Para que serve uma nota fiscal de simples remessa?

Perguntado por: Mateus Cláudio Vicente Branco  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

A nota fiscal de simples remessa deve ser utilizada para transportar mercadorias sem a finalidade de venda. ... As notas fiscais de simples remessa são essenciais quando é preciso transportar bens e mercadorias da empresa sem a finalidade da venda.

Quando usar CFOP simples remessa?

Nota fiscal de simples remessa

Deve-se usar o CFOP (5.949 operações interestaduais e 6.949 para interestaduais). Como não existe natureza de operação específica para simples remessa, usa-se “outras saídas não especificadas”, nesse caso é preciso especificar o motivo da saída no campo “dados adicionais”.

Quem pode emitir nota fiscal de simples remessa?

Ela é emitida sempre que uma empresa, lojista, cliente ou distribuidor envia um produto para reparo. A nota de remessa para conserto é isenta de impostos, desde que a nota fiscal de retorno seja emitida em um prazo de até 180 dias.

Quais benefícios de emitir nota fiscal?

Benefícios
  • Redução de custos de impressão;
  • Redução de custos de aquisição de papel;
  • Redução de custos de envio do documento fiscal;
  • Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;
  • Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa de AIDF;

Qual a diferença entre venda e remessa?

Entre as principais diferenças, está o fato de que a nota fiscal de remessa é gerada em operações não ligadas a uma venda. Um item pode até sair do estoque da instituição com a finalidade de venda, mas a transação comercial ainda não ocorreu.

Nota Fiscal de Remessa: O que é? Pra que serve? Quando Emitir?

35 questões relacionadas encontradas

O que é uma remessa de mercadoria?

A remessa de produto permite que você emita uma nota fiscal que não haverá nenhum tipo de cobrança para o seu cliente. ... Esse tipo de nota que não tem cobrança associada é muito comum em operações como remessa para demonstração, bonificação, brinde, transferência, entre outras.

Como funciona nota de remessa?

A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. ... Por isso mesmo, ela é também conhecida como nota fiscal de transporte. Como ainda não houve uma operação comercial, não é cobrado imposto em sua emissão.

Quais as vantagens de ter uma Nota Fiscal Eletrônica?

A primeira vantagem de adotar a NFe é a garantia de que a sua empresa estará em dia com suas obrigações fiscais e tributárias. Dessa forma, evita-se problemas com os órgãos de fiscalização, o que pode comprometer a viabilidade do seu modelo de negócio.

Quem são os beneficiados com a NF-E?

Os empreendedores que estão à frente de negócios de micro e pequeno porte, sobretudo aqueles que optaram pelo regime de tributação do Simples Nacional, podem ser bastante beneficiados com a emissão de NF-e em sua empresa.

Como faço para emitir nota fiscal de simples remessa?

Pré-requisitos para emissão de Nota Fiscal de Remessa
  1. Complete os dados da sua empresa. ...
  2. Confira se o seu Certificado Digital já está vinculado na plataforma. ...
  3. Motivo da remessa. ...
  4. Operação. ...
  5. Complete os dados do destinatário. ...
  6. Informe os dados sobre o frete. ...
  7. Informe os dados fiscais dos produtos. ...
  8. Emitindo a Nota Fiscal de Remessa.

Quando se emite uma nota fiscal de simples remessa?

As notas de simples remessa são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item, mas é preciso prestar contas da sua movimentação dentro do estoque, formalizando sua saída ou entrada da lista de ativos da empresa.

Quem pode emitir nota fiscal de Serviço de transporte?

A responsabilidade pela emissão da nota fiscal de transporte é de todo prestador de serviço que contribua com o ISSQN, seguindo sempre as determinações da prefeitura em que a empresa está localizada. No caso do Microempreendedor Individual (MEI), só é exigida a NFS-e quando o serviço for prestado a uma empresa.

Para que serve o CFOP 6949?

CFOP 6949 Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. 6949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Qual o CFOP de remessa para transporte?

Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte destinados às prestações de serviços da mesma natureza. Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento industrial.

Quais são as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica para as empresas e as vantagens para o governo?

Vantagens da Nota Fiscal eletrônica
  • - Economia de papel, com a diminuição do uso de impressora.
  • - Minimiza a ocorrência de erros.
  • - Redução na possibilidade de fraude.
  • - Economia com armazenamento de documentos.
  • - Redução de custos com a dispensa de equipamento fiscal.

Quais informações fazem parte do campo itens da NF-E?

Dados do emitente e do destinatário

o nome da empresa ou da pessoa; endereço da empresa ou pessoa; CNPJ ou CPF; Inscrição Estadual, caso tenha.

Quem paga o valor da nota fiscal?

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) é uma arrecadação municipal que deve ser paga por empresas e profissionais autônomos que prestam serviço na cidade, desde que emitam nota fiscal eletrônica. O valor varia de município para município, pois depende da legislação de cada local.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma nota fiscal?

5 desvantagens da emissão de nota fiscal avulsa
  • aumento de custo;
  • aumento do tempo de emissão;
  • menor segurança no processo de elaboração e entrega das informações fiscais e, consequentemente, redução da confiabilidade do Fisco;
  • problemas na gestão de todo o controle fiscal;

O que pode substituir a nota fiscal de venda ao consumidor?

A NFC-e substitui a nota fiscal de venda a consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por ECF. Portanto é utilizada na venda a consumidor final. nos padrões técnicos de sucesso da Nota Fiscal Eletrônica modelo 55, todavia adequado às particularidades do varejo.

Quais as vantagens de emitir nota fiscal MEI?

Emissão de nota fiscal

Além disso, ao vender para pessoa física, a emissão de notas fiscais garante mais credibilidade ao empreendedor, como também comprova a prestação do serviço ou venda. Outra vantagem é a possibilidade de participar de licitações públicas para vender seu produto ou prestar serviços para o governo.

Como proceder com notas de remessa?

Como emitir a nota de remessa? A emissão deve ser feita pelo mesmo sistema em que faz a expedição das NF-es. No caso da plataforma Conta Azul, esse processo pode ser feito pelo menu Vendas - Notas fiscais de produto - Criar nova - Nota de remessa.

Quantos dias vale uma nota de remessa?

de mais de 100 e até 150 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 15 (quinze) dias; de mais de 150 e até 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 25 (vinte e cinco) dias; acima de 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 40 (quarenta) dias.

Como fazer uma nota de remessa de mercadoria?

1 - Deverá ser emitida uma nota fiscal descrevendo todos os itens; 2 - A natureza de operação da nota fiscal (CFOP) deverá ser “REMESSA PARA CONSERTO” ou “REMESSA DE MERCADORIA OU BEM PARA REPARO”; 3 - O CFOP deverá ser: 5.915 (dentro do Estado) ou 6.915 (fora do Estado); 4 - Os impostos ICMS e IPI não devem ser ...

O que é remessa Correios?

As Remessas Expressas – RE são os presentes, bens, produtos ou mercadorias que chegam ao país sendo transportados por empresas de transporte expresso internacional, também denominadas empresas de courier.

Artigo anterior
Quanto tempo demora Cesária cachorro?
Artigo seguinte
Quais são os 4 pilares da enfermagem?