Pode-se considerar sinônimo?

Perguntado por: José Sérgio Costa  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

1 entende-se, toma-se, admite-se, concebe-se, reconhece-se, qualifica-se, aceita-se, interpreta-se, classifica-se, sabe-se, corre, consta, julga-se, diz-se, conta-se, comenta-se, acredita-se, menciona-se, tem-se, crê-se.

O que substitui considerar?

O mesmo que: matuto, raciocino, discorro, cuido, cogito, cismo, rumino, respeito, reputo.

O que substitui o SE?

1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.

O que quer dizer Considera-se?

Ter em consideração. 3. Ponderar; calcular; reputar.

O que significa considerar alguma coisa?

Por considerar entendemos tanto a ação de refletir sobre algo, ou ter respeito por uma pessoa. Exemplo: "Eu tenho imensa consideração pelo seu pai". Quando alguém diz ter consideração por outra pessoa, quer dizer que tem grande respeito, apreço e estima pela pessoa.

SINÔNIMO x ANTÔNIMO: DIFERENÇAS - ENTENDA E ACERTE NA PROVA - Aula 3 - Profa. Pamba - Semântica

30 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual conjunção E o se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Como usar a conjunção se?

a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.

Quando pode ser trocado por se?

Pode ser substituída pela conjunção 'embora', e indica uma concessão, uma exceção à consequência natural da ação. Exemplo: Se perdermos este jogo, nem por isso sairemos daqui desanimados.

Qual o significado da expressão sei?

Sei vem do verbo saber. O mesmo que: alcanço, compreendo, conheço, depreendo, entendo, infiro, percebo, consigo, considero.

O que significa a palavra sei?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa.

Quando o que pode ser substituído por isso?

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

Pode substituir isso por o quê?

1 essa coisa, esse objeto, essa peça, esse utensílio, esse instrumento, esse acessório, esse produto, esse troço, esse treco, essa parada, essa joça, esse trem, esse negócio, essa cena.

Onde pode ser substituído por onde?

“Onde” ou “aonde” são exemplos de palavras que podem facilmente ser substituídos por outros termos: “onde" pode ser substituído por “em que” “aonde” pode ser substituído por “a que” ou “ao qual”. Perceba que a preposição “a” se mantém, aí fica mais fácil você lembrar a substituição.

Onde usar se?

O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.

Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.

É correto usar Faz-se?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

Como classificar o se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Quais são as conjunções?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

O que pode se ou o que se pode?

No Brasil o uso da próclise ou da ênclise é considerado facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase e não haja elementos que exijam uma colocação pronominal específica. Assim, é errado dizer "se pode" no início da frase, estando as seguintes frases erradas: Se pode fumar aqui?

Como saber se o se é uma conjunção integrante?

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que significa a expressão por isso?

conjunção, locução Por esse motivo; dessa forma; assim sendo; indica, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito: a equipe era determinada e por isso insistia muito.

Tem vírgula depois de por isso?

NÃO há VÍRGULA DEPOIS das conjunções ADVERSATIVAS (MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE, etc.) nem das CONCLUSIVAS (PORTANTO, LOGO, POR ISSO, POR CONSEGUINTE, etc.), se elas estiverem ocupando o lugar natural delas, que é entre as orações, ligando-as, MESMO QUE DEPOIS DE PONTO-FINAL.

Artigo anterior
O que é Entrevista Fit?
Artigo seguinte
Como desativar a resposta do Google?