O que significa FAN Nucleolo reagente?

Perguntado por: Rebeca Ema Abreu Araújo  |  Última atualização: 9. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

VHS também deu um valor alterado. O FAN é um exame que avalia se existem anticorpos contra elementos das células do seu próprio corpo e é comumente utilizado no diagnóstico de doenças auto-imunes ou reumatológicas. Núcleo reagente significa que foram identificados anticorpos contra componentes do núcleo celular.

Quando o núcleo do FAN dá reagente?

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

Quando o FAN é preocupante?

Entendendo o resultado do FAN

No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.

Qual resultado do FAN para lúpus?

Sensibilidade do exame FAN

Por exemplo, o exame FAN apresenta alta sensibilidade para o lúpus eritematoso sistêmico, sendo positivo em mais de 95% dos pacientes. Ou seja, a cada 100 pacientes que possuem a doença e realizam o exame, 95 deles apresentarão um resultado positivo.

O que é FAN Nucleolar?

O fator antinuclear (FAN) é um teste laboratorial usado para detectar a presença de anticorpos antinucleares no sangue. Doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, frequentemente apresentam associação com anticorpos.

FAN Positivo, o que é? (Doenças autoimunes: tudo está ligado à sua alimentação)

19 questões relacionadas encontradas

O que significa exame FAN núcleo reagente 1 640?

Esse resultado é fortemente associado com ausência de doença reumática, mas é necessária uma avaliação para descartar por completo alguma doença autoimune.

Quais as doenças que o exame FAN detecta?

O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.

Quais doenças altera o FAN?

Nucleolar pontilhado: esclerose sistêmica; Nuclear pontilhado fino: indica síndrome de Sjögren ou lúpus; Nuclear pontilhado grosso: lúpus, artrite reumatoide ou esclerose sistêmica; Nuclear pontilhado centromérico: indica esclerodermia.

Quando o FAN é considerado alto?

Títulos de 1:40 a 1:160 são considerados baixos e aqueles acima de 1:640 são considerados altos1.

Quais são os sintomas de lúpus no sangue?

– inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração); – inflamação no rim; – alterações no sangue podem ocorrer em mais da metade dos casos: diminuição de glóbulos vermelhos (anemia), glóbulos brancos (leucopenia), dos linfócitos (linfopenia) ou de plaquetas (plaquetopenia);

Como tratar FAN positivo?

Então, se o seu exame de FAN tem resultado positivo, não se desespere! Procure um reumatologista para uma avaliação completa e análise individual do seu caso.

Quando o exame FAN da Positivo o que pode ser?

A pesquisa de anticorpos contra estruturas do próprio organismo, situadas dentro das células, é feita através de um exame de sangue denominado fator antinuclear (FAN). As informações principais que este exame traz ao médico é a presença ou ausência de autoanticorpos, sua concentração e o alvo provável.

O que pode aumentar o FAN?

Vale ressaltar que o FAN pode se tornar positivo na vigência de infecções, neoplasias, durante o uso de algumas medicações e na presença de doenças alérgicas crônicas ou outras doenças, como apresentado na Tabela 1.

Quem tem fibromialgia pode ter FAN positivo?

SOBRE A FIBROMIALGIA

Exame de FAN positivo não é sinônimo de Lúpus. esse exame pode ser positivo em várias outras doenças reumáticas. A luz ultravioleta pode exacerbar a doença, tanto cutânea como de órgãos internos.

O que significa FAN 1 160?

No geral, pacientes com doença autoimune apresentam FAN positivo em títulos moderados (1/160 e 1/320) a elevados (≥ 1/640), enquanto a população saudável costuma apresentar baixos títulos. Isso não é uma verdade absoluta; exceções existem em ambas as situações.

Quem tem lúpus pode ter o FAN negativo?

É muito pouco provável que você tenha lúpus com FAN negativo.

Para que serve o exame de sangue chamado FAN?

O que é exame FAN? O exame FAN (Fator Antinuclear) é feito a partir de uma coleta de sangue e solicitado pelos médicos para pessoas com suspeitas de doenças autoimunes, como lúpus, esclerodermia, entre outras.

O que é padrão nuclear pontilhado?

Analogamente, o padrão nuclear pontilhado grosso é virtualmente específico de anticorpos anti-Sm e/ou anti-U1-RNP. Da mesma forma, o padrão nuclear homogêneo (Figura 1-B) representa a distribuição da cromatina no núcleo e, portanto, tende a ser ocasionado por anticorpos contra o DNA nativo, nucleossomo ou histonas15.

Como saber se tenho alguma doença autoimune?

Diagnóstico de doenças autoimunes

Várias análises laboratoriais são realizadas para ajudar a confirmar o diagnóstico. Análises sanguíneas que indicam a presença de inflamação podem sugerir uma doença autoimune.

Qual o tipo de exame de sangue que detecta câncer?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Quais são as principais doenças autoimunes?

Como outros exemplos de doença autoimune, podemos citar: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, espondilite anquilosante, polimialgia reumática, alopecia areata, doença de Crohn, vitiligo e psoríase.

Qual o nome do exame de sangue que detecta reumatismo?

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

O que significa não reagente no exame FAN?

Se o exame FAN constar como negativo ou não reagente, as chances de que o paciente não esteja acometido por nenhuma condição de origem autoimune são altas. Nessas situações, os valores de diluição apresentados na análise podem ser de 1/40, 1/80 ou 1/160.

O que é fator nuclear reagente?

Olá! O FAN é um teste de rastreamento para um conjunto de anticorpos dirigidos contra substâncias existentes no interior do núcleo das nossas células. Ele pode estar presente tanto em pessoas com "reumatismos" como em pessoas sadias e, por isso, não deveria ser solicitado indiscriminadamente.

Artigo anterior
Qual tamanho de adesivo para caneta BIC?
Artigo seguinte
Como escolher panela antiaderente?