Pode o exequente requerer a adjudicação antecipada dos bens penhorados por valor inferior ao valor da avaliação?

Perguntado por: Kelly Mariana Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Pressupostos para a adjudicação pelo exequente
876 do Novo CPC: Art. 876. É lícito ao exequente, oferecendo preço não inferior ao da avaliação, requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados.

Pode o exequente requerer a adjudicação do bem penhorado?

876 completou, especificando todo o procedimento da adjudicação no novo CPC. Dessa forma, ficou determinado que, numa execução, o exequente pode requerer a adjudicação dos bens penhorados, oferecendo valor não inferior ao da avaliação.

Quando posso pedir a adjudicação do bem penhorado?

Quando uma pessoa adquire um bem imóvel mediante um contrato de pagamento parcelado do imóvel e, sem justificação, o vendedor do mesmo decide não dar outorga da escritura de compra e venda ao comprador, o mesmo pode entrar com o pedido de adjudicação compulsória.

Para que possa adjudicar os bens penhorados O exequente não poderá oferecer preço inferior ao da avaliação?

Para que possa adjudicar os bens penhorados, o exequente não poderá oferecer preço inferior ao da avaliação. A averbação da penhora no registro competente é providência indispensável para a verificação do direito de preferência sobre os bens penhorados.

Quanto à adjudicação é lícito ao exequente pelo preço não inferior ao da avaliação podendo exercer tal direito o ascendente do executado?

Por essa razão, o artigo 876 prescreve que: “É lícito ao exequente, oferecendo preço não inferior ao da avaliação, requerer lhe sejam adjudicados os bens penhorados”. ... A adjudicação do bem penhorado pode ser feita quando se tratar de bens móveis ou imóveis o que decorre do artigo 877, I e II do CPC/2015.

Adjudicação dos bens penhorados na execução civil.

15 questões relacionadas encontradas

Será considerado preço vil o preço inferior a 50% do valor da avaliação?

891 do novo CPC: "Considera-se vil o preço inferior ao mínimo estipulado pelo juiz e constante do edital, e, não tendo sido fixado preço mínimo, considera-se vil o preço inferior a cinquenta por cento do valor da avaliação." 5.

Qual o valor pra cobrar em uma ação de adjudicação compulsória?

O valor atribuído à ação de adjudicação compulsória corresponde ao preço do imóvel constante no contrato. Inteligência do artigo 292 , inciso II , do CPC .

O que acontece quando um bem penhorado e de valor inferior dívida?

“Se o valor do bem penhorado for insignificante em relação ao total da dívida exequenda, não cumprindo, por conseguinte, sua finalidade no processo executório, descabe levar a efeito tal constrição, conforme disposto no art. 659, § 2.º, do CPC.” Com esses fundamentos, a Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 1.

O que é adjudicação do bem penhorado?

“a adjudicação é um ato executório, um ato processual de índole coativa, por meio do qual o Estado, no exercício de sua função jurisdicional, e para realização da sanção formulada no título executivo, transfere ao exequente, ou outro credor, para satisfação e extinção do seu crédito, bens do devedor”.

Pode o exequente arrematar ao invés de adjudicar?

Sim, o credor pode arrematar o bem, com a grande vantagem, ele já é o principal beneficiário, então ele não precisa depositar o dinheiro no processo porque, claro, o dinheiro iria para ele mesmo.

Quem tem legitimidade para adjudicar um bem e qual o momento?

Estão legitimados a requerer a adjudicação: (1) o exequente; (2) o credor com garantia real; (3) os credores quirografários concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem; (4) o cônjuge, descendentes ou ascendentes do executado (que foram, outrora, os legitimados à remição de bens – regra anterior à reforma imposta pela ...

Quando cabe à adjudicação compulsória?

Na prática, alguns dos casos que ensejam a ação de adjudicação compulsória são: -Quando houver recusa do vendedor em realizar a escritura de compra e venda; -Quando houver impossibilidade do vendedor realizar a escritura de compra e venda; -Quando o vendedor não puder ser localizado para realizar a outorga.

Quando se expede carta de adjudicação?

Se no cenário de comercialização e compra voluntária, lavra-se uma escritura que precisa ser gravada no Registro de Imóveis para a adquirição do imóvel, na adjudicação lavra-se a Carta de adjudicação que valeria a um documento, estando também gravada no Registro de Imóveis Competente.

