Pode dar férias para funcionário com redução de jornada?

Perguntado por: Juliana Patrícia Freitas Amorim  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)

A suspensão de contrato, portanto, não afasta o direito a férias, somente interrompe o período de contagem para a aquisição do descanso.

Como funcionam as férias de quem trabalha meio período?

Agora quem trabalha em meio período terá os mesmos 30 dias de férias, acrescido de todos os direitos, como qualquer trabalhador.

Como ficam as férias do empregado que trabalha em regime parcial?

A nova redação da legislação trabalhista ainda prevê que o colaborador possa optar pelo abono pecuniário de 1/3 do período de férias. Vale destacar que, além do descanso remunerado, o trabalhador em regime de tempo parcial também deve receber a quantia de 1/3 adicional do valor do salário.

Quem trabalha 20 horas semanais tem direito a férias?

O empregado com carga horária de até 25 horas semanais tem direito a 18 dias de férias e não 30; É permitido ao trabalhador que exerce suas funções em regime parcial, a venda de 1/3 das férias; É permitido o parcelamento das férias em dois períodos, desde que um deles não seja inferior a 14 dias.

Quem trabalha 4 horas por dia tem quantos dias de férias?

Quem trabalha 4 horas por dia tem direito a férias? V - dez dias, para a duração do trabalho semanal superior a cinco horas, até dez horas; VI - oito dias, para a duração do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Parágrafo único.

Empregado com Redução de Jornada, pode tirar Férias?

15 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha 6 horas tem férias?

Até antes da Reforma, o trabalhador em jornada de trabalho de 6 horas diárias tinha direito a apenas 18 dias de férias. Agora, assim como os demais, esse trabalhador pode tirar até 30 dias após um ano de vigência de seu contrato. Esse tempo pode ser fracionado em até três períodos.

Quem trabalha meio expediente tem quantos dias de férias?

Direitos. Devemos ressaltar que, no caso do funcionário de meio período, também direito às férias de 30 dias, igual a empregado por tempo integral, conforme previsto no artigo 130-A, da CLT.

Quem trabalha 30 horas por semana têm direito a férias?

Após a reforma trabalhista, foi inserida uma norma específica para essa situação. Para essa carga horária, passou a ser considerado o direito de usufruir de 30 (trinta) dias de férias anuais, aplicando-se os termos do artigo 130 da CLT.

Quem trabalha 3 dias na semana tem direito a 30 dias de férias?

Tenho Direito a Férias? Sim, se você trabalha há 5 anos em uma casa como empregado doméstico, mesmo que apenas 3 dias por semana, você tem direito a férias remuneradas. Isso é previsto na Lei Complementar nº 150/2015, que regulamenta o trabalho doméstico.

Quem trabalha meio período têm direito a férias de 30 dias?

Como calcular férias para tempo parcial? Antigamente o trabalhador teria direito a um período de férias anuais proporcional à jornada de trabalho. Com a reforma trabalhista houve a revogação do artigo 130-A da CLT, portanto, o trabalhador terá direito a 30 dias de férias.

Como funciona a redução da jornada de trabalho?

A redução da jornada de trabalho é permitida para empresas que: Façam parte do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm): essa foi uma medida de urgência na pandemia na qual a empresa poderia realizar uma redução da jornada proporcional de salário e trabalho de 25, 50 ou 75%;

Quem trabalha 6 horas por dia tem direito a quantos dias de férias?

Quem trabalha seis horas tem direito a quanto de férias? Antes, colaboradores que trabalhavam nesse regime podiam tirar apenas 18 dias de férias durante o ano. Porém, isso foi alterado e agora eles têm o direito de até 30 dias de férias após um ano do contrato, como os demais regimes.

Quais são os direitos de quem trabalha meio período?

Os direitos de quem cumpre jornada de trabalho de meio período
  • Após cada período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:
  • – 30 dias de férias, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes;
  • – 24 dias, quando houver tido de 6 a 14 faltas;

Pode sair de férias no meio da semana?

O trabalhador pode sair de férias na sexta-feira? Não! A lei determina que o início das férias não pode ocorrer nos dois dias que antecedem o período de descanso semanal remunerado. Portanto, trabalhadores que possuem descanso aos sábados e domingos ou somente aos domingos não podem sair de férias na sexta-feira.

Como calcular férias de meio salário?

Para o cálculo de férias, basta fazer a média do salário bruto dos últimos 12 (doze) meses e dividir esse valor por 3 (três) para calcular o 1/3 constitucional. Depois, calcule os descontos da Previdência Social e da Receita Federal e os subtraia do valor bruto (média obtida + 1/3).

O que diz a lei trabalhista sobre férias?

Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. § 1º Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em dois períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos.

Como fazer o cálculo da redução de jornada?

O cálculo deve ser feito da seguinte forma: Identifique o seu salário/hora, dividindo o valor pela quantidade de horas trabalhadas. Por exemplo: R$3000/220 horas = R$13,63 salário/hora; Calcule a porcentagem: 0,25 x 220, uma vez que 0,25 representa 25%.

Quem trabalha 25 horas semanais tem direito a férias?

Por isso, se a empregada trabalhar durante 25 horas por semana, ela tem direito a 18 dias de férias remuneradas. O valor também é proporcional. O empregador deve somar 1/3 do salário + seu valor inicial.

Quem trabalha 12 horas por semana têm direito a férias?

Basicamente, eles são os mesmos previstos aos trabalhadores que atuam no regime de 8 horas. Portanto, há direito ao FGTS, férias, décimo terceiro, verbas trabalhistas e todos os demais descritos pela CLT.

Como registrar um funcionário meio período?

A jornada de trabalho meio período pode ser monitorada via controle de ponto. Atualmente, o Registro Eletrônico de Ponto via Programa (REP-P) é a opção mais recomendada para isso.

Pode assinar carteira com 6 horas de trabalho?

De acordo com o artigo 71 da CLT, em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo de, no mínimo 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Qual a carga horária de quem trabalha 4 horas por dia?

4 horas diárias > 20 horas semanais; 6 horas diárias > 30 horas semanais; 40 horas semanais.

É permitido trabalhar 4 horas por dia?

A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias. A Constituição Federal ainda complementa e determina que a soma das horas de cada semana não pode ultrapassar 44 horas.

Quais profissões têm carga horária reduzida?

Veja 12 profissões que oferecem bons salários e carga horária reduzida
  • 1 – Animador de televisão. ...
  • 2 – Procurador Autárquico. ...
  • 3 – Professor de Ensino Superior. ...
  • 4 – Pesquisador de física. ...
  • 5 – Professor de francês. ...
  • 6 – Matemático. ...
  • 7 – Cirurgião e área da medicina. ...
  • 8 – Fonoaudiólogo.

Artigo anterior
Como ver o resultado da perícia judicial do INSS?
Artigo seguinte
Quantas advertência para dar suspensão?