O que quer dizer Lacan?
Perguntado por: Mauro Xavier Miranda de Valente | Última atualização: 2. April 2022Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)
Jacques-Marie Émile Lacan foi um psicanalista francês. Depois dos estudos em Medicina, Lacan se orientou em direção à Psiquiatria e fez seu doutorado em 1932, com a tese Da Psicose Paranóica em suas Relações com a Personalidade.
O que é a teoria de Lacan?
A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.
Quais são as teorias de Lacan?
Entre os principais conceitos desenvolvidos pela psicanálise lacaniana estão: simbólico, imaginário, real, alienação e sujeito do inconsciente.
O que é psicoterapia lacaniana?
Uma delas é a terapia lacaniana, baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. ... Assim, para a psicanálise lacaniana, é fundamental não influenciar naquilo que o inconsciente do paciente deseja falar. Este tipo de terapia é indicado para pessoas de todas as idades.
Porque é difícil entender Lacan?
Uma das razões que dificulta na compreensão da obra de Lacan é o seu próprio modo de escrever. Ele escreve de uma forma que não leva a uma posição claramente definida. Seu estilo de escrita usualmente empregado, assim, acaba se diferenciado a sua obra da obra de Freud.
POR QUE LACAN? | CHRISTIAN DUNKER
O que é sujeito barrado para Lacan?
O sujeito é barrado, como afirma Lacan e simboliza por S, para dizer desta divisão a partir de seu encontro com a linguagem, que o coloca na condição de efeito e de produção significante. É assim que se dá, portanto o sujeito da psicanálise, da enunciação ou do inconsciente.
Qual a diferença entre Freud e Lacan?
Para Freud, o desejo é um direcionamento para um vivência satisfatória que acalmou uma necessidade anterior. Por exemplo, pense na fome no bebê e o desejo dele de saciá-la. Por sua vez, Lacan aponta o desejo para algo como anseio, cobiça, construindo o desejo veemente.
Como é feita a terapia junguiana?
A terapia junguiana é baseada nas ideias de Carl G. Jung, e também é conhecida como Psicologia Analítica. ... O psicólogo que se baseia no método de terapia junguiana busca entender simbolicamente as situações que o paciente expõe durante as sessões.
O que falar na terapia psicanalítica?
Pode parecer desconfortável, mas o ideal é que você comece falando ao terapeuta o que está sentindo e vocês conversem sobre as razões que podem ter levado a esse sentimento de "nada para falar".
Quais são os 4 conceitos fundamentais da psicanálise?
Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.
Quais os conceitos fundamentais da psicanálise?
No Seminário 11, Jacques Lacan aborda aqueles que são, para o psicanalista francês, os quatro conceitos fundamentais da psicanálise: inconsciente, transferência, pulsão e repetição (todos abordados anteriormente por Sigmund Freud).
Quais são os principais conceitos da psicanálise?
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
Como é análise lacaniana?
A análise lacaniana é baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. O tratamento se torna menos rígido, focando no desejo e no sofrimento do analisando.
Qual é a principal característica da linha de trabalho de Lacan?
O trabalho de Lacan tem como sujeito o Outro com uma letra maiúscula. O “Outro” (do insconsciente, do intrapessoal) se distingue do “outro” (das demais pessoas, do relacionamento interpessoal). Neste sentido, é relevante a reflexão de Lacan sobre o desejo.
Qual a importância de Lacan para a psicanálise?
“Ele é expulso da principal associação de psicanálise e surge, então, como o primeiro modelo alternativo para a formação de psicanalistas. Ele tem uma renovação teórico-conceitual, mas também uma renovação da maneira de praticar a psicanálise e da maneira de formar psicanalistas.”
O que falar em uma terapia?
- Redefina suas expectativas. Algumas pessoas acreditam que você precisa iniciar sua sessão semanal de terapia com um “tópico” para discutir. ...
- Prepare-se para cada sessão. ...
- Trate seu Psicólogo como o confidente mais próximo com quem você pode compartilhar qualquer coisa.
Quais assuntos abordar na terapia?
Faça, então, uma autoanálise e tenha em mente o que é que está fazendo com que você procure assistência terapêutica – pode ser qualquer coisa: conflitos familiares, dúvidas existenciais, problemas no trabalho, dificuldades de interação social, queixas de autoimagem, traumas ou simplesmente autoconhecimento.
O que falar na primeira sessão de terapia?
Falar é fundamental. Assim como em um primeiro encontro, a primeira sessão de terapia exige que você se apresente, que fale sobre sua vida, seus familiares, sua infância, seu momento atual, seus relacionamentos sociais e amorosos e, basicamente, sobre o que vier à sua cabeça.
Qual abordagem de Yung?
Psicologia analítica é o termo designado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) para o seu método de interpretação da psique humana. Para se diferenciar da metodologia da psicanálise de Sigmund Freud (1856-1939), Jung atribuiu este nome à sua abordagem.
Quais os principais elementos da terapia junguiana?
Os conceitos principais da psicologia junguiana são apresentados para facilitar o entendimento dos elementos desta abordagem tais como psique, consciência, Ego, inconsciente pessoal e coletivo, os arquétipos (persona, anima e animus, sombra e si mesmo).
Como é feita a terapia comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
Qual a diferença de percepção da psicanálise entre Melanie Klein e Anna Freud?
Klein, nascida a 1882 e falecendo a 1960, dedicou-se à análise do desenvolvimento da psique infantil em relação aos outros e ao exterior, nomeadamente no desenvolvimento do subconsciente e das suas idealizações. Por sua vez, Anna Freud dedicou-se ao estudo do ego e das suas linhas de desenvolvimento.
Quem são os pós freudianos?
Depois de Freud, muitos outros psicanalistas contribuíram para o desenvolvimento da psicanálise, destacando-se Melanie Klein, Winnicott, Bion e André Green.
Qual a principal diferença entre os sistemas Kleiniano e freudiano?
Podemos então dizer que a Escola Freudiana segue mais uma linha do inconsciente. Além de utilizar-se da figura do Id, Ego e Superego para formar então o ser humano e seu comportamento. Já a escola Kleiniana, utiliza-se de métodos maternos e comportamentos desde a infância.
O que é o sujeito para a psicanálise?
O sujeito, para a psicanálise, é aquele que se constitui na relação com o Outro através da linguagem. É em referência a essa ordem simbólica que se pode falar em sujeito e subjetividade a partir de Freud, e, em especial, após a produção teórica de Lacan.
Como dar brilho em ferro fundido?
Quais os tipos de decompositores?