Pode borrifar água nas folhas das suculentas?

Perguntado por: Verónica Andreia Assunção  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (22 avaliações)

Borrifar água sobre a planta pode ser uma má ideia, pois favorece o aparecimento de fungos nas folhas. No entanto, molhar as folha de vez em quando não gera problemas, pois inclusive nos jardins, a água da chuva ou da rega cai eventualmente sobre as folhas sem gerar prejuízos à planta.

Pode borrifar água nas suculentas?

Você não deve regar apenas com um spray e sim regador. Aliás, esta técnica é ruim para a planta, pois se o vaso estiver dentro de casa, a umidade pode causar fungos. O jeito certo de regar suculentas é colocar a água direto no solo em abundância.

Pode borrifar água nas folhas das plantas?

Borrifar água sobre as folhas pode ajudar bastante na hidratação da planta, já que por conta do calor elas tendem a perder água mais rapidamente. Borrifar ajuda também que a planta sinta menos a temperatura mais quente.

Como saber se a suculenta precisa de água?

Suculentas: como saber se suas plantas estão sofrendo com excesso ou falta de água
  1. as folhas ficam amarelas e translúcidas ou transparentes;
  2. as folhas estão úmidos ou macias ao toque;
  3. as folhas se soltam facilmente após um leve contato com elas.

Qual melhor horário para regar suculentas?

São dois fatores que devem ser levados em conta: o primeiro é que o importante é molhar o vegetal, não importa a hora. O segundo, no entanto, é que o ideal seria regar de manhã cedo porque a planta recebe o primeiro sol do dia já úmida e não vai sofrer.

BORRIFAR ÁGUA NAS PLANTAS pode ser uma fria.

40 questões relacionadas encontradas

Quantas vezes devo regar as suculentas?

Experimente regar uma vez por semana

As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta.

Quantas horas de sol as suculentas precisam?

As suculentas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol para sobreviver. Naturais de regiões secas – quase desérticas –, elas morrem na sombra. Se ela ficar pálida e estiolada, ou seja, fina e com muita perda de folhas, é porque não está tomando a quantidade necessária de luz.

Como saber se a suculenta está bem?

O formato das folhas é o que vai definir a quantidade de sol que ela precisa. Folhas separadas ou com um comprimento fora do comum significa que a sua planta precisa de mais luz. Uma suculenta saudável é aquela que tem as folhas sempre bem juntinhas umas das outras.

Como saber se a suculenta está morrendo?

Manchas marrons nas plantas também são um bom indicativo de que algo está errado. Para saber se é sede ou se a planta está se afogando, teste o solo. Só não há problema quando os pontinhos estão na orelha-de-gato: ela é assim mesmo!

Quais suculentas gostam de água?

Como dosar a quantidade de água? As suculentas preferem o solo mais seco, como os cactos. Dessa forma, elas podem ser regadas dependendo do grau de umidade da região, mas sempre no máximo uma vez por semana – um pouquinho só.

O que é bom para limpar as folhas das plantas?

As folhas maiores e brilhantes devem ser lavadas com água fria e, se estiverem oleosas, com uma gota de detergente ou sabão neutro. Para auxiliar nessa lavagem, você pode usar uma esponja macia ou um pano.

O que jogar nas folhas das plantas?

FUMO DE CORDA OU DE ROLO

Em uma panela, junte 15g de fumo de corda ou fumo de rolo e 700ml de água. Leve ao fogo até começar a ferver. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e deixe a solução descansar por cerca de 10 horas. Depois, é só coar para não entupir o borrifador e jogar nas plantas.

Como jogar água nas plantas?

Regue completa e uniformemente

Se você regar apenas um lado, as raízes e as folhas crescem em direção à água que está disponível naquele lado. Para manter sua planta cheia e exuberante, regue uniformemente em todo o vaso. Regue bem até que a água escorra do fundo do vaso para o pires.

Como molhar suculentas e cactos?