Tem legitimidade para requerer a adjudicação?

Estão legitimados a requerer a adjudicação: (1) o exequente; (2) o credor com garantia real; (3) os credores quirografários concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem; (4) o cônjuge, descendentes ou ascendentes do executado (que foram, outrora, os legitimados à remição de bens – regra anterior à reforma imposta pela ...

Pode o exequente optar pela adjudicação quando se apropriará do bem penhorado como meio de pagamento do débito?

(5) Segundo o art. 876 do CPC/2015, o exequente poderá requerer a adjudicação de um bem penhorado no processo de execução. ... De igual modo, deve-se emitir uma carta de adjudicação e um mandado de imissão na posse (para bem imóvel) ou ordem de entrega ao adjudicatário (para bem móvel).

É lícito ao exequente requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados podendo oferecer preço inferior ao da avaliação?

É lícito ao exequente, oferecendo preço não inferior ao da avaliação, requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados. III - por meio eletrônico, quando, sendo o caso do § 1º do art. 246 , não tiver procurador constituído nos autos.

O que acontece depois da adjudicação?

inferior ao dos bens, o requerente da adjudicação depositará de imediato a diferença, que ficará à disposição do executado; superior ao dos bens, a execução prosseguirá pelo saldo remanescente.

Qual a diferença entre alienação e adjudicação do bem penhorado?

A alienação, por outro lado, é a venda ou leilão de um bem penhorado, com o intuito de arrecadar capital necessário para que o executado possa pagar a sua dívida com o exequente. A alienação é a medida adotada quando a adjudicação não é efetivada, conforme demonstra o artigo 880 do Novo CPC: “Art. 880.

O que significa adjudicar um imóvel?

No âmbito imobiliário, adjudicação é o processo no qual se estabelece que a propriedade de um bem imóvel se transfere de seu primitivo dono (o transmitente) para o adquirente (o credor), que a partir de então assume sobre ele todos os direitos de domínio e posse inerente a toda e qualquer concessão de bens (alienação).

O que acontecerá quando o juiz for penhorar dinheiro e o devedor tiver somente uma pequena quantia que não cobre sequer às custas de sua penhora?

Se o bem a ser penhorado é insuficiente até para pagar as custas da execução da dívida, a penhora não pode ser feita. O entendimento é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, que suspendeu a penhora de uma máquina de costura de Izidoro Rodrigues de Brito.

O que fazer após a penhora do bem?

Caso o devedor tenha um bem penhorado, ele pode tentar renegociar a dívida antes de perder a posse e a propriedade do bem. Após a penhora de um bem para cumprimento do pagamento de uma dívida, surgem algumas opções para o que fazer com esse bem, caso ele não seja dinheiro.

Como funciona penhora de bens por dívida?

A penhora de bens é um recurso legal usado para garantir que a dívida contraída será paga pelo devedor. Caso você deva a alguém e não quite a dívida, poderá ser acionado judicialmente e ter os bens penhorados. Isso significa que o bem fica retido como garantia pelo valor que se deve.

Quanto custa o honorario de um advogado?

Segundo o parágrafo 2º do art. 85, Novo CPC, os honorários advocatícios sucumbenciais devem ser fixados entre 10% e 20% do valor da condenação final ou do proveito econômico obtido. Todavia, caso seja impossível a mensuração, os honorários serão estabelecido sobre o valor atualizado da causa.

O que é melhor adjudicação compulsória ou usucapião?

Ação de usucapião é mais demorada e burocrática. Entretanto, é necessário comprovar apenas a existência de área usucapível, a vontade de ser dono e o lapso temporal transcorrido; A ação de adjudicação compulsória é mais rápida. Todavia, é necessário comprovar a aquisição do bem imóvel.

Quais os requisitos para ingressar com ação de adjudicação compulsória?

A lei traz os seguintes requisitos para a ação de adjudicação compulsória:
  • a) A existência de uma promessa de compra e venda;
  • b) Inexistência de previsão do direito de arrependimento; e.
  • c) Registro da promessa de compra e venda no Registro de Imóveis.

Artigo anterior
Quais doenças causam zumbido no ouvido?
Artigo seguinte
Pode matar mariposa?