Qual a instância psíquica responsável pelos mecanismos de defesa?
Perguntado por: Gabriela Núria de Antunes | Última atualização: 25. April 2022Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)
Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito.
Quais são as três instâncias psíquicas?
O aparelho psíquico se divide em três: id, ego, superego.
Quais os mecanismo de defesa psíquica?
- Formação reativa. Entra em ação quando a pessoa adota um comportamento exatamente oposto ao do que realmente é sentido ou vivenciado de forma recalcada. ...
- Repressão ou recalque. ...
- Negação. ...
- Projeção. ...
- Sublimação. ...
- Regressão.
Quem criou os mecanismos de defesa?
Os mecanismos de defesa foram observados pela primeira vez por Sigmund Freud, o famoso fundador da psicanálise. No entanto, eles foram mais desenvolvidos e expandidos por sua filha, Anna Freud, através de sua pesquisa notável.
Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?
Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.
FREUD (03) – ANSIEDADE E MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
Qual o papel do mecanismo de defesa?
Mecanismo de defesa ou ajustamento designa em psicologia, em geral, e na teoria psicanalítica, em particular, as ações psicológicas que têm por finalidade reduzir qualquer manifestação que pode colocar em perigo a integridade do ego, onde o indivíduo não consiga lidar com situações que por algum motivo considere ...
Como operam os mecanismos de defesa?
Os mecanismos de defesa são: negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação. O mecanismo de defesa da racionalização é considerado maduro por envolver pouca distorção.
O que é deslocamento para Freud?
Deslocamento e condensação caracterizam, para Freud, o processo primário. O deslocamento acontece quando uma representação recebe todo o investimento devido a uma outra, de modo que a segunda acaba por substituir completamente a primeira.
Quais são as instâncias psíquicas?
Na Primeira Tópica, a teoria apresenta a existência de três instâncias psíquicas, quais sejam: 1) o inconsciente; 2) o pré-consciente; e 3) o consciente. O inconsciente é constituído pelos conteúdos que não são acessados pelas instâncias pré-consciente e consciente.
Quais são as três instâncias do aparelho psíquico cite características de cada uma delas?
- O consciente. O consciente é a parte da mente que lida com as informações da qual o indivíduo está ciente em um dado momento. ...
- O pré-consciente. ...
- O inconsciente.
Quais os 3 tópicos da 1º teoria do aparelho psíquico?
O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.
Qual a primeira instância psíquica formada?
O inconsciente (Ics)
Essa instância é o ponto de entrada do aparelho psíquico. Ela possui uma forma de funcionamento regida por leis próprias, ou seja, que fogem aos entendimentos da razão do consciente.
O que é o ID ego e superego?
Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.
Qual é a instância crítica no psiquismo?
Freud denomina de superego a instância que exige renúncia. É como expressão de uma desarmonia fundamental no interior do sujeito e em sua relação com o mundo que o termo superego pode ser entendido.
O que é deslocamento e condensação para Freud?
Condensação segundo Freud / Deslocamento e sonhos
A condensação é quando deslocamentos se fundem / fusionam / condensam. Freud argumentou que um dos aspectos do conteúdo manifesto poderia vir a representar um número de elementos latentes (e vice-versa) através de um processo chamado de condensação.
O que é condensação e deslocamento na psicanálise?
Para Freud, o sonho é produzido por dois elementos centrais, os quais são trabalhados pela psicanálise na análise do significado dos sonhos: a condensação e o deslocamento. ... O deslocamento é a obra da censura, onde um elemento do sonho a nível latente é substituído por um dos seus fragmentos constituintes.
O que são deslocamento e condensação?
É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.
Como operam os mecanismos de defesa negação recalque projeção?
O mecanismo de defesa da projeção é um tipo de defesa primitiva. Assim, é caracterizada pelo processo no qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro ou em alguma coisa, qualidades, desejos, sentimentos que ele desconhece ou recusa nele. Por isso, a projeção é muito vista na paranoia.
Como mecanismo de defesa do ego como se opera o altruísmo?
O altruísmo pode ser usado como um mecanismo de defesa, por exemplo, sendo particularmente útil para uma pessoa que sentimos que não gosta de nós ou neutralizando um argumento com palavras gentis e positividade.
Como lidar com a projeção?
Como lidar com alguém que está projetando
Se alguém projeta emoções em você, como lidar com a situação? Primeiro, é importante não validar o que o “projetor” diz. Se ele consegue fazer você acreditar que o problema está em você, se sente vitorioso, o que reforça esse comportamento.
Qual é o principal mecanismo de defesa?
Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.
Qual o papel da regressão na formação dos sintomas?
O conceito de regressão postulado por Freud vai desempenhar um papel de importância crescente em seu trabalho, sendo definido, inicialmente, como a direção dos processos psíquicos, desde a extremidade motora até a extremidade perceptiva do aparelho psíquico, permitindo a transformação de pensamentos em imagens, durante ...
O que é o id na psicanálise?
Id na Psicanálise
Nos estudos da psicanálise e psicologia, o Id é responsável pelos instintos, impulsos orgânicos e os desejos inconscientes. O id não tem contato com a realidade, pode se satisfazer na fantasia, mesmo que não realize uma ação concreta referente aquele desejo.
Qual é a função do id?
O ID é a fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos. É totalmente inconsciente, sendo formado pelas pulsões, instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. O ID funciona de acordo com o princípio do prazer, buscando sempre o que gera prazer e evita o desprazer.
O que é o ego de uma pessoa?
O conceito de ego, id, superego e alterego foram criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana. Assim, o ego é a parte consciente, responsável por interpretar a realidade, memória, emoções e percepção – relação do indivíduo com o meio – e mediador ente o Id e o superego.
O que é piso liso?
O que fazer depois de colocar fios de sustentação?