O que é césio 137 porque ele é perigoso?

Perguntado por: Isaac Loureiro de Lima  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (60 avaliações)

O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.

O que é o que é Césio 137?

O Césio 137 é um isótopo radioativo resultante da fissão de urânio ou plutônio, é usado em equipamentos de radiografia, até aí tudo bem, o problema ocorre quando este isótopo é desintegrado e dá origem ao Bário 137m que passa a emitir radiações gama.

Onde estava a composição química do Césio 137?

Obtenção do césio-137

A obtenção do isótopo 137 do césio ocorre por meio da fissão nuclear espontânea ou induzida de vários radionuclídeos pesados, como o urânio-233, o urânio-235 e o plutônio-239.

Qual o tipo de radiação emitida pelo Césio 137?

O Césio 137, por ser radioativo, elimina radiação para atingir estabilidade, sendo a radiação beta a eliminada por ele. Ao eliminar a radiação beta ele se transforma no radioisótopo do elemento químico Bário, de massa 137 e número atômico 56, que emite radiação gama, transformando-se em um isótopo estável.

Qual é o tempo de meia-vida do Césio 137?

Ao realizar esse procedimento, obtemos que a meia-vida do césio é de aproximadamente 30 anos.

CÉSIO 137, O MAIOR ACIDENTE RADIOATIVO DO BRASIL

16 questões relacionadas encontradas

Quando se diz que o elemento césio-137 tem meia vida de cerca de 30 anos o que esse valor significa?

A meia-vida é o tempo que um material leva para reduzir metade da sua massa radioativa. ... Assim, se temos 20 gramas dele e, a cada 30 anos, a massa reduz-se pela metade, logo: No esquema, podemos perceber que demorará 210 anos para que 20 gramas de césio reduzam-se a 0,15625 gramas.

Qual o tempo de meia vida do urânio?

Como a meia-vida do urânio-235 é de 713 milhões de anos e a do urânio-238 é de 4,5 bilhões de anos, o urânio-235 decai muito mais rapidamente e, portanto, é muito mais “consumido” que o urânio-238.

Quantas pessoas foram vítimas do césio 137?

Passadas mais de três décadas, não há consenso sobre o número de vítimas do césio 137 em Goiânia. Oficialmente, quatro pessoas morreram por exposição excessiva à radiação, mas a quantidade de pessoas contaminadas ainda provoca discussão. O governo federal reconhece 120.

O que é césio 137 em Goiânia?

Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.

Quantas pessoas morreram por causa do césio 137?

Resumo sobre acidade com Césio-137 em Goiânia

A descoberta do acidente foi feita pelo físico Walter Mendes, e o trabalho de contenção retirou seis mil toneladas de lixo nuclear de Goiânia. Mais de 110 mil pessoas foram examinadas, e quatro morreram pelo contato com a radiação.

Onde estão localizados os rejeitos radioativos do césio 137?

As 6 mil toneladas de lixo radioativo recolhido das áreas contaminadas pelo césio 137 na capital goiana estão depositadas em Abadia de Goiás. A cidade de 6,5 mil habitantes, distante 13km de Goiânia, começou a receber os rejeitos em 29 de setembro de 1987, 16 dias após o início do acidente.

Como ficou o local do césio 137?

Lotes na região central que foram atingidos pelo acidente radiológico em 1987 seguem isolados e proibidos de qualquer tipo de intervenção. Goiânia – Há 34 anos, ocorria no Brasil o maior acidente radiológico do mundo, registrado fora de uma usina nuclear.

O que aconteceu com as vítimas do Césio 137?

Foi no ferro-velho de Devair Alves Ferreira que o equipamento foi desmontado, e uma cápsula contendo um "pó azul que brilhava no escuro", encontrada. Começava ali o rastro de contaminação que traz sequelas até hoje, 33 anos depois, para centenas de pessoas — e provocou quatro mortes poucas semanas depois.

Onde o césio pode ser encontrado?

O césio encontra-se distribuído em pequenas quantidades por toda a crosta terrestre em rochas sedimentares, em granitos, na água do mar e em águas minerais. Foi o primeiro elemento descoberto por meio da espectrometria em uma amostra de água mineral encontrada na Alemanha.

Porque o césio 137 brilha no escuro?

Porque o núcleo dos átomos de césio radioativo, chamado césio 137, se parte com muita facilidade. Partindo-se, libera partículas subatômicas que escapam do núcleo e vão se chocar com os elétrons localizados na periferia do átomo. ... Daí o brilho do césio 137.

O que são Tracadores?

Resumo: Traçadores são substâncias que permitem caracterizar a hidrodinâmica de um sistema, através da marcação física de uma determinada porção do fluido presente neste, e a sua identificação após percorrer um determinado percurso.

Quais foram as doenças causadas pelo Césio 137?

O trabalhador exposto à radiação explica ainda que muita gente que esteve no local do acidente hoje tem problemas cardíacos, câncer e distúrbio mental, além de sofrer com preconceito. O Revista Brasil fala até o dia 13 de setembro sobre esse acidente radioativo.

Qual é o elemento mais radioativo do mundo?

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Quantas vítimas de Chernobyl?

De acordo com os dados oficiais, o número de mortos reconhecido internacionalmente aponta que apenas 31 pessoas morreram como resultado imediato de Chernobyl, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 50 mortes podem ser diretamente atribuídas ao desastre.

De quem foi a culpa do acidente césio-137?

Além de Flamarion, outras quatro pessoas foram condenadas pelo césio-137: Carlos de Figueiredo Bezerril – médico responsável pelo Instituto Goiano de Radiologia (IGR), onde a cápsula foi achada. Criseide Castro Dourado – médica responsável pelo IGR. Orlando Alves Teixeira – médico responsável pelo IGR.

Qual foi o fim de Devair?

Devair Ferreira, dono do ferro-velho, apesar de ter sido a vítima mais exposta à radiação, morreu sete anos após a tragédia, em 1994.

O que é o tempo de meia vida?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade. ... Dessa forma, podemos afirmar que todos os elementos radioativos vão se desintegrando com o passar do tempo.

Qual é o tempo de meia vida do carbono 14?

Justifica-se o estudo do tema pelo fato do carbono 14 ser o grande responsável na determinação da idade de fósseis e artefatos de diversos tipos, como por exemplo o sudário de turim . É utilizado o carbono-14 por apresentar a meia-vida de aproximadamente 5730 anos.

Qual o elemento formado na desintegração?

Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).

Artigo anterior
O que são tecidos sintéticos?
Artigo seguinte
O que são as Sulfobactérias?