O que é intervenção na Constituição Federal?

Perguntado por: Gaspar Fonseca Guerreiro  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (70 avaliações)

A intervenção federal é uma supressão temporária da autonomia territorial que diz respeito à atuação da União sobre Estados, Distrito Federal ou Municípios localizados em territórios federais.

Quais são os tipos de intervenção federal?

A constituição prevê duas modalidades de intervenção: (a) A intervenção da União nos Estados e Distrito Federal (art. 34); (b) A intervenção dos Estados nos seus Municípios e da União nos Municípios localizados nos territórios federais (art.

Quais são os procedimentos de intervenção?

Conforme a didática simples do mesmo autor, o procedimento de intervenção pode ser explicado em quatro fases:
  1. Iniciativa;
  2. Fase Judicial (somente presente em duas das hipóteses de intervenção – CF, art. 34, VI e VII);
  3. Decreto Interventivo;
  4. Controle Político (não ocorrerá em duas das hipóteses de intervenção – CF, art.

Quais os objetivos da intervenção federal?

Introdução. A intervenção federal é um mecanismo previsto nos artigos 34 a 36 da Constituição Federal, que permite à União intervir nos Estados membros ou Distrito Federal. A intervenção pode ser decretada de ofício pelo Presidente da República, por solicitação dos Poderes estaduais ou ainda por requisição judicial.

Qual é a diferença entre intervenção militar é intervenção federal?

E o motivo para isso é muito claro: embora ambas representem situações de anormalidade, a Intervenção Federal é um instrumento válido, previsto expressamente pela Constituição Federal, enquanto não existe qualquer menção à expressão “Intervenção Militar”.

Aula 26 - Organização do Estado: Intervenção Federal e Estadual

37 questões relacionadas encontradas

O que é uma intervenção militar?

A intervenção militar se caracteriza por uma ação das Forças Armadas de um país em outro, sem a autorização do Estado intervindo. Da mesma forma, pode ocorrer dentro de um próprio Estado, quando as Forças Armadas deste país assumem o comando do mesmo.

Quais são as espécies de intervenção?

Na Constituição Federal existe previsão de 3 espécies de intervenção: a) Da União nos Estados; b) Dos Estados nos Municípios; e c) Da União em Município situado em Território [Atualmente, inexiste território federal no Brasil].

Quais são os motivos que justificam a intervenção federal em um determinado estado?

A intervenção federal será decretada para: manter a integridade nacional; repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação por outra; por termo a grave comprometimento da ordem pública; garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; prover a execução de lei federal, ordem ou ...

O que ocorre em caso de decretação de intervenção federal?

Após a provocação, o presidente expede o Decreto Presidencial (no caso da solicitação, apenas se considerar procedente). Uma vez decretada a intervenção, ocorre o controle do Congresso Nacional de 24h da expedição do Decreto. Porém, no caso da intervenção federal provocada, há uma exceção para o controle do Congresso.

Qual o objetivo da intervenção militar no Rio de Janeiro?

A intervenção federal no estado do Rio de Janeiro foi decretada pelo presidente Michel Temer no dia 16 de fevereiro de 2018, com duração prevista até 31 de dezembro do mesmo ano. A intervenção teve por objetivo “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro” (Decreto no 9288/18).

Quais as intervenções previstas na Constituição?

Diz a Constituição que a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (1) manter a integridade nacional; (2) repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra; (3) pôr termo a grave comprometimento da ordem pública; (4) garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas ...

O que é intervenção intervenção?

O que é uma Intervenção:

Intervenção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de intervir e indica uma intercessão ou mediação em alguma situação adversa.

Quem pode decretar a intervenção?

O presidente da República é responsável por decretar uma intervenção federal. Ela pode ser realizada por iniciativa própria ou por meio de solicitação do Poder Legislativo, do Supremo Tribunal Federal, do Supremo Tribunal da Justiça, do Tribunal Superior Eleitoral ou pela Procuradoria-Geral da República.

Quais são as hipóteses de intervenção federal nos estados e no Distrito Federal?

a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

O que significa o art 142?

As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por ...

O que é a intervenção federal o que ocorre em caso de decretação e como o decreto deve ser elaborado?

A intervenção federal provocada ocorre quando solicitada por algum órgão ao qual a Constituição conferiu tal competência. Nesses casos, o Chefe do Executivo não poderá tomar a iniciativa e executar, de ofício, a medida. ... Diante da solicitação, o Chefe do Executivo não estará obrigado a decretar a intervenção.

Quais as características da intervenção federal?

forma republicana, sistema representativo e regime democrático; direitos da pessoa humana; autonomia municipal; prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

São hipóteses que autorizam a intervenção estadual nos Municípios?

A hipóteses de intervenção dos Estados nos seus municípios, prevista no art. 35 da Constituição Federal, por serem medidas extremas, não comportam ampliação pelas Constituições Estaduais. As hipóteses de internação nele tratadas são taxativas, sob pena de vulnerar o princípio da autonomia dos entes federados.

Quais as hipóteses e os procedimentos legais para a ocorrência da intervenção dos Estados nos Municípios?

A intervenção estadual provocada é aquela declarada pelo governador a partir de uma provocação. Suas hipóteses estão previstas no inciso IV do art.
...
Intervenção Estadual Provocada
  • Descumprimento da lei estadual;
  • Descumprimento de ordem judicial;
  • Descumprimento de princípios da Constituição Estadual.

Quando um Estado pode intervir em outro?

Segundo o artigo 2(7) da Carta das Nações Unidas, os Estados não podem intervir em assuntos internos de outro Estado 48. Carta das Nações Unidas, artigo 2(7). . Uma intervenção preventiva humanitária só poderia ocorrer, legalmente, com a autorização do Estado em crise ou do Conselho de Segurança.

O que é intervenção espontânea?

A intervenção federal espontânea é aquela que o Presidente da República pode decretar de ofício. Ela ocorre contra hipóteses de maior gravidade, em que a manutenção do Federalismo nacional depende de uma resposta imediata e igualmente grave por parte do governo.

O que é uma intervenção judicial?

O artigo trata do emprego da intervenção judicial em pessoa jurídica como técnica utilizável para a imposição do cumprimento de prestações de fazer, não fazer e entregar coisa (art.

O que é uma intervenção estatal?

A intervenção do Estado no domínio econômico, nada mais é do que todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por fim suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais.

Como foi a intervenção militar no Brasil?

Ditadura militar brasileira foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito.

Quem pode convocar intervenção militar?

§ 1° Compete ao Presidente da República a decisão do emprego das Forças Armadas, por sua iniciativa própria ou em atendimento a pedido manifestado por qualquer dos poderes constitucionais, através do Presidente do Supremo Tribunal Federal ou do Presidente do Senado Federal ou do Presidente da Câmara dos Deputados , no ...

Artigo anterior
Quem são os filhos de Paulo Freire?
Artigo seguinte
O que é o Deep Blue?