Para que serve o Pacometro?

Perguntado por: César Correia Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (4 avaliações)

O pacômetro, um detector de materiais, é essencial na área de perícia de construção civil. Esse aparelho ajuda a detectar materiais construtivos não visíveis numa inspeção. O objeto, além de ser pequeno e fácil de usar, funciona como um scanner e faz uma análise dos elementos estruturais.

Como usar o pacômetro?

Em primeiro lugar, é preciso posicionar o pacômetro na parede ou no elemento estrutural que será alvo da avaliação. Em seguida, ele deve ser movimentado na vertical e na horizontal. Mas, para isso, é necessário sempre observar as informações que estão descritas na tela do pacômetro.

Como funciona o ensaio de pacometria?

O ensaio de pacometria é uma metodologia não destrutiva que pode ser utilizado em diversas análises na engenharia diagnóstica. Basicamente, o ensaio tem por finalidade detectar materiais construtivos não visíveis, que estão no interior de paredes e elementos estruturais.

O que significa pacometria?

Pacometria é um ensaio não destrutivo usado para determinar a quantidade de armadura e o cobrimento de concreto em peças de concreto armado. O ensaio permite estimar sua dimensão, cobrimento e orientação, o que pode ser útil na realização de vistorias em peças estruturais.

Para que serve o Esclerometro?

O esclerómetro (fig. 1) é um aparelho que permite obter in situ, de uma forma simples e não destrutiva, a resistência à compressão de elementos de betão. Por se tratar de um ensaio de resistência superficial, os valores obtidos são apenas representativos de uma camada até 5 cm de profundidade.

Ensaio de pacometria

43 questões relacionadas encontradas

O que é o processo de carbonatação?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

Como é feito o ensaio de carbonatação?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

Quanto custa um ensaio de Esclerometria?

Quanto Custa um Ensaio de Esclerometria? O preço varia por Região, mas a média é em torno de 3/4 do Salário Mínimo Vigente, para cada 9 golpes em um ponto de teste em um elemento estrutural.

O que é potencial de corrosão?

O potencial de corrosão das armaduras é um potencial misto, resultante da combinação da cinética de dois processos: (1) a oxidação do metal, e (2) a redução do oxigênio dissolvido [ 20.

Como medir potencial de corrosão?

O equipamento utilizado na medição do potencial de corrosão consiste em um voltímetro (capaz de registrar as medidas de diferença de potencial), um eletrodo de referência e uma esponja de alta condutividade. Como eletrodo de referência é comum usar um eletrodo de cobre/sulfato de cobre.

O que é corrosão e como ela ocorre?

A corrosão é um fenômeno de deterioração e perda de material devido a reações químicas e eletrônicas com o meio ambiente. É um processo espontâneo que causa alterações nas estruturas dos materiais.

Quais são os tipos de corrosão?

Os principais tipos de corrosão
  • Química. Acontece quando um agente químico atua sobre determinado material (metálico ou não). ...
  • Eletroquímica. ...
  • Eletrolítica. ...
  • Corrosão uniforme. ...
  • Corrosão localizada. ...
  • Corrosão alveolar. ...
  • Corrosão por pites. ...
  • Corrosão seletiva.

O que o ensaio de esclerometria avalia?

Ensaio de esclerometria

Método empregado para determinação do valor aproximado da resistência à compressão superficial do concreto endurecido e de sua uniformidade. A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada.

Quanto custa um teste de percolação?

Como cada furo de sondagem do solo deve possuir 10,0 metros de profundidade, o valor para cada furo (ensaio) é de R$ 667,00 mais 23% de BDI, totalizando o valor de R$ 820,41 por furo de sondagem (10,0 m). Objeto do orçamento: Sondagem SPT e Teste de Percolação em áreas urbanas – quadras residenciais.

Como medir a carbonatação do concreto?

Para isso, usa-se a solução contendo a fenolftaleína. O teste de carbonatação do concreto com fenolftaleína é considerado como um teste destrutivo.

Como identificar a carbonatação?

A carbonatação manifesta-se inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto, como o teor de concreto e o PH.

Quais são os principais ensaios do concreto?

Ensaios de concreto mais comuns são os que incluem o abatimento de tronco de cone realizado no concreto ainda fresco, e outros no concreto endurecido, como o de resistência a compressão, por exemplo. Contudo, outros testes podem ser contemplados, dependendo do acordo.

O que é carbonatação do refrigerante?

O gás que é adicionado ao refrigerante é o gás carbônico (CO2). Quando esse gás dissolve-se na água (carbonatação), ele forma uma substância de fórmula H2CO3, o ácido carbônico. Vale ressaltar que a adição do CO2 na água ocorre com certa pressão, o que favorece sua dissolução.

O que é carbonatação no refrigerante?

A carbonação, ou carbonatação, consiste na reação química entre CO2 e H2O através do borbulhamento de dióxido de carbono em água líquida. Sendo o produto desta reação o ácido carbônico (H2CO3) – um ácido fraco que facilmente se decompõe e restitui o gás carbônico e a água de origem.

O que é eflorescência na construção civil?

As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.

Como se calcula a taxa de corrosão?

RESOLUÇÃO a) Com os dados fornecidos, pode ser calculada a taxa de corrosão com base em (perda de massa) /(área x tempo) As unidades correspondentes são (MDD) = (miligramas) / (decímetro quadrado x dia) ou (MIH).

Artigo anterior
Qual é o significado do nome Gaia?
Artigo seguinte
Qual é o conceito de referente?