Quantas advertência para dar suspensão?

Perguntado por: Sandro Tomás Valente de Rodrigues  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)

Para realizar a suspensão de funcionário, o empregador deve estar amparado pela lei, ou seja, deve existir uma norma que o autoriza a aplicar esse tipo de punição no colaborador. Vale lembrar que, a suspensão é dada quando o funcionário recebe 3 advertências pelo mesmo motivo de forma consecutiva.

Deve ter 3 advertências ou 2 suspensões?

Deve conter também o resultado no caso de reincidência. Geralmente, os empregadores dão 3 advertências antes de uma suspensão, mas há casos em que duas advertências já geram a suspensão, dada a gravidade do problema.

O que acontece se tomar 3 advertência no trabalho?

Se for motivo leve, essa advertência deve ocorrer três vezes e, logo em seguida à terceira advertência, a dispensa por justa causa imediata.

Quando um funcionário pode ser suspenso?

A suspensão visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa. Ela pode ocorrer após advertências ou até mesmo logo após o cometimento de uma falta de maior relevância. Esta falta terá que ser bastante grave, pois haverá prejuízo ao empregado e ao empregador.

Quantas advertência O funcionário pode receber?

Se o funcionário continuar violando as políticas da empresa mesmo após receber três advertências, a empresa pode optar por aplicar medidas disciplinares mais severas. Isso pode incluir suspensão temporária do emprego ou até mesmo a demissão por justa causa.

“3 advertências gera uma suspensão” e “3 suspensões uma justa causa” - falta de atestado médico?

24 questões relacionadas encontradas

Quantas advertências gera uma justa causa?

É muito comum a ideia que para aplicar a justa causa são necessárias no mínimo três advertências, no entanto a advertência não tem previsão legal na CLT. Isso significa que não existe uma quantidade mínima ou máxima para que o empregador possa demitir um empregado por justa causa.

Quando a advertência é injusta?

Caso a advertência seja injusta, o trabalhador deve buscar provas como depoimentos, testemunhas e documentos para provar a má-fé do empregador e ser assegurado de seus direitos, que neste caso podem levar a uma rescisão de contrato por justa causa.

O que diz a CLT sobre suspensão?

Assim, a CLT estabelece um limite máximo de 30 dias de afastamento em casos de suspensão, não podendo ocorrer em mais tempo que isso. Isso está previsto no artigo 474, que estabelece que suspensões que ultrapassem o limite de 30 dias resultam em uma rescisão do contrato de maneira injusta.

O que a CLT diz sobre advertencias?

A lei diz que o poder disciplinar do empregador deve ser proporcional. Logo, se a falta foi leve, deverá ser punida com uma advertência, se foi grave, pode ser punida tanto com advertência por escrito quanto com uma suspensão e, em casos mais extremos, com uma demissão por justa causa.

Qual a regra para dar suspensão no trabalho?

Para realizar a suspensão de funcionário, o empregador deve estar amparado pela lei, ou seja, deve existir uma norma que o autoriza a aplicar esse tipo de punição no colaborador. Vale lembrar que, a suspensão é dada quando o funcionário recebe 3 advertências pelo mesmo motivo de forma consecutiva.

Sou obrigado a assinar uma advertência?

O funcionário precisa assinar a advertência? Sim, ele deve assinar. Caso o colaborador se recuse a assinar a advertência, o empregador pode coletar a assinatura de duas testemunhas, que presenciaram a recusa do funcionário, para comprovar os atos descritos no documento.

Quantas faltas para ganhar suspensão?

Ela pode ocorrer após uma ou duas faltas leves em que já foi aplicada uma advertência, ou logo após o cometimento de uma falta de maior relevância e que afronte abruptamente as normas estabelecidas pelo empregador.

Pode levar advertência por falta?

A advertência por falta é uma medida inicial, geralmente aplicada após a primeira ocorrência de falta injustificada ou outro comportamento inadequado. Tem como objetivo alertar e conscientizar o colaborador sobre seu erro, esclarecendo as consequências caso o comportamento se repita.

Quantas suspensões o funcionário pode ter?

Não há na legislação uma especificação sobre o limite de suspensões que uma empresa pode aplicar a um trabalhador.

Tem que dar advertência antes da suspensão?

POSSO DAR SUSPENSÃO NO MEU EMPREGADO SEM ADVERTÊNCIA PRÉVIA? PODE SIM! Não há na CLT nenhum tipo de obrigatoriedade quanto a essa gradação (tipo 1º a advertência para só depois aplicar a suspensão), cabendo ao empregador apenas se atentar ao princípio da proporcionalidade e razoabilidade na hora de aplicar a punição.

Pode dar suspensão sem antes dar advertência?

A suspensão é uma penalidade que tem o objetivo de disciplinar e resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa. Ela pode ocorrer após advertências ou após ocorrer uma quebra de regra de maior relevância, que vá contra as políticas da empresa.

O que fazer quando não concordo com a advertência?

Se o empregado não assinar, o empregador poderá solicitar a assinatura de testemunha sobre a ciência da punição.

Pode dar advertência por uso de celular?

Pode. No entanto, o primeiro passo é advertir o empregado, solicitando que cesse a conduta irregular. Caso persista, o funcionário poderá ser suspenso e havendo reincidências frequentes, comprovando-se que a atitude traz prejuízos à empresa, a demissão por justa causa pode ser aplicada.

Pode dar advertência e descontar do salário?

Na advertência não há prejuízos nos salários do empregado. A suspensão disciplinar, por sua vez, é uma penalidade dada ao empregado com caráter mais enérgico. Visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa.

Quais as regras para se aplicar advertência e suspensão?

A advertência ou suspensão deve ser aplicada de imediato, logo em seguida à apuração da falta cometida, pois, caso contrário, poderá ser considerada como perdoada, podendo inclusive ser este o entendimento da Justiça do Trabalho, caso haja reclamação do empregado.

Qual o prazo de validade de uma advertência?

Não vencem, perdem o efeito ou prescrevem com o passar do tempo. Vale lembrar que o acúmulo de advertências serve como prova documental dos atos faltosos do empregado (como mostramos nos trechos de casos julgados), e tal fato pode levar a empresa a aplicar desde suspenção a demissão por justa causa.

Pode dar atestado do dia da suspensão?

Como esta é uma licença remunerada, ela também é considerada como uma interrupção do contrato de tra- balho. As ausências por doença, que são remuneradas pela empresa, caracterizando portanto a interrupção do contrato de trabalho, devem ser justificadas através de atestado médico.

Como se defender de uma advertência?

Se você recebeu uma advertência no trabalho e acredita que foi injustamente penalizado, é importante buscar orientação jurídica especializada. Um advogado trabalhista poderá avaliar sua situação, analisar as provas disponíveis e identificar se houve alguma violação dos seus direitos.

O que é advertência indisciplina?

É basicamente um aviso escrito ao empregado para educá-lo que o comportamento por ele assumido em ambiente de trabalho não é adequado e que caso continue, ele será demitido.

Quais são os tipos de advertência?

Existem dois tipos de advertência, a verbal e escrita, que são aplicadas respectivamente devido a infrações cometidas por um colaborador.

Artigo anterior
Pode dar férias para funcionário com redução de jornada?
Artigo seguinte
Pode congelar a salsinha?