O que é contrato de compra e venda com alienação fiduciária?

Perguntado por: Ivan Dinis Costa de Domingues  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

“A alienação fiduciária em garantia consiste em eficiente mecanismo de garantia de contratos no qual há transferência da propriedade fiduciária de determinado bem, alvo da garantia, de titularidade do devedor ao credor.

É possível resolver contrato de compra e venda de imóvel com alienação fiduciária?

STJ admite resolução de compra e venda com alienação fiduciária após registro. É possível a resolução de contrato de compra e venda com pacto adjeto de alienação fiduciária na hipótese de inadimplemento do vendedor (credor fiduciário), ainda que ele já tenha sido registrado na matrícula dos imóveis em exame.

O que é um contrato de alienação?

É uma modalidade de financiamento, onde o devedor, para garantir o pagamento de algo, o transfere para o credor enquanto paga por aquele bem. O nome é complicado, mas explica o que é a alienação fiduciária. Alienar significa, também, transferir a propriedade de algo para outra pessoa.

O que é compra e venda com alienação?

Trata-se da transferência de propriedade de determinado bem. Esse processo pode ser feito por meio da venda ou mesmo de negócios não onerosos (sem pagamento, como a doação). Além disso, a alienação pode ser voluntária ou compulsória (com ou sem a vontade do proprietário).

Quais são os efeitos que um contrato de compra e venda com alienação fiduciária geram para o comprador?

A aquisição do imóvel mediante contrato com cláusula de alienação fiduciária em garantia não afasta a incidência do Código de Defesa do Consumidor, sendo possível que o comprador rescinda o contrato, desde que antes da consolidação da propriedade em favor da credora fiduciária.

Contrato de compra e venda com alienação fiduciária

29 questões relacionadas encontradas

É possível a rescisão de contrato de compra e venda de imóvel garantido por alienação fiduciária devidamente registrada no Registro de Imóveis?

Rota Jurídica: Consumidor não pode rescindir contrato de compra e venda com alienação fiduciária registrado em cartório, entende juíza - 01/10/2021 - CNB-SP.

É possível vender bem com alienação fiduciária?

Sim, é possível vender um bem alienado, porém é necessário se assegurar de que todo o processo será realizado de maneira correta para que, tanto ocomprador quanto o vendedor saiam com respaldos jurídicos e com o conhecimento do que é a alienação fiduciária.

Qual a diferença entre venda e alienação?

2. a venda com reserva pode ser feita diretamente entre comprador e vendedor, enquanto na alienação há a presença indispensável de um financiador. 3. a venda com reserva se restringe a bens móveis, enquanto a alienação pode ser aplicada também para a venda de imóveis.

Como funciona a alienação?

A alienação envolve duas partes: o credor, que empresta o dinheiro, e o devedor, que é quem faz o empréstimo. Depois da assinatura do contrato com a empresa credora, a posse do bem continua sendo do devedor, mas a propriedade fica atrelada à instituição que emprestou o dinheiro.

O que significa alienação de um imóvel?

Alienação de bens é a transferência de domínio de bens de um indivíduo para terceiros. A alienação de bens é qualquer item de valor econômico de propriedade de um indivíduo, como imóveis, moto, automóvel, barco, computador, filmadora etc., ou corporação , que pode ser convertido em dinheiro .

Quem deve pagar a taxa de alienação?

Você ou a administradora? Isso deve ser verificado no contrato firmado no início do financiamento ou consórcio. Em alguns casos, a taxa de alienação vem inclusa nos valores do financiamento. Mas, no geral, fica a cargo do usuário pagar essa taxa, como se fosse uma transferência para o seu nome.

Como retirar alienação fiduciária imóvel?

Funciona assim: você deve pedir à instituição financeira que emprestou o dinheiro para emitir o termo de quitação da dívida. Isso vai te permitir ir ao cartório e retirar a alienação fiduciária antes registrada na matrícula do imóvel. Esse termo de quitação precisa ter a assinatura da instituição credora.

Como tirar alienação?

No campo de observações do documento do veículo consta o termo “alienação fiduciária”, seguida do nome do banco. Uma vez pagas todas as prestações, é de responsabilidade da instituição financeira comunicar ao Detran o fim do pagamento. Automaticamente é inserida no sistema a informação de desalienação. E pronto.

