Pode cortar comprimido ao meio?
Perguntado por: Micael Matias Teixeira Sousa | Última atualização: 12. November 2024Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)
A prática de quebrar um comprimido pela metade para alcançar a dose prescrita pelo médico pode prejudicar o tratamento ou expor o paciente a uma superconcentração do remédio, deixando-o vulnerável a efeitos tóxicos.
O que acontece se cortar um comprimido ao meio?
Com todas essas mudanças, um comprimido que foi partido ao meio pode agir de forma mais rápida ou mais lenta, apresentar mais efeitos colaterais e até mesmo aumentar o risco de intoxicação.
Que tipo de comprimido pode ser partido?
Normalmente, é possível partir comprimidos sulcados de liberação imediata ou que não contenham fármacos de índice terapêutico estreito. Quando for possível partir o medicamento, é preferível usar um aparelho específico para esse uso. Entretanto, ainda assim, as partes obtidas podem não ser uniformes.
Pode dar metade de um comprimido?
Seja pela indisponibilidade da dose certa na farmácia ou uma tentativa de fazer o medicamento render mais, cortar os comprimidos na metade pode gerar riscos à saúde. Além de não garantir uma proporção igual do princípio ativo do remédio nas duas partes, a prática pode interferir no tratamento do paciente.
Quando podemos cortar o comprimido?
Apesar da contraindicação no geral, a divisão do comprimido pode ser indicada em dois casos: Quando a orientação dos especialistas é que o paciente aumente a dose de um remédio aos poucos; Quando o paciente deve parar de tomar a medicação, mas gradualmente, em um processo chamado de "desmame".
PODE PARTIR COMPRIMIDO AO MEIO? É SEGURO?
Porque existe um risco no meio do comprimido?
Por outro lado, os comprimidos que têm aquele sulco no meio, não têm revestimento, e podem ser mastigados, amassados para misturar com algum suco ou comida. Mas lembre-se que isso NÃO é o ideal. O gosto do medicamento pode ser bem pior e provocar o vômito, se você mastigar.
Porque não se deve cortar comprimidos?
Também existe a possibilidade de intoxicação pelo composto durante o processo de partição ou na ingestão da fração - se o fármaco for irritante, por exemplo, pode acarretar dano gástrico, pois a camada de proteção foi rompida ao cortar o comprimido.
Onde guardar o comprimido partido?
Cortar um comprimido de cada vez, preferencialmente na altura da toma, e guardar apenas a outra metade não ingerida para a toma seguinte. Se não tiver certeza que é seguro partir um comprimido, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Onde guardar comprimido cortado?
O ideal é sempre guardar longe de umidade e calor excessivo. Não se deve guardar em banheiro, onde tem muita umidade, próximos a pia ou locais onde têm muita água.
Pode dar metade do comprimido para criança?
Depende do peso. Se pesar mais de 30 quilos, pode sim - mas estará usando na dose mais alta aceitável no peso de 30kg.
Pode partir comprimido sem sulco?
Mas, alerta Giovanna, não se pode quebrar arbitrariamente um remédio que não tenha sulco, por exemplo, porque pode resultar em pedaços de tamanhos diferentes, que podem “afetar a qualidade da administração”. Além de comprometer a eficácia do tratamento, pode ser tóxico ou trazer efeitos adversos.
Pode cortar o comprimido de sertralina no meio?
A sertralina é vendida em dosagens de 25mg, 50mg, 75mg e 100mg. Portanto, a quantidade ingerida depende dessa dosagem. Por exemplo: se você comprou comprimidos de 100mg, corte ao meio para tomar 50mg. Já se você tem comprimidos de 25g, deve tomar dois para os 50mg necessários.
Qual a melhor forma de tomar um comprimido?
Independente da regra quanto ao líquido, é importante que a pessoa evite tomar vários comprimidos de uma vez só. O certo é um por vez com um pouco de líquido. Isso porque não é recomendado ingerir comprimidos sem nenhum líquido, ou seja, apenas com a saliva.
O que fazer quando não consegue tomar comprimido?
O primeiro passo é cortar uma rodela não muito grossa da banana, pois ela vai servir para ajudar o comprimido a escorregar mais facilmente dentro da garganta. Por fim é só esmagar essa rodela com um garfinho e enrolar no medicamento de maneira que ele fique escondidinho, tal qual o recheio de uma mini coxinha.
Pode guardar remédio partido?
Caso o blister não traga o comprimido ou a cápsula de forma individualizada, sugere-se recortá-lo. Os comprimidos não devem ser partidos ou triturados, embora haja exceções. De qualquer forma, não se deve guardar comprimidos partidos ou triturados no organizador.
Pode partir o Viagra no meio?
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Uso em adultos: 50mg em dose única, administrada quando necessário e aproximadamente 1 hora antes da relação sexual. De acordo com a eficácia e tolerabilidade, a dose pode ser aumentada para uma dose máxima recomendada de 100mg ou diminuída para 25mg.
Pode cortar antidepressivo ao meio?
Só podem ser divididos os remédios que forem formulados como comprimidos com ranhuras próprias (visíveis) para tanto. Outras medicações correm o risco de ter sua absorção alterada, quando divididas.
Pode abrir o comprimido?
Um dos principais erros é triturar comprimidos ou abrir cápsulas para facilitar a deglutição. Uma cápsula pode ser desenvolvida para não se degradar no estômago - se retirarmos o seu conteúdo, ela pode perder o efeito.
Quanto tempo dura um comprimido depois de aberto?
Validade escrita na bula - Será considerada após a abertura e uso do medicamento. Por exemplo, na bula vem escrito assim: após aberto, válido por 30 dias. Então você só deve utilizar o medicamento durante esses 30 dias, após esse prazo você deve descartá-lo, mesmo que a validade na embalagem esteja distante.
Pode guardar comprimido no porta comprimidos?
O porta-voz do Conselho Federal da Farmácia explica que embalagens originais são projetadas para proteger o remédio dos riscos de mudanças causadas pelo ambiente e, por isso, os organizadores não são recomendados.
Como guardar remédio aberto?
Opte pelo quarto, que é um lugar arejado, com temperatura amena e longe da umidade. Evite o armazenamento perto de aparelhos, como televisores e ar condicionado --devido ao calor e à umidade transmitidos --, ou em locais onde há incidência direta de luz solar. Não deixe os medicamentos ao alcance das crianças.
Pode abrir a cápsula e tomar o pó?
Não. A cápsula é necessária para proteger o conteúdo interno e só liberá-lo no momento e local certo no corpo. Por exemplo, existem algumas cápsulas que irão liberar o conteúdo apenas no intestino, passando intactas pelo estômago⁵.
Pode dissolver o comprimido na água?
O mesmo vale para medicamentos em cápsulas: não abra e dissolva o pó em água, a menos que seu médico tenha instruído para que tome dessa forma. E também, nada de deixar os remédios dissolvendo na boca.
Pode partir o comprimido de antibiótico?
Não é recomendado partir um comprimido pela incerteza da dose administrada.
Por que nem todo medicamento em comprimido pode ser fracionado?
Alguns comprimidos não são, de uma forma geral, passíveis de ser partidos, pois o seu fracionamento pode resultar na administração de doses incorretas, alterações das suas características, produção de efeitos irritantes para o organismo ou perda de eficácia.
O que é um it?
Quando tomar a vacina de Rh negativo?