investigar quais as causas que cercam a recusa. Existem várias razões possíveis para a resistência da criança, como ansiedade de separação, dificuldades acadêmicas, problemas de socialização, bullying, problemas de saúde física ou emocional, entre outros.

É melhor babá ou creche?

Com uma babá fica mais fácil organizar o cronograma da família, inclusive pensando em turnos flexíveis ou hora extra, como noites ou fins de semana. A creche vai ter um horário mais engessado, o que pode ser negativo para pais com profissões que exigem mais flexibilidade de dia ou horário.

Artigo anterior
Quais os agentes agressores à saúde?
Artigo seguinte
Quem são os 4 filhos da rainha Elizabeth?