O que é extinção na análise do comportamento?

Perguntado por: Renata Luísa Mendes  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Extinção, na Psicologia, refere-se ao enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta no decréscimo ou desaparecimento do comportamento. Em outras palavras, o comportamento condicionado eventualmente para.

O que é extinção da resposta?

O termo extinção refere-se ao processo de desaparecimento de uma resposta do repertório de um indivíduo. No paradigma respondente, a extinção ocorre quando um estímulo condicionado (CS) pára de eliciar uma determinada resposta (CR).

O que é o procedimento de extinção?

De acordo com Catania (1998/1999), o procedimento de extinção é definido como a suspensão da liberação do reforço. Como resultado desta operação, o responder é enfraquecido e retorna para os níveis prévios, anteriores ao reforçamento.

O que é extinção em Aba?

Um dos termos que ouvimos falar muito dentro da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é a extinção, ou os procedimentos de extinção, que corresponde à identificação da causa de um comportamento com o intuito de eliminar essa causa para extinguir o comportamento.

Qual a diferença entre punição e extinção?

Assim, enquanto a punição enfraquece a resposta indesejada rapidamente e gera sentimentos de medo e ansiedade, a extinção tem seu efeito de supressão da resposta em longo prazo e gera frustração. Ambos podem gerar raiva e comportamentos de contracontrole.

Extinção do Comportamento | Behaviorismo (Psicologia Comportamental)

39 questões relacionadas encontradas

O que é extinção e punição exemplo?

Por exemplo, ao avistar uma colega na rua, uma pessoa acena e, se não obtém resposta, tenta novamente. Caso ela seja ignorada mais uma vez, deixa de tentar. Podemos dizer, então, que o comportamento de acenar sofreu extinção.

O que é a punição?

1. Acto ou efeito de punir. 2. Castigo que se impõe a alguém.

O que é extinção na psicologia comportamental?

É a quebra na relação estímulo – resposta, é o rompimento de um comportamento operante. Como efeitos colaterais ela produz a variabilidade comportamental, o enfraquecimento da resposta, frustração, raiva e cólera.

O que extinção operante?

Quando o reforço já não estiver sendo dado, a resposta torna-se menos freqüente, o que se denomina, "extinção operante".

O que é extinção operante exemplo?

Naquilo que é chamado 'extinção operante', uma resposta torna-se cada vez menos freqüente quando o reforçamento não mais acontece (SKINNER, 1953, p. 69). Por exemplo, você costumava a ir a uma festa por causa da música. ... A tendência é que, com o reforçamento desaparecendo, o comportamento também desapareça.

O que é extinção exemplifique?

Extinção, na Psicologia, refere-se ao enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta no decréscimo ou desaparecimento do comportamento. Em outras palavras, o comportamento condicionado eventualmente para. Exemplo de extinção: imagine que você ensinou seu cão a levantar as patas.

Quais os efeitos comportamentais do processo de extinção?

A criança passa a gritar mais alto, chorar mais enfaticamente e emite novos comportamentos, isto é, ocorrem alterações no responder decorrentes da ruptura desta relação. Em um exemplo mais simples, imagine o que ocorre quando tentamos utilizar um objeto de nosso cotidiano e ele não mais funciona.

Quais os efeitos da extinção em um organismo?

Conjuntamente, os dados previamente descritos sugerem que a extinção e a apresentação de estímulos independentes da resposta promovem efeitos comportamentais tanto similares (e.g., redução na taxa de respostas, estabelecimento de controle de estímulos, renovação, aumento na variabilidade) quanto distintos (e.g., maior ...

O que é magnitude da resposta?

A lei da intensidade-magnitude estabelece que “a intensidade do estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta” (Moreira e Medeiros, 2007, p. 22), ou seja, quanto mais forte o estímulo, mais forte a resposta. Por exemplo, quanto maior a surpresa, maior o susto.

O que é uma resposta incondicionada?

Definição: No condicionamento clássico,a resposta incondicionada é a resposta que ocorre naturalmente em reação ao estímulo incondicionado. Por exemplo, se o cheiro da comida é o estímulo não condicionado, a sensação de fome em resposta ao cheiro da comida é a resposta não condicionada.

Qual pergunta o conceito de extinção operante pretende responder?

O conceito de extinção operante é composto, em sua definição, de aspectos referentes à operação e ao processo. Para uma resposta reforçada positivamente, a extinção (a) como operação, refere-se à suspensão do reforço do responder; e (b) como processo, refere-se à redução no responder que tal operação produz.

O que é operante na análise do comportamento?

Comportamento operante (ou instrumental): tipo de comportamento onde sua maior fonte de controle encontra-se nos de estímulos conseqüentes. Comportamento respondente (ou reflexo): tipo de comportamento onde a maior fonte de controle encontra-se nos estímulos antecedentes.

O que é a resistência a extinção?

(...) a resistência à extinção gerada por reforçamento intermitente [isto é, quando nem todas as respostas de uma determinada classe de respostas são seguidas de reforço] pode ser muito maior do que se o mesmo número de reforços for dado para respostas consecutivas.

Como ocorre a extinção e a esquiva do comportamento condicionado?

comportamentos de esquiva. reforçamento (seja positivo ou negativo) que vinha mantendo um dado comportamento. Quando o reforçamento é retirado, a freqüência do comportamento diminui. resposta declina durante a extinção depende da história passada de reforçamento do indivíduo.

Qual a diferença entre castigo e punição?

O castigo pode ser comparado a uma mera retaliação, pena, punição, fazer “pagar” com algo que objetiva, e para tal trazer desagrado, incômodo ou dor (caso da punição corporal), sendo que ato e resultado dele advindo não comportam nenhuma relação, nenhum nexo de causalidade.

Quem se submete a punição?

Significado de Obnóxio

adjetivo Que se submete à punição.

Qual a diferença entre reforço e punição?

Se uma resposta aumenta de frequência, então estamos falando de reforço; se uma resposta diminui de frequência, estamos falando de punição. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva.

O que é punição negativa e extinção?

As punições podem ser de dois tipos: por adição (punição positiva), quando experiências aversivas são adicionadas, ou por subtração (punição negativa), quando facilitadores do comportamento são subtraídos. Ambas as técnicas levam a aquilo que chamamos de extinção.

O que é punição para a psicologia?

Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas.

O que é reforço positivo exemplos?

O reforçamento é positivo quando esse estímulo é acrescentado para o indivíduo e o reforçamento é negativo quando o estímulo é retirado. Por exemplo, se uma criança pede educadamente um brinquedo ao seu coleguinha e esse brinquedo é entregue a ele, o brinquedo está reforçando positivamente o ato de pedir com educação.

Artigo anterior
Como abrir a porta 3389?
Artigo seguinte
O que é contrato de compra e venda com alienação fiduciária?