Qual a diferença entre celíaco e sensibilidade ao glúten?

Perguntado por: Andreia Alice Batista Baptista Matos  |  Última atualização: 16. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

Enquanto a doença celíaca provoca uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, a intolerância ao glúten não-celíaca é apenas uma sensibilidade à proteína.

Qual a diferença entre doença celíaca e sensibilidade ao glúten?

A Sensibilidade ao glúten na ausência de doença celíaca se define como as alterações gastrointestinais causadas pelo glúten, mas sem a relação com alguma resposta imunológica, sem distúrbios nutricionais associados, e sem alterações de anticorpos ligados a ingestão desta proteína.

O que é sensibilidade ao glúten?

Quando se diz que uma pessoa tem sensibilidade ao glúten, significa que o seu organismo reage mais a ele. Em outras palavras, o glúten deixa o organismo mais sensível à sua presença; como resultado o intestino fica inflamado e os sintomas aparecem de forma mais contundente.

Como saber se sou sensível ao glúten?

Os sintomas frequentes da sensibilidade não celíaca incluem problemas de digestão, como irritação no intestino, dor e inchaço abdominal, diarreia e gases e prisão de ventre. Além de tonturas, confusão e sensação de cansaço após a refeição.

Como saber se sou celíaca ou intolerante?

Para descobrir o diagnóstico correto, é necessário fazer um exame de sangue, que vai analisar a presença de anticorpos que possam indicar a doença celíaca.

Doença celíaca ou sensibilidade ao glúten faz diferença?

31 questões relacionadas encontradas

Como fica a barriga de quem tem intolerância a glúten?

Inchaço, dores abdominais, flatulência, prisão de ventre ou diarreia são alguns dos sintomas mais comuns de quem tem intolerância ao glúten . A estes sintomas juntam-se outros que podem surgir logo após ingerir alimentos com glúten ou a médio prazo.

Como fica o intestino de quem tem intolerância ao glúten?

Essa reação causa danos no revestimento do intestino delgado, o que pode levar a diversos sintomas, como diarreia, dor abdominal, inchaço, perda de peso e fadiga. Por ser uma doença autoimune, não tem cura.

Como fazer o teste caseiro de intolerância a glúten?

Coloque a lanceta na ponta do dedo. Dispare apertando firme a outra extremidade. Aperte a ponta do dedo para formar uma gota grande de sangue. Coloque a parte alargada do coletor em contato com a gota de sangue para enchê-la completamente.

Qual a diferença entre sensibilidade e intolerância ao glúten?

Enquanto a doença celíaca provoca uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, a intolerância ao glúten não-celíaca é apenas uma sensibilidade à proteína.

Como tratar a sensibilidade ao glúten?

O diagnóstico da sensibilidade ao glúten é feito por meio de exames de fezes, de urina, testes sorológicos e até biópsia, em alguns casos. O tratamento consiste na retirada do glúten da alimentação, mas também daqueles alimentos FODMAP, fermentáveis que não são bem digeridos pelo organismo, causando desconfortos.

Porque desenvolvemos intolerância ao glúten?

Por que desenvolvemos Intolerância ao Glúten? A Intolerância ao Glúten surge a partir de uma propensão congênita, que pode se manifestar em qualquer fase da vida.

Quanto tempo dura uma crise de intolerância ao glúten?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

A retirada completa do glúten costuma implicar em melhora dos sintomas em poucas semanas. Olá! Caso você seja diagnosticada celíaca, os sintomas e desconfortos desaparecerão com o tempo maior ou menor de acordo com os danos que a doença já tenha causado no seu organismo.

Sou celíaca e comi glúten e agora?

Pessoas diagnosticadas com doença celíaca precisam evitar completa e permanentemente a ingestão de glúten. Mesmo que a doença esteja controlada, se a proteína for introduzida novamente à dieta o intestino voltará a sofrer danos.

Como se chama uma pessoa intolerante a glúten?

Observação 1: Celíacos só podem ingerir alimentos feitos em cozinhas descontaminadas.

Onde a doença celíaca ataca?

A Doença Celíaca é uma desordem autoimune grave que ocorre em pessoas geneticamente predispostas, em que a ingestão de glúten causa danos ao intestino delgado.

Como identificar a doença celíaca?

A confirmação do diagnóstico de doença celíaca é feita pela biópsia de intestino delgado, obtida por procedimentos como endoscopia digestiva alta (EDA) ou cápsula endoscópica. Há também os testes genéticos, como dosagem de HLA-DQ2 e HLA-DQ8, que podem auxiliar no diagnóstico.

Quem tem intolerância à lactose pode ter intolerância ao glúten?

A intolerância à lactose pode ser secundária à doença celíaca (intolerância ao glúten). Nesses casos, quando o paciente retira o glúten da dieta e a mucosa do intestino se restabelece, usualmente a intolerância à lactose desaparece.

Como desinflamar o intestino do glúten?

Tomar carvão ativado ajuda a reduzir esses sintomas.

O que o glúten inflama?

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

Como eliminar o glúten do intestino?

A ingestão abundante de água é outra forma de desintoxicar o corpo do glúten, pois ela contribui na eliminação de possíveis toxinas do organismo como essa proteína, no caso dos celíacos. Além disso, o aumento do consumo de água evita a desidratação.

Qual remédio é bom para intolerância a glúten?

Glutezym é registrado na ANVISA (nº 6.5821.0038), e foi desenvolvido dentro dos termos de regulamentação de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada ANVISA nº 243, de 26 de julho de 2018, portanto possui altos padrões de qualidade e segurança.

Porque glúten incha a barriga?

O motivo dessas preparações estarem na lista de alimentos que estufam a barriga é que o trigo contém uma proteína chamada glúten. Dessa forma, quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, tem grandes problemas digestivos. Os principais sintomas são inchaço, gases, diarreia e dor de estômago3.

Qual Exame de sangue detecta doença celíaca?

Os exames utilizados para triagem são os anticorpos Antitransglutaminase tecidual IgA (anti-TTG) ou Antiendomísio IgA, que são específicos para doença celíaca. É preciso apenas um deles, não é necessário solicitar os dois. Eles podem ser feitos por meio de uma amostra de sangue.

Como descobrir se tem intolerância a algum alimento?

Exames de sangue;
  1. Exames de fezes;
  2. Teste do ar expirado;
  3. Teste de provocação oral: feito com o próprio alimento;
  4. Biópsias (em determinados casos).

Artigo anterior
Quais são os Falangeiros de Ogum?
Artigo seguinte
Quem é mais forte Kangal ou Pitbull?