Como dito anteriormente, as suculentas e cactos não precisam de muita água, mas assim como toda e qualquer planta, precisam delas para sobreviver. Por isso, em épocas mais quentes, borrife e regue-as uma vez por semana. Em dias frios, faça isso uma vez a cada 15 dias.

Porque a suculenta morre?

Quando molhamos demais a planta, as células das folhas se enchem de água e ao ultrapassar seu limite, a membrana externa se rompe, fazendo com que as folhas pareçam secas. Por isso, não saia aguando caso sua suculenta aparente estar murcha. ... Pode ser que você tenha colocado água demais.

Como regar mini suculentas?

De maneira geral, as suculentas pedem poucas regas, você pode seguir um padrão simples: no verão regue uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. Antes de regar confira se a terra está seca. Se estiver úmida, não regue. Para conferir é simples, basta enfiar o dedo ou até mesmo um palito no substrato.

O que fazer quando as suculentas estão morrendo?

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

O que fazer quando minha suculenta está morrendo?

Se as folhas secas começarem a ficar feias, basta puxá-las para longe da base da planta e jogá-las fora. Quando remover as folhas, mantenha a planta em vaso para não perturbar as raízes. Apenas retire as folhas que se soltem facilmente ou estejam totalmente mortas.

O que fazer para suculenta não morrer?

O que fazer para não deixar sua suculenta morrer
  1. Todas podem ser suculentas, mas precisam de cuidados diferentes.
  2. Suculentas gostam de luz, mas nem tanto.
  3. Nunca faça rega enquanto a terra ainda estiver molhada.
  4. Nunca plante suculentas em vasos pequenos.

Quando a suculenta fica mole?

Isso acontece porque a planta, provavelmente, está recebendo água demais – ou está em um cachepô, sem furinhos para que a água que sobra das regas escorra. ... Se sua suculenta estiver em um vaso sem furos embaixo, troque-a de vaso, para impedir que a água fique empoçada nas raízes.

Como fazer para as suculentas ficarem bonitas?

Como cuidar das suculentas: 5 dicas infalíveis
  1. Misturar areia ao substrato. Cactos e suculentas quase sempre são de origem desértica e preferem solo bem leve, poroso e drenável. ...
  2. Escolher um vaso com furo embaixo. ...
  3. Adicionar casca de ovo como adubo. ...
  4. Só regar se a terra estiver seca. ...
  5. Deixar o vaso onde bata muito sol.

Qual suculenta gosta de sol?

A suculenta Graptoveria é popularmente conhecida por Silver Star e, embora possa ser cultivada dentro de casas e apartamentos, fica mais bonita e colorida em ambientes externos e jardins, ou seja, em lugares bem ensolarados, pois gostam de receber a luz solar direta por várias horas ao dia.

Quais suculentas não gostam de sol?

Conheça 32 espécies de suculentas de sombra para cultivar em casa
  1. Suculenta zebra. Originária da África do Sul, a suculenta zebra apresenta tamanho médio e pode atingir até 20 cm de altura. ...
  2. Babosa. ...
  3. Aloe cymbiformis. ...
  4. Dedo de moça. ...
  5. Mãe de milhares. ...
  6. Orelha de elefante. ...
  7. Planta jade. ...
  8. Tapete persa.

Quais suculentas que não gostam de sol?

Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus): se é por suculentas pendentes que você procura, eis uma bela opção. Também conhecida como “rosário”, essa suculenta gosta de temperaturas amenas e substrato bem drenável. Colar-de-rubi (Othonna capensis): um charme de planta, a colar-de-rubi é outra suculenta pendente.

Onde as suculentas gostam de ficar?

As suculentas são originárias de local seco e de sol forte e a maioria delas pode crescer com facilidade em casas e apartamentos ensolarados. A enorme variedade de espécies dificulta o cultivo de uma forma única, mas, por outro lado, estimula quem gosta de colecionar seus diferentes tipos.

Artigo anterior
Qual relação podemos estabelecer entre a religião e o sentido da vida?
Artigo seguinte
O que são produtos minerais?