O que é cancelamento de alienação fiduciária?

A propriedade fidúcia é a garantia real do contrato de alienação celebrado entre as partes, possui previsão legal no artigo 1.361 do Código Civil: Considera-se fiduciária a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor.

Quanto custa o registro de alienação fiduciária?

Essa taxa será de 1% do valor do bem, tal como definido em cláusula do contrato de alienação fiduciária feito. O valor será devido desde a consolidação da propriedade em benefício do credor na matrícula do imóvel, até a efetiva imissão na posse por parte o credor ou de seus sucessores (o arrematante, por exemplo).

Quem registra a alienação fiduciária?

Como elemento constitutivo do direito real de garantia sobre o bem móvel ou imóvel, tornando-se oponível erga omnes a terceiros, exige-se que o contrato seja levado a registro perante o cartório competente, a par da legislação de regência (Decreto-Lei 911/69, Lei 9.514/97 e Código Civil).

Como fazer alienação de veículo?

Documentos necessários
  1. Carteira de Identidade. Cópia autenticada ou simples do documento, com apresentação do original. ...
  2. Comprovante de Residência. ...
  3. CPF - Cadastro de Pessoa Física. ...
  4. Credencial do despachante.
  5. Documentação do Proprietário do Veículo.
  6. Procuração Pública.
  7. Termo de Responsabilidade.

Como funciona o instituto da alienação fiduciária de um imóvel?

Pelo conceito extraído do art. 22, da Lei n. 9.514/97, alienação fiduciária de bem imóvel é o negócio jurídico pelo qual o devedor, ou fiduciante, com o escopo de garantia, contrata a transferência ao credor, ou fiduciário, da propriedade resolúvel de coisa imóvel.

O que é alienação de exemplos?

A alienação de bens é o ato ou efeito de alienar uma propriedade ou um bem, ou seja, ceder a posse para outra pessoa. Qualquer bem pode ser alienado: móveis, imóveis ou títulos financeiros, como a alienação do direito a receber um crédito. A alienação fiduciária, que já vimos, também é um exemplo de alienação de bens.

Quais são as formas de alienação de bens?

78), cita as seguintes formas de alienação de bens públicos: “venda, doação, dação em pagamento, permuta, investidura ou alienação por investidura, legitimação de posse ou concessão de domínio”. Várias, contudo, são as modalidades possíveis de alienação, a rigor, aliás, previstas no elenco da Lei 8.666/93.

O que é alienação para o Direito?

Alienação - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É o ato pelo qual o titular transfere sua propriedade a outro interessado. Dá-se a alienação de forma voluntária ou compulsória, sendo exemplo de alienação voluntária a dação em pagamento, e de alienação compulsória a arrematação.

Pode vender imóvel alienado?

Não, e, dificilmente você conseguirá fazer isto. Os contratos das Instituições Financeiras possuem Cláusulas que proíbem que o devedor prometa vender ou venda o imóvel, e, se quiser fazê-lo, somente poderá com a autorização da Instituição Financeira.

É possível comprar um imóvel alienado?

Sim, é possível comprar um imóvel alienado. No entanto, como em qualquer transação imobiliária, é fundamental ter bastante atenção para que a negociação seja segura. Como mencionamos, o bem alienado vai a leilão, que se divide em 3 etapas.

O que pagar na venda de um imóvel?

Valor de aquisição do imóvel; Gastos com corretagem, caso esta tenha saído do próprio bolso (mas se a corretagem tiver sido paga pelo vendedor, ele pode abatê-la da quantia recebida); Gastos com juros e encargos de um eventual financiamento e com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);

É possível alienação fiduciária entre particulares?

Outra vantagem dessa modalidade jurídica é que não há nenhum registro na lei que determina o uso da alienação fiduciária apenas pelo sistema de financiamento imobiliário, bancos e construtoras, por exemplo. Ou seja, a alienação pode acontecer através de particulares.

Artigo anterior
O que é extinção na análise do comportamento?
Artigo seguinte
Como era o sistema eleitoral na Constituição de 1824?