Pode levar duas multas pelo mesmo motivo no mesmo dia?

Perguntado por: André Rafael Pacheco Batista  |  Última atualização: 10. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (10 avaliações)

Não há possibilidade de aplicação de diversas multas para a mesma infração, não tendo previsão legal para tal, nem mesmo existe caráter temporal previsto no CTB, aplicar diversas multas pela mesma infração de trânsito, viola o princípio do NON BIS IDEM.

Como funciona multa duplicada?

Em se tratando de infrações continuadas, se o condutor for multado duas ou mais vezes pela mesma infração, sem que tenha interrompido o deslocamento, poderá pleitear a anulação das demais, pois ele ainda está cometendo a mesma infração pela qual foi autuado inicialmente, dando continuidade à manobra.

Quantas multas pode levar em um dia?

Folha de S. Paulo - Trânsito: Motorista pode levar 2 multas em um dia - 31/01/2000. O motorista deve redobrar a atenção com a volta do rodízio. Apesar de o valor da multa não ser alto, quem desrespeitar o rodízio pode ser punido duas vezes no mesmo dia: uma pela manhã e outra à tarde.

Não é permitido autuar mais de uma vez pelo mesmo fato?

Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), todos os condutores que cometerem infrações de trânsito estão sujeitos a receber multas e penalizações. Ou seja, independentemente do momento e da infração, qualquer pessoa que estiver dirigindo pode levar mais de uma multa pelo mesmo motivo, em um único dia.

Quando o infrator cometer duas infrações de trânsito ao mesmo tempo?

O Código de Trânsito Brasileiro adota, no seu artigo 266, o princípio da cumulatividade das penalidades. Pelo princípio entende-se que quando o infrator cometer simultaneamente duas ou mais infrações ele será penalizado cumulativamente por cada uma delas.

Foi multado duas vezes pelo mesmo fato?

26 questões relacionadas encontradas

Pode tomar duas multas pelo mesmo motivo?

Não há possibilidade de aplicação de diversas multas para a mesma infração, não tendo previsão legal para tal, nem mesmo existe caráter temporal previsto no CTB, aplicar diversas multas pela mesma infração de trânsito, viola o princípio do NON BIS IDEM.

O que é multa concomitante?

Infrações concomitantes são aquelas em que várias infrações ocorrem de maneira independente umas das outras. Nesses casos, é autuado um Auto de Infração de Trânsito (AIT) para cada infração constatada.

Pode ter 2 multas no mesmo lugar em horário diferente?

Infrações continuadas têm como característica principal a lavratura de várias autuações, no mesmo artigo infracional, em mesmo local, no mesmo dia, em horários aproximados. Não se trata de múltiplos cometimentos de infrações e sim de uma única infração de trânsito ocorrida de forma continuada.

Pode ser registrada mais de uma infração no mesmo AIT?

Como regra geral, o agente deve lavrar TODOS os autos de infração das irregularidades que ele constatar. Obviamente cada AIT terá como objeto uma única infração, NÃO podendo o agente fazer constar, a título de exemplo, duas infrações no mesmo auto.

Pode ter 2 multas gravíssimas?

Por exemplo, duas multas gravíssimas diferentes, recebidas em um intervalo de 12 meses, resultam na atribuição de 14 pontos à CNH. Cada uma delas, como você já deve ter entendido, gera 7 pontos na carteira (de acordo com o art. 259 do CTB). Se você atingir o limite de pontos, em 12 meses, a sua CNH pode ser suspensa.

Quanto tempo depois da notificação chega a multa?

A multa tem um prazo de 30 dias para chegar no endereço registrado, onde irá constar os prazos para pagamento e vencimento.

Quantos dias depois de levar uma multa entrar no sistema?

Como proposto, a autuação é apenas o primeiro passo antes da infração ser configurada como multa, e posteriormente, ir para o sistema. Dessa forma, após a autuação, o sistema pode demorar até 30 dias para que a multa conste no momento da consulta. Esse é justamente o mesmo prazo que o condutor tem para recorrer.

Quanto tempo demora para aparecer uma multa na carteira digital?

Se é municipal, estadual ou federal, não importa. O prazo máximo para a multa de trânsito entrar no sistema do Detran e constar para consulta, inclusive através da internet, é de 30 dias a partir da data da infração — e a regra não muda em caso de multas manuais ou eletrônicas.

Como anular uma multa de trânsito?

A solicitação deve ser entregue no órgão de trânsito responsável. E deve estar anexado com o histórico do prontuário do condutor, que contemple, no mínimo, doze meses anteriores a infração. Esse documento pode ser retirado no Detran de cada estado.

Quantas multas eu posso tomar?

Quantas infrações graves posso ter? Se a CNH for definitiva, o limite de pontos não pode ultrapassar 40, sendo que cada infração grave soma cinco pontos. Se o condutor cometer uma infração gravíssima, o limite dos pontos cai para 30. No caso de duas infrações gravíssimas, o limite diminui para 20 pontos.

O que São infrações sucessivas?

A outra situação são as infrações sucessivas, que caracterizam-se pelo cometimento de repetidas condutas idênticas, ao longo de um percurso, de forma reiterada e intermitente. Nesses casos, será lavrado AIT para cada infração constatada, na forma dos arts.

O que pode anular um Auto de Infração?

São exemplos de vícios que admitem correção, o erro na grafia do nome do autuado, no endereço, ou ainda a indicação incorreta do nome da propriedade/fazenda onde foi constatada eventual infração.

Quando um Auto de Infração pode ser anulado?

As multas de trânsito são, geralmente, anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista. Além disso, erros de cunho processual também incitam a anulação da multa, portanto, mesmo que você tenha cometido a infração, a multa pode ser recorrida e anulada.

Sou obrigado a assinar o Auto de Infração?

A outra via deverá ser entregue ao condutor, quando se tratar de autuação com abordagem, ainda que este se recuse a assiná-lo. Desta forma, a assinatura do Auto de Infração, trata-se de mera FACULDADE da pessoa autuada e não uma obrigação.

O que é infrações de forma simultânea?

Quando o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infrações, ser-lhe-ão aplicadas, cumulativamente, as respectivas penalidades.

O que é multa continuada?

Um motorista que comete uma ou mais vezes a mesma infração de trânsito em poucos minutos, pode ser multado em todas elas? Neste caso, estamos diante de uma infração continuada.

O que é uma multa isolada?

A multa isolada em questão era exigida nos casos em que a Secretaria da Receita Federal não concordava com a compensação realizada pelo contribuinte, aplicando uma multa (penalidade) de 50% sobre o valor da compensação não homologada, de acordo com o artigo 74, §17, da lei 9.430, de 1996.

O que diz o artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro?

280 DO CTB . AUTUAÇÃO QUE DEVERIA TER SIDO LAVRADA NA PRESENÇA DO CONDUTOR, POSTO QUE FEITO PELA PRÓPRIA AUTORIDADE, OU, QUANDO ISSO NÃO SE MOSTRA POSSÍVEL, ESSE FATO PRECISA SER DEVIDAMENTE REGISTRADO NO AUTO DE INFRAÇÃO, QUANTO ENTÃO DEVERÁ OCORRER A POSTERIOR NOTIFICAÇÃO DO AUTUADO.

O que diz o artigo 165?

Dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.

O que acontece se tomar duas multa grave?

A reincidência de uma infração gravíssima pode ter duas consequências para o condutor. A primeira é dobrar o valor da multa e, a segunda, a cassação da CNH.

Artigo anterior
Qual é a festa típica da Argentina?
Artigo seguinte
Quem foi a primeira assistente social do Brasil?